domingo, 7 de agosto de 2016

Leonora


Moderno, vanguardista e charmoso. Leonora tem uma pitada de italiano que o transforma num nome muito leve e com muito glamour. Como gosto de dizer para mim mesma, parece Leonor com açúcar. E, para nossa grande satisfação, é um nome que é facilmente reconhecido por todos ao mesmo tempo que tem o grande trunfo de não ser um nome muito usado. É, portanto, um nome muito original e exclusivo! Uma escolha perfeita!

O nome nasceu na França durante a Idade Média, onde um outro nome feminino era muito popular: Aenor, um nome de origem germânica, cujo significado se perdeu nos confins do tempo. O nome eventualmente evoluiu para Alienor e depois para Leonor e por aí fora. Hoje em dia, as variações são tantas que é difícil listá-las a todas numa única publicação, no entanto, destaco a versão em uso nos tempos medievais em Portugal – Lianor – e uma versão muito minimalista, contemporânea e muito usada noutros países – Nora. Entre tantas variantes existe, claro está, Leonora, uma versão ultra-feminina e muito forte que não perde em momento algum a sua doçura. É uma opção fresca e requintada que tem um não-sei-quê de film-noir, talvez também uma aura gótica. 

No Brasil estima-se que cerca de 9000 pessoas tenham este nome, mas está longe de ser considerado um nome de ribalta. Atingiu o seu auge de registos na década de 50, onde nasceram cerca de 1000 crianças com este nome. Hoje, como se pode comprovar facilmente através dos dados da ARPEN, já não é muito usado, sabendo-se que no Estado de São Paulo em 2015 nasceram apenas 4 Leonoras e o nome foi registado também nos compostos Ayumi Leonora e Leonora Yoko.

Em Portugal, o nome é completamente ofuscado pelo brilho de Leonor que está no top português há vários anos, sendo que durante o século XX houve apenas o registo de 6 Leonoras, e recentemente existe apenas o registo de uma Leonora Inês e de uma Georgiana Maria-Leonora em 2014.

O potencial do nome também tem sido reconhecido pela arte: foi o nome de várias personagens de óperas, com destaque para a protagonista da ópera Fidelio de Beethoven e para a da Il Trovatore de Verdi; e foi também o nome de duas personagens interpretadas no cinema pela maravilhosa Elizabeth Taylor nos filmes Secret Ceremony e Reflections in a Golden Eye. Para finalizar, faço também a referência à artista britânica Leonora Carrington e à Princesa Sueca nascida em 2014: Leonore Lilian Maria. Realmente é um nome com ar muito aristocrático.

Qual é a vossa perceção sobre Leonora?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Name Berry, O Blog dos Nomes, SPIE

21 comentários:

  1. Não gosto nada, nada. Acho arrogante, convencido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostar de do nome, ok. Mas achar arrogante e convencido? Onde que um nome pode ser isso? Arrogante e convencida é você!

      Excluir
  2. Gosto muito! Acho o muito elegante e com personalidade, assim como suas variantes.

    ResponderExcluir
  3. Em minha opinião Leonora tem um estilo parecido com o de Valentina: nome antigo e forte, muito feminino e que tem tudo para ser redescoberto. Acho uma ótima opção para o Brasil, mas em Portugal acredito que não desbanque Leonor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonora não tem NADA a ver com Valentina. Valentina é um nome modinha, e muito feio por sinal. Já Leonora nunca foi usado em demasia aqui no Brasil como Valentia que podemos encontrar uma em cada esquina.

      Excluir
  4. É bonito mas prefiro Eleonora ou Leonor.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Leonor é ridículo! Parece nome masculino. Nem sei como em Portugal é tão usado.

      Excluir
    2. Mulher vc tá certo muita raiva represada aí, deixa a pessoa gostar de Leonor e vc gosta de Leonora para que comentar isso ?

      Excluir
  6. Muito bonito principalmente por ser pouco usado. Também gosto da variante Lenore (ó), pelo mesmo motivo.

    ResponderExcluir
  7. Leonora ou Nora, acentuando o ó, muito bonito

    ResponderExcluir
  8. Acho suuuuper divo Leonóra, forte, vigoroso, elegante, puro glamour! Gente é um nome de impacto e acho muito mais fresco que Leonor (acho muito pesado - lembra nome de vilã rs)! Eu e o Ivan chegamos a gostar muito do nome, mas como era o nome da professora dele, ele não quis rs para não parecer homenagem! Um nome e tanto, um charme! Já Nora acho que não cai tão bem por designar vínculo de parentesco por afinidade...para nós de língua portuguesa não cai bem! Por mais Leonóras no mundo! Um mimo de nome! Amo!

    ResponderExcluir
  9. Estou apaixonada nesse nome, estou gravidinha e minha filha chamará Leonora. Forte, charmoso. Tem gente q faz caras e bocas qnd falo o nome da minha bailarina..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está apaixonada POR esse nome. Que mania feia de tantos brasileiros em falar errado! Quem está apaixonado, está apaixonado POR algo ou alguém e não em algo ou alguém. Eu hein. Que coisa!

      Excluir
  10. Não gosto muito. Faz sobre o nome Leonela? Ouvi esse nome a alguns meses e achei muito bonito! Queria saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonela é lindo mesmo! É o feminino de Leonel, que significa pequeno leão ou filhote de leão. Leonel está na minha lista, mas essa noite sonhei que ponderava o nome Leonora para uma filha (eu ponderava antes Eleanor, mas desisti porque soa muito estrangeiro e teria problemas de pronúncia, então eu nem estava pensando mais nisso e agora tive esse sonho), então eu teria que excluir Leonel porque dois nomes com o mesmo início (Leon) não dá! Agora estou super confusa, pois adoro Leonel e já tinha me acostumado.

      Excluir
  11. Acho leonara lindo! Tanto minha filha tem esse nome.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome, eu adoro por ser tão única

    ResponderExcluir