sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Isa


Podemos conhecê-lo apenas como diminutivo mas Isa é também nome próprio e é precisamente sobre esse facto que se debruça esta publicação. Pequenino, sonoro e muito familiar, Isa enquadra-se perfeitamente nas tendências modernas de nomeação que passam por usar nomes curtos e internacionais. Embora o número de registos dos nomes sejam diferentes, e os próprios nomes difiram em estilo, eu diria que Isa poderia ser analisado, até, como um potencial par para uma Ária, uma Eva, uma Íris, uma Nair ou uma NoaTambém no campo masculino vejo Isa a casar bem com um Ary, um César, um Gil, um Matias ou um Tomé. Parecem-me todos nomes com vibrações modernas e vanguardistas com classe!

Isa é um nome raro (já devem ter adivinhado) tanto em Portugal como no Brasil. No século passado, em Portugal, houve vários anos em que não foi registada uma única menina com este nome, até que em 1976 nasceram 34, um resultado surpreendente para um nome com tão pouca tradição. Desde então Isa sempre vai conquistando um coração ou outro e recentemente foi alvo de 23 registos em 2013, 17 em 2014 e 13 em 2015. No Brasil também é de uso raro (estima-se que existam cerca de 12 mil no Brasil inteiro) mas o número de registos tem aumentado substancialmente década após década, talvez muito devido à popularidade de nomes femininos que incluem este elemento, tornando-o muito familiar!

Mas se a familiaridade ou semelhança com nomes muito populares pode projetar Isa para um futuro mais risonho, a verdade é que muitas vezes este facto é apontado como uma desvantagem, argumentando-se que ficará à sombra de outros. Ora bem. Sabemos que o povo português e o povo brasileiro gostam muito de Isabel e Luísa/Luiza, são nomes clássicos. No entanto, por serem clássicos, às vezes, para muitas famílias, perdem o encanto, tornam-se nomes neutros por serem tão usados por tanta gente. É compreensível. Mas Isa também está presente em outros nomes que são sucessos absolutos, sobretudo se tivermos em conta uma perspetiva puramente brasileira: Elisa, Heloísa, Isabela/Isabella e Isadora! No entanto, será difícil dizer que quem gosta destes nomes citados naturalmente gostará de Isa – isto dos gostos por nomes é muito discutível e dificilmente é tão linear. Mas sempre podemos esboçar um sorriso porque, afinal de contas, mesmo que não seja usado independentemente, Isa tem um lugar confortável nos nossos gostos coletivos!

No que concerne a origem do nome, Isa pode ser tido como um diminutivo de Isabel (que é um nome hebraico, que vem de Elisabeth e significa deus é o meu juramento). Curioso é também o facto de Isa poder ser considerado um nome masculino com origens germânicas muito antigas (significaria gelo ou ferro) ou então a versão árabe e turca do nome Jesus. Muito curioso, mas Isa como masculino em Portugal e no Brasil poderia ter grande dificuldade de adaptação, uma vez que é tão familiar no feminino.

Que acham?

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

9 comentários:

  1. Gosto como apelido, já como nome considero um pouco infantil demais. Isabel é mais elegante.

    ResponderExcluir
  2. Só consigo ver como apelido/diminutivo, mas o fato de também ser nome masculino o torna mais interessante como nome próprio.

    ResponderExcluir
  3. Gosto como apelido, acho mais original Isla ou Ilza(e)!

    ResponderExcluir
  4. Gosto mto, tenho um Isaac e pretendo por o nome da minha filha de Isaura, aqui no Brasil lembram mto da novela Escrava Isaura, gostaria de outras referencias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nidia! Realmente quando vemos o nome Isaura facilmente lembramos da novela A Escrava Isaura. Pensando em outras referências podemos citar Isaura Garcia(mais conhecida como Isaurinha Garcia), considerada uma das maiores cantoras brasileiras. Espero ter ajudado :)

      Excluir
  5. Gosto muito, acho lindo, forte e doce ao mesmo tempo, tanto, que é o nome da minha filha.

    ResponderExcluir