sábado, 20 de agosto de 2016

Naomi


Naomi é, sem dúvida, um nome muito doce. Portanto não me espanta que o seu significado seja minha doçura, meu deleite, aquela que é bonita e honesta. A sua origem hebraica sugere que Na’omiy (Naomi) signifique agradabilidade, amenidade, deleite e está também relacionado com o árabe na’ima, que significa agradável.

Naomi é, também, um nome feminino japonês formado por (nao), honesto, correto e (me) bonito. Se eu já gostava do nome só pela sua grafia exótica e pela sonoridade exclusiva, o significado ainda fez com que o nome me agradasse mais. Outro ponto fulcral deste nome, é que é um nome bíblico, nome da sogra de Rute, que após a morte do seu marido mudou de nome para Mara.

Em Portugal, no ano passado, foram registadas 2 Naomi e no estado de São Paulo, no Brasil, 48 meninas foram registadas com este nome e a sua frequência geral em todo o Brasil é de 1 707 pessoas. De 1920 a 1980, em Portugal, nenhuma Naomi foi registada.

Personalidades:
  • Naomi Ellen Wats - atriz anglo-australiana;
  • Naomi Elena Campbell - modelo e atriz britânica;
  • Naomi Scott - atriz, cantora e dançarina inglesa;

Outras alternativas bastante agradáveis a Naomi são Noemi, Noémi ou Noémia. Qual é a vossa favorita?

Ana Carvalho.


Fontes consultadas:
Behind the Name, Wikipédia, IRN, SPIE, ARPEN/SP, IBGE, Público.

19 comentários:

  1. Gosto do nome, mas não me fascina. Noemi/Noémi é, para mim, muito mais bonito, muito mais fofo e delicado. Naomi é muito mais forte e Noémia talvez não seja tão leve quanto os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. A grafia "Noemi" é só uma invenção besta.

      Excluir
  2. Minha versão preferida é Naomi, gosto da vibração moderna que me transmite. O ponto fraco é que é um nome que gera dúvidas qt à pronúncia, eu digo Naomí, mas já vi ser dito como Naómi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pronuncia correta é Naômi (Brasil) ou Naómi (Portugal).

      Excluir
  3. Adoro. É o nome da personagem do meu filme preferido. A personagem trouxe um brilho a mais para o nome, mas ainda não penso em usá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Amo, delicado e forte ao mesmo tempo. Me lembra nomes indígenas, nunca me passaria pela cabeça que é japonês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é um nome de origem hebraica. Mesmo que seja usado no Japão e tenha um significado no idioma deles, isso não muda a origem Hebraica/Bíblica do nome.

      Excluir
  5. Então Naomi e Noemi são versões do mesmo nome?!
    Gosto mais de Noemi (também achava com cara de nome indígena, estou surpresa)
    Naomi já começa com uma quase negativa ...Não mi....
    Noêmia tb não me diz muita coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu estou surpresa duas vezes: Por você não saber da (óbvia) ligação entre essas variações do mesmo nome. E por você não conhecer a de bíblica do nome, que se encontra no livro de Rute (era a sogra de Rute). Não tem nada de indígena, apesar de parecido em alguns casos.

      Excluir
    2. a origem* bíblica do nome...

      Excluir
  6. minha filha vai chama Naomi é lindo

    ResponderExcluir
  7. Ambos os significados são lindos. Amo nomes que possuem várias raízes culturais. A história bíblica de Rute e Naomi(Noemi) é linda! Além disso, forma ótimos compostos. Gosto de Safira Naomi, Naomi Vitória e Naomi Rubi. Não gosto muito de Noemi rs, mas acho Noelle um encanto.O único ponto negativo que meu noivo encontrou foi a terminação "omi", pois muitos usam a gíria/ contração linguística "omi" se referindo a "homem", mas eu não acho isso. Eu amo esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Essa terminação "omi" em associação a palavra "homem" é a única coisa que não me agrada no nome, apesar de Naomi ser a minha versão preferida. Noemi não me agradava nada (sempre achei antiquado), mas acabo de simpatizar um pouquinho, não sei porquê mudei de opinião só agora.

      Excluir
  8. De acordo com a bíblia, Naomi era uma mulher muito doce e amável, que amava suas noras como se fossem suas filhas. Harmoniza perfeitamente com o significado, que aliás tem tudo haver com um bebê recém-nascido, que é um verdadeiro deleite.

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo o nome❣️❣️ tanto que minha filha se chama Naomy. E tem todas as características do nome. ☺️☺️❤️❤️

    ResponderExcluir