domingo, 28 de agosto de 2016

Laila


Para mim, um dos nomes mais fofos e queridos que existem. Tem uma musicalidade única, uma aura alegre, divertida. É moderno, feminino...São tantos adjectivos para o caracterizarE claro, aquele bónus que torna o nome perfeito, o significado: Laila significa noite, literalmente, em árabe.

Este é um daqueles nomes que eu imagino que onde quer chegue, ninguém se esquece mais. Como aquelas músicas que entram no ouvido e nunca mais saem. Laila e Majnun é um das maiores histórias de amor impossível conhecidas no mundo oriental, a Romeu e Julieta árabe. Laila e Majnun apaixonam-se, mas Laila está prometida a outro homem pelo seu pai, e Majnun isola-se do mundo e escreve poemas a Laila, acabando por enlouquecer de amor, e não reconhecer Laila quando esta fica viúva e o procura. Laila morre de desgosto, durante os seus dois anos de clausura pela viuvez, e Majnun morre também de desgosto e loucura após a morte de LailaEsta história inspirou o cantor Eric Clapton a nomear a musa da sua canção Layla.

Gosto mesmo muito de Laila ou Layla (mas Layla ainda não é permitido em Portugal). Leila é uma variante de Laila que não desgosto, mas prefiro Laila. Em Portugal, no ano 2015, tanto Laila como Leila tiveram o mesmo número de registos: 8 cada um. E ainda nasceu uma pequena Layla. No estado de São Paulo, no Brasil, nasceram 106 Laylas, 45 Lailas e 22 Leilas.

É um nome raro e muito original! Não é um nome antigo, nunca foi usado em Portugal, segundo os dados do SPIE os registos de Laila no passado existem mas são escassos. É um nome muito moderno. Já no Brasil segundo os dados do IBGE existem mais de 30 mil Lailas, 102 mil Leilas e 660 Laylas. Seu pico de popularidade acontece nos anos 2000, o que faz imaginar que para os brasileiros também é considerado um nome atual.

Recentemente falei aqui do nome Luena, que atingiu um pico de popularidade fenomenal após aparecer uma personagem com esse nome numa telenovela portuguesa. Pois bem, na mesma telenovela integrou uma personagem chamada Leila. Parece-me que poderá fazer com que obtenha mais alguns registos. E já agora o par Luena & Leila parece-me bem.

Tenho que incluir nesta abordagem alguns compostos que adoro com Laila! Não resisto! Porque Laila é um óptimo nome para compostos! Como tem um significado literal em árabe, dá para fazer alguns compostos muito interessantes, estes são alguns que gosto:
Laila Bianca (noite branca
Laila Chiara/Clara (noite clara)
Laila Serena (noite serena)
Laila Magna (noite magnífica)
Laila Nair (noite brilhante)
Laila Naíma (noite agradável)
Laila Mei (noite bela)

Personalidades:
  • Laila Amaria Ali - pugilista, filha de Muhammad Ali;
  • Laila Rouass - atriz britânica;
  • Laila Zaid - atriz brasileira.

Fátima A.

O que acham de Laila?


Fontes consultadas:
Nameberry, SPIE, IRN, IBGE, Wikipedia, ARPEN/SP, IBGE, Público.

20 comentários:

  1. Gosto de Laila e gostei muito dos compostos :) Tens bom gosto, Fátima!

    ResponderExcluir
  2. Lindos compostos... Cheios de significado!

    ResponderExcluir
  3. Acho bem original! Adoro a música "Layla" de Clapton!

    ResponderExcluir
  4. Um nome muito gracioso e alegre, acho muito bonitinho! Tb tem um quê de mistério, acho que por conta do significado. Gostei de Laila Bianca e Laila Mei, nunca tinha parado pra pensar que Laila pode formar compostos tão inspiradores! Não é um nome datado no Brasil, já Leila é sim, remete bastante aos anos 70.

    ResponderExcluir
  5. Gostei imenso da publicação, Fátima! Realmente Laila tem muitos pontos a seu favor e o significado é um deles. Com compostos assim até apetece! :D

    ResponderExcluir
  6. Laila é um encanto! Acho que seria incrível para um par de irmãs: Laila e Selena (a noite e a Lua), ou Laila e Diana. A noite é cheia de mistérios e pensar nas noites árabes e toda magia que envolve aquela cultura! Bom, eu não consigo pensar Laila em um contexto obscuro, como pode parecer a noite - acho que é um nome de uma estrela muito luminosa a brilhar e a enfeitar o céu! É um nome alegra e radiante! Um primor! Por mais Laila's! É um pouco triste a história Laila e Majnun - e logo lembro da música de Vinicius de Moraes "Eu não existo sem você" : Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim/ Que nada nesse mundo levará você de mim /Eu sei e você sabe que distância não existe /Que todo grande amor só é bem grande se for triste/Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer/Pois todos os caminhos me encaminham prá você (...) https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49268/
    Estórias de amor são sempre belas por mais trágicas que possam ser e um dos monumentos mais lindos do mundo exaltam essa força do amor que é o Taj Mahal!
    Ai gente, eu amo esse nome Laila! E espero que as Laila's que hão de nascer sejam meninas alegras, felizes, cheias de vida e realizadas no amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou completamente apaixonada por meu nome! E recebo muitos elogios quando me apresento para alguém. Meu nome leva o seu também! LAILA FERNANDA!

      Excluir
  7. Esses nomes compostos são bonitos , mais agradeço ao meu pai por ter escolhido o meu nome "Layla thais" amo de paixão esse nome maravilhoso ❤️

    ResponderExcluir
  8. Layla Gysllanny conbina gente ? Ou Layla Thayslanny me ajudem ai

    ResponderExcluir
  9. Sou Apaixonada pelo Meu Laila! ❤️

    ResponderExcluir
  10. Amei esse blog de nomes, estava a procura de algum site que falasse mais sobre Laila, e esse com certeza foi o melhor! Estou grávida e o nome da minha filha será Laila ou Layla. Estou na dúvida entre Layla ou Laila. Por favor aceito sugestões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layla é a grafia original e internacional, já Laila é uma escrita mais simples e conectada com a língua portuguesa. Analise o que pesa mais na sua preferência.

      Excluir
  11. Boa noite, gostaria de saber o significado do nome Mayla.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo meu nome. Me sinto muito especial por ter esse nome tão lindo e com significado tão legal. Gosto especialmente do significado “bela como a noite” e “ o cheiro inebriante do vinho”.

    ResponderExcluir
  13. Amoooo o nome Laila, tanto que coloquei em minha filha, só me arrependo de não ter colocado Laila Roberta, pois eu sempre quis Lailah e o pai Roberta mas não tive esta ideia naquele momento. Hoje ela tem 10 anos e adora o próprio nome

    ResponderExcluir