sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Thierry


Os nomes franceses sempre me despertaram um certo fascínio, gosto do ar naturalmente cool e da forma belíssima com que são pronunciados. O charmoso Thierry é um desses exemplos, e não poderia deixar de abordá-lo. Soa familiar por ter portadores muito conhecidos internacionalmente e acho que pode se adequar perfeitamente ao uso em países lusófonos. 

Apesar do ar moderninho, Thierry é um nome antigo. É a versão francesa de Teodorico, que por sua vez deriva do germânico Theudric, composto pelos elementos theud (povo) e ric (governante ou poderoso). Sendo assim, o significado do nome Thierry é governante do povo ou povo poderoso. Acho os significados muito fortes e emblemáticos, me fazem gostar ainda mais do nome! A associação à Teodorico talvez seja novidade para muitos, mas a versão que mais me surpreendeu foi Dereck! Sim, Dereck e Derrick (que nada têm a ver com Erick) são formas de Thierry em inglês, além da também surpreendente Dietrich, em alemão. O mesmo nome com versões tão distintas entre si!

Na França era muito popular na Idade Média, principalmente em famílias da realeza, como, por exemplo, Thierry da Alsácia, conde de Flandres e seu pai, o duque Thierry II de Lorraine, conhecido como O Valente. Outra figura de destaque em épocas distantes é São Thierry. Comemorado em 1 de julho, fundou um mosteiro na colina de Mont d'Hor, hoje chamada Saint Thierry.  Em tempos contemporâneos, o estilista francês Thierry Mugler ganhou fama internacional na parte da moda, juntamente com sua marca de perfumes. Lançado em 1992, Angel é um clássico da perfumaria mundial que leva a marca Thierry Mugler. O futebolista francês Thierry Henry, que tantas vezes defendeu a seleção da França e marcou presença em grandes clubes, também contribuiu para que o nome ficasse conhecido em várias partes do mundo.

O período de auge em seu país de origem foi nos anos 60, mais especificamente em 1964, quando nasceram 25 519 Thierrys. É bastante conhecido, já que existem 289 424 franceses chamados Thierry, um número bem expressivo. Hoje em dia não é mais um nome da moda, em 2013 apenas 29 meninos receberam o nome Thierry. A idade média de seus portadores é de 50 anos. Durante os anos 60 também se destacou na Suíça.

Vem chegando de mansinho no Brasil, e apesar de pouco visto, soa familiar por causa do ator brasileiro Thierry Figueira, que ganhou notoriedade nos anos 90. Existem 2 850 brasileiros  chamados Thierry, segundo dados do IBGE. O nome começou a ser registrado de forma muito tímida nos anos 60 e aos poucos foi se estabelecendo até se sobressair moderadamente nos anos 90. Nos anos 2000 chegou aos 1 743 registros, atingindo seu auge. No estado de São Paulo, em 2015, foi registrado 63 vezes. Em Portugal apenas a grafia Tierri (um aportuguesamento de Thierry) é aceita, mas o nome ainda não conquistou os portugueses, pois conseguiu somente 3 registros em 2015. Mesmo não admitido, Thierry obteve 2 registros no mesmo ano. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 a grafia Thierry passou a ser autorizada em Portugal***

Thierry é um nome com inúmeras referências entre os franceses:
  • Thierry de Chartres (filósofo);
  • Thierry Ruinart(monge beneditino);
  • Thierry Maulnier (jornalista, dramaturgo e crítico literário);
  • Thierry Meyssan(jornalista), entre outros.

Acredito que a grafia de Thierry pode agradar os brasileiros que tanto gostam de nomes com th (como visto em Matheus e Thiago, por exemplo) e também com y. É um nome que originalmente possui essas letras, ponto à seu favor. Para os portugueses, mesmo a grafia adaptada, Tierri, tem sua beleza e não deixa de transmitir o ar francês, a graciosidade permanece. Para os dois países é uma lufada de ar fresco, uma opção que merece ser analisada com carinho!

Acham que Thierry/Tierri é uma boa escolha?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, IBGE, IRN, Journal des Femmes, Nameberry, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Gostei! Não é um nome em que se pense muitas vezes, mas realmente tem esse ar moderno e "cool". Não fazia ideia da associação a Teodorico, que acho engraçado mas completamente ultrapassado para os nossos dias. Boa escolha Patrícia!

    ResponderExcluir
  2. É o segundo nome do meu filho mais novo

    ResponderExcluir
  3. Acho uma excelente opção para quem gosta de nomes com a letra T. O nome Thierry soa bem elegante, internacional e fácil de falar. Com certeza, irei pensar com carinho nesse bonito nome!👼🏻🥰

    ResponderExcluir
  4. É o meu nome, fiquei tão feliz lendo, nunca conheci ninguém com meu nome.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho se chama Thierry, acho um nome lindo e diferente, o significado quando pesquisei é Dádiva de Deus e ele é um rapaz abençoado!

    ResponderExcluir