quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Bernardim



Os nomes masculinos terminados em –im parecem estar a ter uma segunda oportunidade nos nossos tempos! Outrora muito utilizados, alguns num passado muito longínquo, outros num passado relativamente recente, os –ins estão a voltar em força! Tomemos em atenção, por exemplo, o top português 2015: podemos lá encontrar Martim, Valentim, Joaquim e Benjamim (por ordem de popularidade)! No top brasileiro de 2015 também se podem encontrar Joaquim e Martim e sabe-se que Benjamim é um nome que cada vez mais vai conquistando corações brasileiros! Neste sentido, e com o objetivo de apresentar outras opções além das mais conhecidas, hoje damos destaque a Bernardim!

Como podem imaginar, dada a semelhança, é um nome que se encontra intimamente ligado a Bernardo (origem germânica, significa forte como um urso). Pode-se discutir qual dos dois será mais elegante, se o clássico ou se a fofura que termina em –im. Pode-se também discutir qual das duas versões poderia parecer mais contemporânea: Bernardim ou Bernardino? Não sei qual será a vossa opinião, teria gosto em lê-la, mas inclino-me para considerar que talvez a segunda opção soe bem mais datada, talvez pelo simples facto de que foi muito mais usada que Bernardim e por estar associada a décadas passadas como os anos 60 e 70! Por sua vez, quando pesquisamos Bernardim nas bases de dados a que temos acesso quase não obtemos resultados! Para ser mais exata, em Portugal entre 1920 e 1980 foram registados apenas dois meninos com este nome e no Brasil entre 1930 e 2010 nenhum! Estamos perante um nome que é dos mais raros possíveis entre nós, mas com uma terminação bem portuguesa! Muito curioso!

Nome de um grande poeta e escritor português renascentista sob o qual não se sabe muito ao certo (Bernadim Ribeiro), a informação sugere-nos que talvez este tenha sido um nome usado num passado muito distante, que caiu em desuso com a modernização onomástica. Portanto, numa lógica arriscada, é possível que se trate de um nome tipicamente medieval ou renascentista, o que pode adicionar um gosto especial para alguns leitores ou retirar o interesse para outros. Ainda bem que somos todos diferentes!

Embora não tenha esperanças de modernização, a verdade é que os nomes podem surpreender e nunca devemos descartar hipóteses. Bernardim é, apesar de raro, um nome muito fofo, que junta a força do conhecido e popular Bernardo com a meiguice de uma terminação cada vez mais querida por muitos! Eu acho-o muito ternurento e com uma pitada de alma vintage muito graciosa!

Já conheciam Bernardim?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, IBGE, IRN, SPIE, O Blog dos Nomes (Tops 2015 e Bernardo) e Wikipedia

6 comentários:

  1. Não conhecia, mas por ser semelhante à Bernardo imaginei que tivesse sido mais usado no passado. Fiquei bastante surpresa com o baixo número de registros, é mesmo um nome raro entre nós! Pessoalmente acho que Bernardim passa a impressão de sobrenome, talvez por me lembrar Amorim. Acho que pode funcionar bem como segundo nome em compostos. Como primeiro nome ou nome solo, acho que fica ofuscado pelo popular Bernardo.

    ResponderExcluir
  2. Conhecia e não gosto. E se Bernardo já não é fácil de dizer (para mim, por causa dos "r"), imagine-se Bernardim :P

    ResponderExcluir
  3. Não gosto, adoro Bernardo e por isso acho Bernardim feio junto do belo Bernardo. :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o nome!
    Só o conheci agora, mas gostei muito e já não o esqueço mais. A meu ver é mais próximo de Bernardino (que me é bastante familiar), além de ser uma boa alternativa a Bernardo. Admito que aqueles "r" são um pouco complexos, mas era uma questão de tempo até habituar.

    ResponderExcluir
  5. Essa claudia sandal não gosta de nada haha

    Nome super massa show :D

    ResponderExcluir