segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Nico


Um mimo de nome que tem estado longe dos palcos portugueses e brasileiros. Nico tem todo o potencial de uso em português, não criando problemas ou confusões quanto à pronúncia e tem o grande trunfo de ser um nome pequenino, amoroso e profundamente internacional! Tudo o que se quer neste momento!

Para além das mais-valias acima expostas, repare que Nico não é assim tão pouco familiar junto dos nossos povos! Se gosta de Nicolau mas parece-lhe uma opção muito antiga ou ultrapassada e/ou se gosta da versão Nicolas/Nicholas mas é demasiado popular para o seu gosto (pelo menos no Brasil), acho que Nico vem a preencher um espaço muito desejado para si! Mantém a doçura e o impacto de ambos os nomes mencionados aqui. Que, na verdade, são exatamente o mesmo nome. Isso mesmo! Nico é um diminutivo comum dessas versões e é precisamente a partir da popularização do diminutivo que Nico se tornou um nome próprio!

Como parente destes nomes, Nico é de origem grega, através do nome Νικολαος (Nikolaos) que combina os elementos nike (vitória) e laos (povo). Como Nico apenas preserva a primeira parte do nome original é correto dizer que Nico significa apenas vitória, um significado muito apreciado pelos nossos leitores e pela população em geral. Por curiosidade, do mesmo elemento linguístico grego chegou-nos também o nome feminino Eunice, e embora eu dissesse que Eunice faria um melhor par com Nicolau em termos de estilo, nada impede de formar par com Nico se a sua intenção for formar um par com o mesmo significado!

Infelizmente, em Portugal Nico é explicitamente proibido pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN), pelo que os Nicos registados em Portugal serão ou filhos de pais estrangeiros ou de pais com dupla nacionalidade (um registo em 2013). De outra forma, neste momento, é impossível registar um pequeno Nico em Portugal. Já no Brasil, onde não há restrições, é possível utilizar este nome ainda que não haja tradição no seu uso (existem menos de 300 pessoas com este nome no Brasil). Em São Paulo, em 2015 foram registados 7!

Fora dos nossos países, Nico já preenche alguns tops, como o da Áustria, Estados Unidos da América, Itália e Suíça! Que acha deste nome?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, O Blog dos Nomes (Eunice) e SPIE

5 comentários:

  1. Eu amo Nico. Super cogito para um futuro filho.
    É lindo, doce e charmoso. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Como nome não gosto, mas curto como apelido para Domênico. :)
    Ótimo post, Joana!

    ResponderExcluir
  3. Acho simpático como apelido, como nome próprio não aprecio, parece incompleto.

    ResponderExcluir
  4. Eu e meu namorado adoramos nomes gregos. Ainda não tínhamos nenhum preferido até esse post. Adoramos Nico! Estamos cogitando colocá-lo em um filho <3

    ResponderExcluir
  5. Meu pai se chamava Novidades apelido Nico

    ResponderExcluir