sábado, 13 de agosto de 2016

Kenzo


A princípio, Kenzo poderia parecer uma variante de Enzo, mas que engano pensar assim! Apesar da evidente similaridade, os nomes não têm ligação. Enzo faz parte do esfuziante grupo dos nomes italianos e Kenzo representa os sensíveis e misteriosos nomes japoneses. Por sua fácil grafia e pronúncia, se constitui em uma excelente opção, dentro dos nomes orientais, para uso por falantes do português.

Como já mencionado, Kenzo é um nome japonês e seu significado é forte e saudável, mas dependendo do kanji usado (sistema de ideogramas japonês) pode ter outros significados, e entre eles estão: sábio, humilde. Todos são bons significados!

No Japão é um nome comum e seu uso vem desde épocas remotas, como visto com o Imperador Kenzo, o vigésimo terceiro imperador do Japão que reinou nos anos de 485 a 487. Muitos outros japoneses notáveis e inspiradores receberam o nome Kenzo e entre eles destaco Kenzo Okada (artista plástico reconhecido internacionalmente); Kenzo Oshima (diplomata que representou o Japão na ONU); Kenzo Tange (conceituado arquiteto ganhador do Prêmio Pritzer); Kenzo Kitakata (romancista); Kenzo Shirai (ginasta medalhista olímpico) e Kenzo Takada (estilista).

Sendo eu uma grande apreciadora da arte da perfumaria, não posso deixar de lançar um olhar especial para Kenzo Takada. Além de um consagrado estilista, ele também é o fundador da marca de perfumes, cosméticos e roupas Kenzo. Lançado em 2001, o clássico  Flower by Kenzo, com sua emblemática fragrância e lindo frasco, é um ícone da marca. Para quem quiser assistir ao belo comercial do perfume é só clicar aqui.

No Brasil o nome tem uso discreto: 801 brasileiros se chamam Kenzo; seu destaque se dá durante os anos 2000. Em São Paulo, no ano de 2015 obteve honrosos 51 registros! Os números brasileiros se assemelham aos dos Estados Unidos, onde existem 787 americanos chamados Kenzo. Começou a ser registrado em 1920 e pico foi em 2011, com 101 registros. Em 2015 foi registrado 88 vezes. Em 2009 a modelo, estilista e empresária americana Kimora Lee Simmons e seu marido Djimon Hounsou optaram por Kenzo para nomear seu filho e esse fato fez o nome ficar mais conhecido no país.

Em Portugal, em 2015, foi registrado 8 vezes e 1 vez na grafia Kenzu. Ficou em evidência no ano de 2011, quando as celebridades portuguesas Mónica Sofia e Rubim escolheram Kenzo para seu segundo filho, que veio fazer companhia à sua irmã Mia

Kenzo está  inserido dentro da milenar cultura japonesa, um ponto que o enriquece! A modernidade anda ao seu lado, é impossível não lembrar do estilo futurista e urbano quando se fala em Japão. A inicial K confere força e presença. Vindo da terra do sol nascente, Kenzo tem tudo para fazer história em terras ocidentais!

Qual é a sua visão sobre Kenzo?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, Wikipédia, Youtube.

46 comentários:

  1. Prefiro Enzo também. Não gostei de Kenzo.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto nada, são sonoridades que a mim não me atraem minimamente. Tenho muita dificuldade em reconhecer beleza a Enzo e Kenzo.

    ResponderExcluir
  3. gosto mais de Kenzo (͡° ͜ʖ ͡°)

    ResponderExcluir
  4. Como é um nome de origem japonês não tem dos estrangeiros gostar ou não, assim como temos João, Maria, etc, então devemos é respeitar a cultura de cada nação.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Que bom mês gostaria de saber oque significa kenzo,,, eu sou Angolano

      Excluir
    2. Eu também sou casada co
      Japonês e nosso filho se chama Kenzo Moriyama, o nome Kenzo é lindo.

      Excluir
  6. Não gosto de nenhum nem Enzo nem Kenzo

    ResponderExcluir
  7. Meu filho se chama Kenzo, nascido em 2012.

    ResponderExcluir
  8. Meu filho TB se chama Kenzo 😍
    Nome forte para pessoas assim TB .

    ResponderExcluir
  9. O menu filho sent chama kenzo nasceu em 2017 e eu super adore esse Nome e condiz com o significant pois neu filho e beam isso e muito inteligente

    ResponderExcluir
  10. Meu Filho é um lindo mesticinho chamado Kenzo, nasceu em 2015.
    Recebi seu nome através de um sonho, é um menino sábio e muito saudável!

    ResponderExcluir
  11. Horrível!!! não gosto nem de Enzo qu dirás de Kenzo.

    ResponderExcluir
  12. O meu será Kenzo porque elé será um K

    ResponderExcluir
  13. Eu acho lindo Kenzo e Enzo, meu amor é japonês e se chama kenzo��

    ResponderExcluir
  14. Desculpem-me amigos mês gostaria mesmo de saber oque significa kenzo,,,, sou Angolano........,,,, +244948881766/990881766

    ResponderExcluir
  15. O nome e de facto muito bonito eu só africano e só apaixonada pelo nome Kenzo, o meu filho primogénito chama-se Kenzo

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei de Kenzo. Enzo é muito simples.

    ResponderExcluir
  17. Acho lindo o nome Kenzo, nome do meu filho.

    ResponderExcluir
  18. Oi sou um Kenzo bom ver outros Kenzo como Eu

    ResponderExcluir
  19. O meu filho se chama Kenzo, nasceu em 2008, tem ascendência japonesa.

    ResponderExcluir
  20. Meu filho se chama Kenzo Kazuya

    ResponderExcluir