quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Ângela - Atendendo a Pedidos


Ângela, Ângela. Não posso dizer que já desgostei dele, mas já houve alturas em que comparativamente a Angelina, que é um dos meus favoritos absolutos, Ângela me pareceu bem mais sem graça do que parece agora. Hoje olho para Ângela com todo o respeito que ele merece, como nome antigo que marcou várias gerações e é ainda hoje em dia relativamente apreciado pelas famílias portuguesas.

É um nome de origem grega, que significa mensageira. Naturalmente tem uma relação etimológica com a palavra Anjo que remete para as criaturas celestiais muito apreciadas um pouco por todas as culturas e religiões, independentemente dos nomes que se lhes dão. Pessoalmente, acho a associação muito bonita e o significado realmente lindo! A conotação religiosa não me atrapalha e acho bem mais engraçado Ângela do que uma possível tradução literal como Anja. Ângela é bonito, é delicado!

Olhando para o gráfico de evolução do uso de Ângela em Portugal, apercebemo-nos que o nome começou a ser mais utilizado a partir da década de 60 até 1980, aproximadamente. Depois dessa altura, Ângela foi decrescendo até atingir a popularidade que tinha no início do século XIX, onde rondava os 40 registos anuais. Com efeitos, em 2013 foram registadas em Portugal 39 meninas com este nome, em 2014, 40 (mais 9 sem acento), e em 2015, 37. Foram ainda registados 25 compostos como Ângela Sofia (5), Ângela Maria (4), Ângela Filipa (2) ou Ângela Isabel.

Curiosamente, os nossos países parecem andar quase sempre de mãos dadas neste aspeto das prevalências das modas em determinadas gerações e o mesmo se verifica com Ângela. Também foi nas décadas de 60 e 70 do século passado que Ângela foi mais utilizado pelos brasileiros, tendo decrescido desde então. Estima-se que existam cerca de 200 mil pessoas com este nome na totalidade do território brasileiro. No Estado de São Paulo, em 2015 foram registadas 89 meninas com este nome e alguns compostos como Ângela Cloé, Ângela Gabriela, Ângela Valentina ou Ângela Vitória.

Este é um nome com grande potencial internacional, diz-se praticamente da mesma forma em todos os países, sendo, por exemplo o nome da chanceler alemã Angela Dorothea Merkel, um dos vários nomes da Rainha Isabel I de Inglaterra, a Rainha Mãe, e o nome de uma princesa do Liechtenstein. É também o nome de várias personagens literários e cinematográficas, como por exemplo Angela Montenegro da série Bones e Angela Weber da saga Twilight.

Considerariam utilizá-lo?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry e SPIE.

10 comentários:

  1. Muito obrigada!! Fiz este pedido porque tenho uma irmã gémea com o nome Ângela e, ao contrário do meu nome, há muito pouca informação sobre o dela. A partir de hoje serei uma leitora assídua do vosso blog. Continuem o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado do nosso blog! Obrigada pelas palavras simpáticas! :D

      Excluir
  2. Nunca havia lido sobre meu nome 😊 Adorei! ❤️

    ResponderExcluir
  3. Acho um bom nome mas não consideraria usar, acho que por soar datado para mim. Já a versão masculina, Ângelo, essa sim poderia usar, adoro! Gosto bem mais de Ângelo que de Ângela.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de Angela acho datado e sem muita graça.

    ResponderExcluir
  5. É um bom nome
    Gostaria de saber sobre o nome Angel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Assim que possível faremos um post sobre Angel. Obrigada pela participação.
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  6. Acho muito lindo! Como sou católica fico com Ângela Maria.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou Ângela Mónica. Antes não gostava do meu nome mas passei a gostar mais quando soube que seu significado, é "Mensageira de Deus" deriva de Anjos, Angelus.

    ResponderExcluir