quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Alexandra


Bonito e elegante, Alexandra tem marcado presença nas nossas sociedades durante anos! Infelizmente, quis o rumo das tendências atuais que ficasse quase restrito a segundo elemento dos compostos das meninas nascidas no Brasil e em Portugal. Tornou-se um elemento muito intuitivo para a formação dos compostos e, apesar de achar que é sempre uma excelente opção, para muita gente a falta de originalidade faz com que Alexandra seja excluído das listas de nomes para uso em 2016 e adiante.

Descortinando algum mistério que possa existir em torno do nome, Alexandra não é clássico português. Quanto muito será um "clássico moderno". Na verdade, até meados do século XX Alexandrina era uma variante deste nome que dizia mais aos portugueses do que propriamente Alexandra, que só começou a crescer no final da década de 60 e em 1976 quase atingiu os 700 registos anuais! E por incrível que pareça, este parece ser o maior recorde do nome em Portugal! É verdade que tem estado presente nas nossas mulheres há várias décadas, mas maioritariamente em compostos, o que faz com que Alexandra não seja um nome assim tão popular quanto se julga à primeira vista! No entanto, por ter crescido tanto na década de 70, é hoje em dia um nome associado a essa geração mas, contrariamente ao que acontece com outros nomes, dificilmente se pode dizer que Alexandra é um nome datado pois persiste até aos nossos dias de forma bastante sólida nos compostos de milhares de raparigas!

No Brasil a progressão de Alexandra foi em muito semelhante a esta já explicada. Até 1960 o nome praticamente não era utilizado e é a partir dessa altura que começa a crescer até atingir o seu máximo nas décadas de 70 e 80. Depois, o seu uso foi caindo ano após ano até à atualidade, onde Alexandra não entra em nenhum top conhecido! Contrariamente ao cenário em Portugal, parece ser possível dizer que Alexandra, no Brasil, é, de facto, um nome datado. Isto porque depois do seu auge de popularidade, não foi nem é tão utilizado em compostos que amenize esta discrepância geracional. Curiosas estas subtis diferenças culturais!

Como primeiro nome, em Portugal, Alexandra foi registado 106 vezes em 2013, 86 em 2014 e 78 em 2015. Como primeiro nome em São Paulo, em 2015, foi registado umas modestas 36 vezes. No que respeita aos compostos sabe-se que foram registados em 2014 (Portugal) 195 compostos diferentes, sendo os mais comuns: Matilde Alexandra (46), Beatriz Alexandra (37) e Sofia Alexandra (36). Desses 195 diferentes compostos apenas 22 tinham Alexandra na primeira posição – dou destaque para o bonito composto Alexandra Luz. Já em São Paulo, dos 74 diferentes compostos registados (cujos mais populares foram Vitória Alexandra e Alexandra Maria), 11 tinham Alexandra como primeiro nome – dou destaque a Alexandra Lorena! Para consultar mais possíveis compostos com Alexandra clique aqui.

De origens gregas, Alexandra resulta dos elementos αλεξω (alexo) que significa defender e ανηρ (aner), que significa homem, ou seja, a defensora do Homem, da humanidade. Um significado bem pujante e nobre, diria eu! Curiosamente, era também considerado um epíteto da deusa Hera, estando por isso associado à mitologia! Alexandra também dá azo a vários diminutivos, sendo os mais comuns entre nós Alex ou Xana. Não gostando pessoalmente de nenhum, sugiro para quem gosta muito de diminutivos os amorosos Allie ou Lexi, que são muito utilizado no estrangeiro, até como nome próprio. Um desses exemplos é ginasta norte-americana Alexandra (Aly) Raisman e recordo também a personagem de Anatomia de Grey, Alexandra (Lexie) Grey. Entre algumas personalidades históricas com este nome encontram-se a Imperatriz Alexandra da Rússia e a atual Rainha de Inglaterra, cujo nome completo é Elizabeth Alexandra Mary.

Nome com grande tradição aristocrática um pouco por todo o mundo e um nome perfeitamente internacional, para mim, Alexandra é um nome absolutamente maravilhoso que só peca por ser popular. E mesmo esta popularidade pode ser discutível, tal como fomos referindo ao longo do texto. Uma Alexandra nascida nos dias de hoje pode não ser única no nome mas será, sem dúvida, uma menina com um nome muito elegante! Concordam?


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE.

5 comentários:

  1. Gosto de Alexandra e do apelido Alexa!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Alexandra, acho um nome forte e de personalidade, mas no Brasil é realmente datado. Um outro diminutivo usual por aqui é Alê(também usado para Alessandra).

    ResponderExcluir
  3. De todos os nomes, este é o que eu acho que tem o significado mais grandioso e belo! É sem dúvida, o que mais gosto. Se fosse levada apenas por este quesito, seria o nome que daria para minha filha! Não gosto muito de Alessandra... gosto das variações do nome também como Sacha e Sandy, mas Alexandra é grande, pomposo, enigmático e profundo! Amo muito esse nome!

    ResponderExcluir