quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Plínio - Atendendo a Pedidos

(Prof Plínio Corrêa de Oliveira aos 3 anos de idade)

Numa altura onde reinam os Pedros, se elevam os Pietros e Paulo/Paolo já não são nomes tão apelativos como eram antigamente, Plínio pode ser uma opção verdadeiramente inovadora e original. Simples e de sonoridade agradável, este é um nome que pode vir a ganhar pontos na consideração das famílias que olharem para ele com carinho.

Chegou até nós a partir do nome de família romano Plinius que, embora muitos dizem ser de significado desconhecido, algumas teorias falam que pode significar plenoDois romanos do século I são conhecidos por este nome: Gaius Plinius Secundus (chamado Plínio, o Velho), um cientista e historiador que morreu durante a erupção do Monte Vesúvio; e Caio Plinius Cecilio Secundus (chamado Plínio, o Jovem, o Moço ou o Novo), que foi um orador insigne, jurista, político, autor, estadista e governador imperial na Bitínia.

No Brasil, Plínio é um nome muito pouco usado atualmente. Está correto dizer que é muito raro de encontrar em crianças pequenas ou jovens adultos. De acordo com os censos de 2010, existem cerca de 16 mil pessoas com este nome no país inteiro, sabendo-se também que foi durante a década de 80 que mais se utilizou este nome, embora também não tenha sido em quantidades expressivas. Dos dados de São Paulo, 2015, sabe-se que foi registado um pequeno Plínio (sem composto) e os compostos Enzo Plínio, Gustavo Plínio e Ryan Plínio.

Em Portugal este é também um nome que não se ouve, quase que se pode dizer que é um nome desconhecido de muita gente. Entre 1920 e 1980 nasceram apenas 79 rapazes com este nome na totalidade do país, existindo vários anos em que Plínio não foi utilizado uma única vez. O único registo recente conhecido é de 2014, ano em que Portugal ganhou um Plínio Santiago.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que este é um nome muito bom (51%), clássico (70%), maduro (70%), formal (80%), elegante (75%), urbano (85%), maravilhoso (51%), forte (70%), refinado (80%), simples (85%) e sério (65%).

Nós também concordamos com muitas destas definições. Por ser incomum nos nossos países e por todo mundo, Plínio pode ser realmente caracterizado como uma escolha refinada, que bebe do passado, da história também. E ainda assim não deixa de ser um nome com uma sonoridade muito amigável, muito querida e fluída. As suas outras variantes linguísticas também partilham estas características: Plinius (latim), Pliny (inglês) e Plinio (espanhol e italiano).

Personalidades famosas:
  • Plínio Bortolotti - jornalista do jornal e diretor institucional do grupo de Comunicação "O POVO", incluindo jornal, rádios e TV.
  • Plínio Bezerra dos Santos Filho - é um pesquisador independente que teria protocolado uma ação ao Ministério Público. 
  • Plínio Arruda - advogado, intelectual e ativista político brasileiro. Foi filiado ao Partido Socialismo e Liberdade e foi candidato à Presidência da República do Brasil.
  • Plínio Marcos - escritor brasileiro, autor de inúmeras peças de teatro, escritas principalmente na época do regime militar. Foi também ator, diretor e jornalista.
  • Plinio Correa de Oliveira - líder intelectual católico brasileiro. As funções mais notáveis que exerceu foram a de escritor, conferencista, advogado, professor catedrático de História na PUC-SP e etc.
  • Plinio Alves de Souza Oliveira - médico doutor ortopedista.
  • Plínio José da Silva Câmara - médico doutor pneumologista.
  • Plinio, o Velho - naturalista romano.

Quais são seus pensamentos sobre Plínio?
Acham que pode regressar?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia (Plínio Corrêa de Oliveira).

Em co-autoria com Joana Recharte.

12 comentários:

  1. Apesar de não estar entre os meus preferidos, acho um bom nome e poderia ser mais lembrado, é subutilizado. É antigo mas não tem um ar pesado e nem ultrapassado, é leve e cai bem nos dias atuais. Concordo que possa ser uma alternativa à Pedro, Paulo e Pietro, achei uma ótima sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito. Acho que pode regressar sim.

    ResponderExcluir
  3. acho bem interessante a sonoridade do nome. Bonito e agradável de se ouvir, uma pena que não escutemos com mais frequência.

    ResponderExcluir
  4. o meu nome é Plínio, e muitos estranham do meu nome, mas as pessoas gostam muito do meu nome e acham bonito,no meu bairro só existe eu de Plínio e, eu acho q esse nome deveria ser mais usado.

    ResponderExcluir
  5. O meu nome é Plínio , e já fui chamado de primo , prinio , pilha , até de prisma fui chamado , mas ainda assim gosto do meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também 😏🤣😅

      Excluir
    2. Meu nome Tmb e plinio, me chmam de primo, pinho

      Excluir
  6. Acho lindo colocaria no meu próximo filho , já tenho o Gael agora só falta o Plínio

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é plinia todos acham diferente mas eu acho xique, né.

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Plínio e aqui em casa são oito Plínio e alguns tem dificuldade de chamar então lá vai primo, piu, plimo.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho se chama Plínio Rafael, nasceu em abril de 2022. De início achei estranho o nome, depois passei a gostar. Meu marido quem escolheu esse nome, mas eu coloquei Rafael logo em seguida e ficou Plínio Rafael.

    ResponderExcluir