quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Lorenzo


Alegre e otimista, Lorenzo é um dos nomes mais populares do Brasil e em Portugal vai ganhando terreno. Tem a seu favor o inconfundível carisma e a simpatia dos nomes italianos. Tudo isso entremeado com uma vibração moderna com toques de romantismo. Sim, existe um lado romântico em Lorenzo e apesar de seu ar despojado, não perde a elegância. É difícil ficar imune à um nome com apelo tão atraente. Lorenzo veio pra ficar!

Lorenzo é a forma italiana e espanhola de Lourenço. Se origina a partir do cognome romano Laurentius que significa natural de Laurento, uma antiga cidade italiana. Laurento  deriva do latim Laurus, que quer dizer louro. De uma forma simplista poderíamos dizer que o significado do nome Lorenzo seria aquele que veio de Laurento, a cidade dos louros, só que o louro para os antigos romanos era muito mais que uma planta, era um símbolo de glória e vitórias. Não seria errado definir Lorenzo como um nome vitorioso, não acham?

Durante a Idade Média foi nome muito presente entre artistas italianos como os pintores Lorenzo Costa (1460-1535) e Lorenzo Lotto (1480-1556). Há que se destacar também a figura de Lorenzo de Médici (1449-1492), estadista italiano conhecido como Lorenzo, o Magnífico. Lorenzo de Médici foi um dos patronos do Renascimento patrocinando grandes artistas como Botticelli e Michelangelo. Ressalto ainda o arquiteto e escultor italiano Lorenzo Maitani (1255-1330) e o matemático Lorenzo Mascheroni (1750-1800). Ainda no campo das artes encontramos Lorenzo como um dos personagens da obra clássica O Mercador de Veneza, de William Shakespeare e no filme O Óleo de Lorenzo (em Portugal Acto de Amor), baseado na tocante história real de Lorenzo Odone (para saber mais clique aqui).

Na Itália Lorenzo é um nome do momento, em 2014 ocupou a terceira colocação no ranking italiano e desde 1999 faz parte do top 10! Também se sobressai na França e na Suíça. Nos Estados Unidos permanece de uma forma constante entre o top 200 a 400 há vários anos.

No Brasil está bastante popular, ocupa atualmente a posição #13 do ranking nacional e em 2015, no estado de São Paulo, conseguiu expressivos 4 692 registros! Segundo o IBGE, a frequência é de 8 366 brasileiros assim chamados. Começou a se destacar nos anos 90 e apresenta seu auge agora, nos anos 2000. Em Portugal já conseguiu seu espaço no top 100 ocupando em 2015 a posição #99 com 29 registros. Como foi aprovado apenas em 2016,  e agora todos os portugueses podem registrá-lo livremente (antes era permitido apenas à portugueses com dupla nacionalidade ou estrangeiros), acredito que seus números subirão mais ainda nos próximos anos.

Lorenzo foi um mártir cristão do terceiro século e em sua homenagem muitas localidades, em diversos países, receberam o nome San Lorenzo. Inclusive o tradicional clube de futebol da Argentina, San Lorenzo de Almagro tem o nome em função do santo.

Dentro das referências contemporâneas cito Lorenzo Lamas (ator americano), Lorenzo Milá (jornalista e apresentador espanhol) e Jorge Lorenzo Guerrero (motociclista espanhol).

No meu gosto pessoal, vejo Lorenzo como uma versão mais leve, alegre e moderna de Lourenço. É carismático e descomplicado, fica bem em qualquer idade. Com muito charme consegue ser doce sem deixar sua força se esvanecer. É um nome que brilha!

O que têm a dizer sobre Lorenzo?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Olho para Lorenzo e lembro-me logo do Médici. Confesso que o nome não me entusiasma, assim como também não acho Lourenço nada de especial, mas entre os dois prefiro a versão portuguesa - acho mais suave.

    ResponderExcluir
  2. Lorenzo é provavelmente meu nome masculino preferido. Na verdade, não tenho nenhum nome masculino que amo muito, mas dos que vi por aí até hoje acredito que esse seja o melhor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É um nome lindo! Pena que a popularidade de Enzo estragou o nome Lorenzo.

    ResponderExcluir