segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Hugo


Um nome pequenino e cheio de espírito europeu! Hugo mantém-se no top 100 português há já mais de 3 décadas! É também um nome do Top 30 Holandês (27º lugar em 2015) e Belga (13º lugar em 2014), e do Top 10 Espanhol (1º em 2015), Francês (8º lugar em 2015) e Sueco (6º lugar em 2015)! No Brasil aparece no Top 100 de 2015 apenas no composto Vitor Hugo!

Em Portugal, o fascínio pelo nome parece ter surgido inesperadamente na década de 70, passando de um nome com 4 ou 5 registos por ano a 1954 registos em 1977! Pouco depois, o interesse por Hugo foi desvanecendo até que se tornou um nome muito associado à geração que hoje em dia está nos seus 40 anos! Inclui-se na mesma categoria que outros nomes muito utilizados à época como Nuno, Marco, Ricardo e Sérgio! Ainda assim, foi resistindo ao teste do tempo, pelo menos o suficiente para conseguir um lugarzinho confortável no nosso top. Para termos uma noção exata, em 2013 foram registados 161 meninos com este primeiro nome, no ano seguinte 143 e em 2015, 127. Em 2014 os compostos mais utilizados foram Hugo Miguel (28), Hugo Alexandre (9), Hugo Filipe (6), Hugo Daniel (6) e, claro, o clássico Vitor Hugo (5).

No Brasil, o crescimento do gosto por este nome foi mais demorado e Hugo atingiu o seu auge apenas nos anos 90, 20 anos mais tarde do que em Portugal, com uma média de 30.000 registos nessa altura! Hoje em dia, como referido no início da publicação o nome só conta no top 100 por via do compostos. No entanto, os dados da ARPEN que nos dão conta da sua utilização em São Paulo no ano de 2015 dizem-nos que foram registados 510 meninos com este nome, sendo os compostos mais comuns, além do óbvio: Hugo Henrique (90), Hugo Gabriel (53), Hugo Miguel (15), Hugo Leonardo (12) e Pedro Hugo (11). O interesse no nome tem diminuído, mas ainda assim continuam a existir famílias que têm Hugo como o seu nome predileto!

Este é um nome de origem germânica, do elemento linguístico hug, que significaria coração, mente e/ou espírito. Ana Belo também nos avança inteligente como um provável significado! O seu portador mais famoso é o escritor francês que inspira o clássico composto Victor Hugo (1802-1885) e escreveu obras intemporais como Os Miseráveis e o Notre Dame de Paris (vulgarmente conhecida como o Corcunda de Notre Dame)! Outras referências interessantes são o incontornável Hugo Boss e, se me permitem dar o salto para a versão mais internacional, os atores Hugh Laurie (Dr. House) e Hugh Grant! Estas referências parecem dar um toque de charme ao nome que cada vez se afasta da moda.

Que acham de Hugo?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, Hej Sweeden, IBGE, IRN, NameBerry, Notre Famille, SPIE.

8 comentários:

  1. É um curtinho muito simpático, de fácil grafia e pronúncia. Gosto do signicado "coração, mente e espírito" acho profundo. Não sabia que é tão apreciado em Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Acho o um bom nome! E tem a vantagem de não ser muito utilizado.

    ResponderExcluir
  3. Gosto da sonoridade e por ser um nome curtinho.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto. Achei a foto perfeita, o rapaz é parecido com um Hugo que conheco dos tempos de escola e tudo ahahah

    ResponderExcluir
  5. Nome do meu filho , lindo nome , forte.

    (Ariane)

    ResponderExcluir
  6. Meu filho se chama Hugo Gael ele nasceu março deste ano muitas pessoas acharam bem diferente o nome

    ResponderExcluir