terça-feira, 20 de setembro de 2016

Adam


Olhando atentamente para as listas de nomes registados em nossos países é possível identificar vários nomes que são tidos como tipicamente estrangeiros e são simultaneamente usados, como, por exemplo: Aron, Damien, Kevin, Liam, James, Joshua, Noah ou Oliver. Destes todos, apenas Kevin e Noah têm tido maior sucesso entre a população portuguesa, mas recorde-se que os outros também são entradas relativamente recentes na lista, podem simplesmente ainda não ter tido tempo para se fazer notar. Mas o que realmente é de realçar é a expectativa que se tece em torno de uma maior abertura nos próximos tempos, que se traduziria na inclusão de outros nomes semelhantes. Se o meu raciocínio estiver correto, Adam parece-me uma entrada muito intuitiva e muito próxima!

O parente do nosso modesto Adão é um sucesso em muitos países de língua inglesa e, em países como os Estados Unidos da América, eu diria que é até um clássico bem à moda de um nosso Luís, por exemplo. Através dos dados internacionais oferecidos pelo Behind the Name, sabe-se que em 2015 Adam estava no top 100 dos seguintes países: Canadá (58ª posição), Escócia (20º), EUA (73º), Irlanda do Norte (14º), Noruega (54º) Nova Zelândia (80º), Países Baixos (20º) e Suécia (15º). Em 2014 estava também presente nos tops da Austrália (40º), Dinamarca (31º), Eslovénia (50º), Espanha (42º), Hungria (4º), Inglaterra (39º), Irlanda (5º), Itália (52º), Polónia (12º) e República Checa (4º). É um perfeito sucesso internacional!

Adam cumpre com os critérios das novas tendências de nomeação ao longo do globo: é pequenino e amigável. Profundamente internacional e com o grande potencial de se adaptar à língua portuguesa, quer-me parecer que Adam seria uma grande aposta moderna para os tempos vindouros, tal como Noah está a conquistar corações por Portugal e pelo Brasil!

Em Portugal, em 2013 foram registados 19 meninos com este primeiro nome e foram registados também 10 compostos, entre os quais Adam Francisco, Adam Leonardo, Adam Rafael e Martim Adam. No ano seguinte foram registados 16 meninos com este nome e 5 compostos, entre os quais Adam Samir e Gabriel Adam. Em 2015 foram registados 10 meninos, desconhecendo-se o número de compostos. No Brasil o nome também quase não é usado, mas a partir dos anos 80 foi surgindo um leve interesse que se mantem até aos dias de hoje. Analisando os dados da ARPEN, sabemos que em 2015, no Estado de São Paulo foram registados 69 meninos e mais de 20 compostos, entre os quais Adam Daniel, Adam Henrique, Adam Miguel, Christopher Adam ou Samuel Adam.

Como já foi explicado na publicação sobre Adão, este é um nome que vem do hebraico אדם, que quer dizer homem, solo vermelho ou sangue. Todos estes elementos relacionam-se pois a Bíblia defende que a criação do homem deu-se a partir do solo de barro, que foi moldado e lhe daria aquela cor avermelhada à sua pele. É, portanto, um nome bíblico, talvez dos mais relevantes. Apenas na sua versão internacional.

Concordam que seria um nome que se adaptaria bem em Portugal e no Brasil?

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

18 comentários:

  1. Adam entra na minha lista de nomes terminado em "ão" que não gosto na versão portuguesa (Adão), além de Cristóvão e Sebastião, mas que no inglês ficam os charmosíssimos: Cristopher e Sebastian.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Adam e gosto muito do composto David Adam (mais para inglês do que para português).

    ResponderExcluir
  3. Sim, concordo, ele está bem próximo de Noah, e tb me lembra Adrian, nome que tem se ouvido com mais frequência no Brasil. Acho que Adam tem grande potencial para agradar portugueses e brasileiros, tem mesmo esse ar amigável e tb uma vibração moderna. Gostei muito da escolha da foto Joana, a cor e o fundo remetem ao significado do nome, ficou muito adequada!

    ResponderExcluir
  4. Acho bonito, bem melhor que Adão que acho grosseiro.

    ResponderExcluir
  5. Nome maravilhoso, meu filho vai se chamar Adam Daniel... Combinação simples mas perfeita aos meus ouvidos!

    ResponderExcluir
  6. Acho esse nome muito charmoso meu filho chama-se Adam...Ele nasceu em outubro de 2018.

    ResponderExcluir
  7. O meu filho se chamará Adam Melker... Amo esse nome e por isso vou dá_lo ao meu bebê.

    ResponderExcluir
  8. Pronto ja me resolvi... meu menininho vai chamar Adam Enrique.💖

    ResponderExcluir
  9. Gosto do nome Adam mais não consigo encontrar um composto que me agrade até agora

    ResponderExcluir
  10. Nome do meu baby vai ser adam Emanuel esta chegando agora em agosto ☺️💙

    ResponderExcluir