domingo, 7 de agosto de 2016

Mariano

Mariano di Vaio.

Penso que, todos nós, em algum momento das nossas vidas, chegamos à conclusão de que quando surge alguém novo na media que é bem visto pela sociedade em geral, e que possui um nome incomum, esse nome tem uma grande tendência a tornar-se popular, tal como por exemplo aconteceu com Cauã, no Brasil. Mariano, por influência deste que é um conceituado modelo italiano, Mariano Di Vaio, poderia, sem dúvida, ajudar alguns pais na decisão da escolha do nome para o seu novo rebento!

Mariano tem duas fontes etimológicas principais possíveis: uma aponta que este nome derive de Mário, do latim Marius,  nome de família romano que derivou de Marte, o mitológico deus guerra; pode ainda ter vindo do latim mas, maris, que significa homem. Mariano, assim sendo, é aquele que pertence a Mário, ou simplesmente homem.

A outra possibilidade, e talvez mais óbvia, é que este nome seja o masculino de Mariana, sendo este nome uma aglutinação Maria e Ana. Mariano, desse modo significaria homem puro cheio de graça, pois Maria deriva do sânscrito Maryah que significa a pureza, e Hannah (que originou Ana) vem do hebraico e significa graça. Penso que estes sejam significados bastante positivos para um nome tão incomum, e isso pode agradar a quem estranhe mais o nome!

Este é um nome que consta na lista do IRN como aceite, mas não obtém muitos registos em Portugal – 2 em 2014 e apenas 1 em 2015. Também não é um facto de estranhar, já que nos dados do SPIE constam que de 1920 a 1980 a média de nascimentos de Marianos fazia uma média de 15 registos por ano, sendo o seu auge no ano 1944 com 25 registos. Já no Brasil, o seu auge foi na década de 50 quando nasceram 3 675 dos mais de 20 500 que residiam em 2010 no Brasil. Dados de 2015 temos apenas um: 9 registos de Mariano em São Paulo, o que não deixa de ser positivo.

Para além do famoso modelo italiano, temos várias referências pelo mundo fora com este nome, como por exemplo:

  • Mariano - cantor brasileiro da dupla sertaneja Munhoz & Mariano;
  • Mariano Azuela - escritor mexicano;
  • Mariano Gago - político português falecido no ano transato;
  • Mariano Ferreira Filho - futebolista brasileiro;
  • Mariano Rajoy - primeiro-ministro da Espanha;
  • Mariano Torres - futebolista argentino;

É claro que as referências a este nome são mais que muitas, apenas mencionei as que faziam mais sentido, para mim, incluir no post. Mariano é um nome que tem a força e a graciosidade muito equilibradas num só, o que me faz querer imaginar em como eu gostaria de conhecer pequenos Marianos portugueses ou brasileiros, e que bem que faria renovar os ares da onomástica.


Gostam de Mariano?


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia, SPIE, IBGE, ARPEN/SP, Público.

10 comentários:

  1. É um daqueles nomes que só consigo ver no feminino, talvez seja uma questão de hábito. O belo modelo da foto me fez simpatizar mais com Mariano :)

    ResponderExcluir
  2. Não consigo gostar nem de Mariano nem de nenhum outro nome com esta terminação, com a exceção de Caetano que gosto muito.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada. E também não gosto nada de Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sobrenome barata nao é nada agradavel mas você assim como todas as pessoas merecem ser amada como imagem e semelhança de Deus;não temos culpa pelos nomes e sobrenomes que nossos pais registraram.

      Excluir
  4. Não consigo ver esse nome em um menino. Acho um nome muito feminino, muito delicado. É como se fosse batizar um menino com nome de menina... Já Mário, é um nome muito bonito!

    ResponderExcluir
  5. Para mim Mariano e comum, talvez por ser Argentina e la ser usado com frecuencia, estudei na infância com varios Mariano's e no chile conheci varios Camilos e Patricios.
    Acho que Mariano so ta faltando ser descoberto porque twm tantos Lucianos Cristianos Julianos porquenao Mariano?!

    ResponderExcluir
  6. Oi eu sou Mariano 3°da minha família

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto e amo meu nome composto Mariano. É melhor ter esse nome do que galiane, um nome horrível. Amo o meu nome composto Jonathan Mariano.

    ResponderExcluir
  8. Olá meu nome é Mariano, eu amo meu nome Mariano Miranda Moraes, apelido Marú

    ResponderExcluir