segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Liriel


Liriel é pura melodia! Um nome que parece saído diretamente de um mundo de sonhos e magia, que enternece com sua sonoridade doce e envolvente. Tem a fluidez de uma nota musical e não poderia ser diferente, a música faz parte de sua alma! O lírico Liriel! Considero Liriel uma pequena jóia que pode fazer bater mais forte os corações sensíveis e românticos.

Representando o grupo dos nomes femininos terminados em el, que eu particularmente adoro, creio que Liriel possa despertar a curiosidade de muitos quanto à sua origem. Sem dúvidas é um nome incomum! Mas de onde vem Liriel, qual o seu significado? De acordo com minhas pesquisas, Liriel é uma criação literária, ou seja, foi um nome inventado para a literatura. Foi usado pela primeira vez na década de 60 pela autora americana Marion Zimmer Bradley em sua série de livros de fantasia e ficcção científica chamada Darkover. Nessa obra Liriel não era exatamente uma personagem, mas sim uma das 4 luas do imaginário planeta Darkover. Liriel é a lua maior e tem tonalidade violeta, Kyrrdis é a segunda em tamanho e é descrita como azul-esverdeada brilhante. Idriel tem tamanho intermediário e apresenta-se na cor verde-marítimo. Mormallor é uma lua muito pequena e branca.  Em outra passagem literária surge Liriel Baenre uma bela e inteligente elfa treinada na arte da feitiçaria e filha única do poderoso mago Gromph Baenre. Starlight & Shadows é uma série de romances da autora Elaine Cunningham que aborda as aventuras de Liriel Baenre em um fantástico mundo mágico. Foi lançada nos anos 90.

E agora a grande pergunta é: qual o significado de Liriel? Bom, como é um nome inventado precisamos tentar descobrir de onde veio a inspiração para a essa criação o que se consegue, nesse caso, separando o nome em duas partes, liri e el. Surpreendemente encontrei fontes que nos dizem que Liri é um nome feminino de origem hebraica e significa musical. Juntando liri à partícula el usada pelos hebreus para se referir a Deus, não seria errado chegar à conclusão que o significado do nome Liriel seria algo como Deus musical ou música de Deus. Simplesmente sublime!

A ligação com a música fica ainda evidente através da cantora lírica brasileira Liriel Domiciano (para conhecer essa talentosa artista clique aqui). Revelada no começo dos anos 2000 em um programa de TV que descobria novos talentos, Liriel encantou milhares de pessoas com sua incrível voz e seu nome,  praticamente desconhecido até então, chamava atenção! Na verdade seu nome real é Raquel Domiciano, Liriel é seu nome artístico e, segundo a própria cantora, seria uma junção do seu estilo musical (lírico) com seu nome (Raquel). Falar de lirismo aproxima Liriel de Lira, o nome que pertence à um instrumento musical grego. O termo lírico vem do latim lyricu e quer dizer justamente lira, a pequena harpa que era utilizada para acompanhar as poesias cantadas durante o período medieval. Quanta delicadeza, quanta poesia! Todos os caminhos levam Liriel para a música!

É um nome de uso muito raro pelo mundo, para termos uma ideia, nos Estados Unidos existem apenas 14 meninas chamadas Liriel (6 registros em 2006 e 8 em 2007). O país onde tem maior representatividade é o Brasil e sua utilização aqui começou de forma curiosa: de acordo com dados do IBGE, Liriel só possui registros significativos a partir dos anos 2000, exatamente a época em que Liriel Domiciano ganhou fama. A influência televisiva e musical foi decisiva na escolha dos pais. Sua frequência é de 1 638 pessoas.  Por ter sido usado apenas a partir dos anos 2000, certamente as brasileiras chamadas Liriel serão bem jovens, adolescentes e crianças. Como o seu período de boom já passou, conseguiu poucos registros no estado de São Paulo em 2015: foi registrado 2 vezes e as grafias Liryel e Lyriel obtiveram 1 registro cada. Em Portugal é um nome que ainda não foi descoberto: não faz parte da lista do IRN (sinal de que nunca houve o pedido para admissão) e não teve nenhum registro em 2015.

Sendo incomum, as referências são pequenas; a única que encontrei foi Liriel Higa, uma jornalista que trabalha na linha editorial do New York Times.

Talvez Liriel possa funcionar como uma alternativa feminina a Ariel, que na verdade é um nome masculino usado por vezes como unissex; também pode ser uma alternativa a Lira (que tem como ponto fraco o uso como sobrenome/apelido). Liriel pode ainda agradar todos que gostam de nomes diferentes, ligados às artes e que tenham alguma coisa de etéreo, divino e mágico! Ele pode surpreender!

Já conheciam Liriel?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, Infoescola, IRN, Names Org, O Blog dos Nomes, Think Baby Names, Wikipédia, Youtube.

34 comentários:

  1. Não conhecia Liriel. O texto foi escrito com tanto carinho e entusiasmo que consegui simpatizar, a associação à música é fantástica.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, e acho o nome lindo mas fico em dúvida entre Liriel e Liriah.O que acham de Liriah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço Liriah, só conheço Liria, que acho bonito(significa liberdade em albanês). De qualquer forma prefiro Liriel, acho muito lindinho :)

      Excluir
    2. Amo, afinal esse é meu nome rs 😍

      Excluir
    3. Eu achava meu nome muito estranho mais agora que sei seu significado goto muito dele

      Excluir
  3. Obrigada Patricia! Bonito o significado de Liria. Mas entre Liria e Liriel fico com Liriel. E tenho uma queda por Liriah rs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo texto explicativo!
    Há tempos, busco algo que explique o nome Lyriel.
    Já tinha meu conceito formado e se parece muito com o descrito aqui, mas nunca publiquei com tanta minuciosidade.
    Parabéns pelo texto!
    P.S.: Minha filha de 7 anos se chama LYRIEL.❤��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michelle, ficamos felizes que tenha gostado do post. Beijinhos para a sua Lyriel ;)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. A Que amor de texto! Me chamo Liriel ❤

      Excluir
    3. Minha filha chama Liriel. Ela nasceu em 2008. Dei esse nome a ela através da cantora gospel. Achei muito lindo e abençoado esse nome.

      Excluir
  5. Amei o texto! Grata Se tiver uma filha se chamará Liriel

    ResponderExcluir
  6. amei e agora amo ainda mais meu nome

    ResponderExcluir
  7. Amei o significado do meu nome , raramente encontro pessoas chamadas Liriel e Sempre quis saber o que significava .

    ResponderExcluir
  8. Amo esse nome e a anos fico sonhando em ter uma filha só para dá esse nome pela qual sou apaixonada.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei lindo até por que meu nome é Liriel

    ResponderExcluir
  10. Eu sou masculino e me chamo liriel é verdade que esse nome é uni sex?

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Liryel e eu nasci em 2002

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto sempre quiz saber oq o meu nome significava (Liriel) 😍

    ResponderExcluir
  13. Lindo, melódico, celestial! É um nome doce e cativante *-* tbm gosto de Líria, Layra e Lira. Uma graça de nome. Puro encanto!

    ResponderExcluir
  14. Amooo, meu nome é Liriel e amo cantar, a música faz parte de me 😍😍👐

    ResponderExcluir
  15. Em fim consegui ter uma filha mulher e colocar o nome Liriel. amo demais esse nome. Mais amo mais ainda a dona desse nome.
    Minha Liriel hoje com 1 aninho.

    ResponderExcluir
  16. Como eu sonhei com a minha menina Liriel 💕💕💕 melhor parte de mim

    ResponderExcluir
  17. Eu me chamo Liriel, esse texto revigorou minha alma

    ResponderExcluir