terça-feira, 2 de agosto de 2016

Luca & Lucca


Diretamente da Itália para o mundo inteiro! Luca & Lucca não têm parado de conquistar corações, desbravando os tops de nomes mais usados em pontos tão diferentes do mundo. Têm-se tornado nomes do momento, uma novidade aguardada e apreciada por tantas famílias.

Em pleno século XXI, Luca & Lucca parecem entrar nas nossas casas com um cheirinho a Toscânia, com cenários intermináveis de montes e vales verdejantes que escorregam para as águas azul-turquesa das vilas litorais italianas. Que apetecível! Um documento que reúne os nomes masculinos mais utilizados na Itália Renascentista coloca Luca entre os nomes mais apreciados pelo povo de Florença (no ano de 1427)! Entre vários desses homens estiveram vários artistas e cientistas cuja obra ainda é possível de apreciar hoje em dia. Um deles é Luca Bartolomeo, um monge e matemático italiano. Achei o composto maravilhoso e quis muito partilhar convosco. Tem tanto de alma renascentista como de nome vanguardista! Muito requinte nesse composto, não vos parece?

Apesar de parecidos, Luca & Lucca têm diferenças. Luca é a variante italiana de Lucas, um nome que é muitas vezes apontado com o significado de aquele que veio da Lucânia (uma região em Itália). Quando vamos pesquisar as origens de Lucânia as fontes divergem imenso, sugerindo que: 1) deriva do grego leukos que significa branco, cognato do latim lux (luz); 2) deriva do latim lucus, que significa bosque ou madeira sagrada, 3) deriva do grego lykos, que significa lobo, ou 4) deriva do celta luk, que significa pântano ou lugar pantanoso. Qualquer uma das alternativas deve ser duvidada uma vez que todas as fontes estão em desacordo. Já no caso de Lucca, o que é possível afirmar é que trata-se de um nome geográfico por ser o nome de uma cidade italiana no litoral. Lucca, assim se escreve. Há que se destacar que em algumas fontes Lucca é considerado uma variante de Luca

Em Portugal, sabe-se que não existem registos destes nomes anteriores a 1980, por isso, muito dificilmente conhecerá um avozinho chamado Luca. Mais recentemente o cenário mudou e em 2013 foram registados 45 meninos, em 2014 foram registados 38 e em 2015, 41. Embora Lucas continue a dominar, Luca tem ganho o seu terreno, resta-nos esperar para ver se vai crescer. Os compostos mais usados em Portugal são Luca Daniel, Luca Filipe e Luca Gabriel.

No Brasil os nomes também só começaram a crescer na década de 90, estimando-se que em 2010 existissem 11.000 pessoas chamadas Luca e 6.000 Lucca no Brasil inteiro. Com a quantidade de meninos que nascem por ano com este nome é bem provável que estes números estejam já bem desatualizados. Em São Paulo, em 2015, sabe-se que nasceram 215 Luca e 1225 Lucca! Para o sucesso deste nome muito contribuiu o nascimento do filho do jogador de futebol brasileiro Neymar: Davi Lucca! Desde então este composto tem sido um sucesso incrível no país. Só em 2015 nasceram 2007 meninos com este composto em São Paulo. Davi Lucca tem tudo para ser o Carlos Eduardo ou o Luiz Fernando desta geração. Para além deste composto, os mais usados em São Paulo foram Pedro Lucca, João Lucca e Miguel Lucca.

Luca & Lucca são nomes cheios de potencial e marcarão sem dúvida a tendência de nomeação desta década. Em 2015 Luca encontrava-se no top 100 de vários países como Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Escócia, Espanha, França Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Suíça! Também tem sido utilizado por vários famosos incluindo o ator Colin Firth e a atriz Hillary Duff. No passado, foi o nome escolhido pela belíssima Audrey Hepburn para o seu segundo filho. Na música também é de destacar a canção homónima de Suzanne Vega.

Que acham destes nomes?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, Nomix, SPIE, Wikipédia (Luca, Lucca, Lucânia).

5 comentários: