segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Verónica/Verônica


Verónica em Portugal, ou Verônica no Brasil, é um nome com uma sonoridade bastante forte e ganha pontos pela sua internacionalidade, e o facto de nunca estar associado a uma certa época também é um atributo. Tenho vindo a simpatizar cada vez mais com este nome, talvez por ser longo e sonoro, juntando ao facto de ter conhecido pessoas maravilhosas com este nome, o que é sempre um bónus para se gostar de um nome.

Verónica/Verônica tem duas possibilidades origem: ou é uma forma latinizada de Berenice, ou é um nome do latim com base numa expressão – analisemos então as duas. Se derivar de Berenice, que tem origem no grego Βερενικη (Berenike), versão macedónia de Φερενικη (Phereníke), que deriva dos elementos  φερω (phéro), que significa trazer e νικη  (níke), que quer dizer vitória, este nome significa algo como portadora da vitória; No entanto pode também derivar da expressão latina vera icon composto pela junção dos termos vera, que significa verdadeira e icona, que quer dizer imagem, sendo o seu significado imagem verdadeira.

A popularidade de Verónica, em Portugal, manteve-se discreta até meados dos anos 60, pois, até então, tinha 2, 3 ou poucos mais registos por ano. Depois, nos seguintes 10 anos, subiu até atingir o auge em 78 (131 registos), e depois, tornou a descer. No Brasil, cuja frequência é de 119 496 pessoas, algo semelhante aconteceu, Verônica cresceu até à década de 80, e depois, decresceu. Em 2015, em Portugal, nasceram 29 Verónicas, e no estado de São Paulo, 60 Verônicas e 26 Veronicas, sem acento. Por falar nesta versão internacional, verifiquei os registos deste nome em 2014 nos Estados Unidos e surpreendi-me: 864 registos!

Para além da lendária Santa Verónica, que supostamente ganhou este nome por causa da expressão vera icon – conta a lenda que esta Santa enxugou o rosto de Jesus numa toalha e depois encontrou lá a sua imagem refletida – este nome tem várias referências ao redor do mundo:
  • Verónica Castro – atriz mexicana;
  • Verônica Costa – apresentadora de TV brasileira;
  • Verônica Ferriani e Verônica Sabino – cantoras brasileiras;
  • Veronica Hamel e Veronica Lake – atrizes estadunidenses;
  • Verónica Larrenne – cantora portuguesa;
  • Veronica Mars – série norte-americana;
  • Veronica Roth – escritora norte-americana, autora da saga Divergente.

Como é costume em muitos outros nomes, dou preferência à pronúncia inglesa, que mais facilmente pode originar diminutivos muito giros como por exemplo Ronnie. Em português a dificuldade de encontrar diminutivo é maior, mas podemos utilizar, por exemplo, . Verónica/Verônica é um nome que, com certeza, todos nós conhecemos, e que se está a tornar especial para mim, tendo-lhe ganho muito carinho, e claro, gostaria que fosse mais utilizado em pequenas meninas portuguesas e brasileiras. Pois tem potencial para isso.

Já tinham ponderado utilizar Verónica/Verônica?


Fontes consultadas:
Wikipedia, Behind the Name, IRN, Público, SPIE, Names.org, IBGE, ARPEN/SP.

10 comentários:

  1. Sempre gostei de Verônica, acho um nome forte e ganha pontos por não ser tão usado.

    ResponderExcluir
  2. Gostava muito quando era adolescente agora já não gosto nada.

    ResponderExcluir
  3. Sinto-me sempre um bocado ambígua com este nome. Às vezes parece-me pesado, outras vezes parece-me bonito. Concordo que realmente seja um nome muito forte, equiparo-o na força a Frederica e Penélope.

    ResponderExcluir
  4. Gosto! Forte, imponente, divertido. Não é para qualquer uma :)

    ResponderExcluir
  5. Conheço uma Ronny. Ronny como nome próprio. Nunca tinha feito essa associação com o nome VeRÔNIca. São esses detalhes que gosto de aprender por aqui. Isso é meio mágico. rs
    Gosto do nome Verônica é antigo, sonoro, com um belo significado e mais legal: RARO!

    ResponderExcluir
  6. Verônica é um dos meus nomes favoritos. Me recordo de ter conhecido apenas uma Verônica. E concordo com a Pilar, aliás amei o texto sobre o nome Pilar. Enfim não é para qualquer uma, mas para mim é uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo meu nome, rsrss Verônica, e bem associado a uma mulher poderosa, forte.

    ResponderExcluir
  8. Puxa! Nome da minha mãe é Vera e seu aniversário é 1o de agosto, dia dessa postagem. Estou grávida da 2a menina e estou seriamente pensando em colocar esse nome. Tenho muitas mágoas em relação à minha mãe e ela deve ter de mim também, mas gostaria de eternizá-la em meus filhos.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome e verônica gosto muito do meu nome sou Brazileira e sempre achei difícil achar menina com o msm nome que o meu na minha cidade até hj só encontrei duas pessoas eu e uma senhora com o nome verônica

    ResponderExcluir