quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Athos - Atendendo a Pedidos


O nome Athos poderá ser conhecido pela maioria das pessoas como um dos mosqueteiros, companheiros de D'Artagnan da famosa obra Os Três Mosqueteiros do escritor francês Alexandre Dumas. Mas esse Athos não é o único Athos do mundo, nem foi invenção do escritor. Dumas tirou esse nome da terra de onde o personagem era natural, Athos-Aspis. E assim Athos se tornou um nome famoso na boca da maioria dos apaixonados pela literatura desde então. Personagem essa cheia de carácter e valentia.

Mas surpresas das surpresas, o nome Athos apesar de ser considerado um nome literário é também um nome mitológico, mais precisamente com origem na mitologia grega. A lenda conta que Athos era um dos Gigantes, uma das Crianças de Gaia, que atirou uma montanha ao Deus Zeus. O Deus Zeus como resposta atirou a montanha ao chão que caiu perto da região da antiga Macedônia e então ficou conhecida como "Monte Athos" ou "Montanha Sagrada".

Para quem gostaria de saber o significado de Athos infelizmente não foi encontrado em nenhuma fonte fidedigna com um significado específico, mas sim só são conhecidas as suas origens que já referi e que a meu ver são fabulosas.

No Brasil, ao pesquisar no site do IBGE podemos verificar que existem muitos Athos pelo país fora mas não é um nome que possa ser considerado como popular, longe disso, já que o número de pessoas com este nome são menos de 100 em cada estado, à excepção de Minas Gerais, onde já existem bem mais de cem com este nome, 822 mais concretamente. Em São Paulo 367 pessoas. Estes dados deixam-me a pensar que Athos não é um nome desconhecido no Brasil, mas sim raro. Quanto à popularidade ao longo das décadas, Athos era praticamente desconhecido até 1970 onde a partir daí passaram a nascer mais pessoas com esse nome e só tem vindo a crescer em popularidade. De acordo com a ARPEN/SP, em 2015, Athos teve 11 registos, quem sabe aos pouquinhos irá começar a subir mais e mais?

Em Portugal, Athos não é um nome aceite, infelizmente, e talvez por isso não tenha tido registos em 2015, o que é algo que acho um pena pois considero um nome perfeitamente usável, internacional e muito charmoso! Gostaria que um dia alguém com muito bom gosto resolva fazer o pedido e que este nome se torne aceite. Quem sabe? ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Athos passou a ser autorizado em Portugal ***

Athos é um nome com uma grafia simples e muito fácil de dizer em qualquer idioma. Quem gosta de nomes internacionais penso que Athos seja uma excelente opção. Além dessa vertente internacional eu vejo em Athos um nome com carácter, bem masculino e único. Adoro!

E vocês o que acham de Athos?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, IBGE, Público, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

16 comentários:

  1. Aaaaaai meu 💙 ... Demais!! Finalmente um texto sobre o nome Athos 😊 Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Também acho Athos um nome muito charmoso! Desconhecia a ligação com a mitologia, adorei saber mais. O post está muito bom e a foto um encanto! Amei!

    ResponderExcluir
  3. É um nome diferente gostaria de saber sobre o nome luara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já publicamos o post sobre Luara, vou deixar o link:


      Excluir
    2. http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/02/luara.html?m=1

      Excluir
    3. Obrigado gostaria de saber também sobre Laisa ou é Laiza não sei qaul a grafia correta sa tres parentes minha chamadas Laisa Kailane, Luara e Luna esta chegando mas um casal de gemeos mas esta sem nome

      Excluir
    4. Laiza/Laisa são consideradas variantes de Laísa que por sua vez é uma variante de Laís. Podem ser também a forma escrita da pronúncia em inglês de Liza, um diminutivo de Elizabeth.

      Excluir
  4. Tudo nesta publicação é fantástico, a começar pela escolha da foto que adorei! Gosto imenso do nome por associação aos mosqueteiros, sinceramente. Acho uma referência muito bonita, muito interessante e internacional. Tenho pena que não seja aceite em Portugal, embora não ache que o colocasse na minha lista de nomes favoritos. Também não conhecia a associação à mitologia, achei muito interessante. Precisamos de quem aposte nestes nomes diferentes e bonitos!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo texto, colocarei o nome do meu filho de Athos. Até agosto terá mais um Athos no mundo.

    ResponderExcluir
  6. Em setembro chega meu Athos!!! Primeiro nome da lista se o bebê fosse menino. Sempre gostei, acho lindo, forte,charmoso.

    ResponderExcluir
  7. Em agosto está previsto para o dia :28 de 2019 o nascimento do meu primeiro netinho e ele receberá o nome de Athos Henrique estamos ansiosos pela chegada do nosso príncipe

    ResponderExcluir
  8. Amei o modo como esse nome foi descrito! Realmente amo meu nome, nunca o mudaria S2.
    E meus parabéns ao Blog pela gramática e profissionalismo usados ����

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Parabéns pelo texto. É um nome verdadeiramente forte. Sempre fazem referência com "atos dos apóstolos: piada que mais ouvi, mas atos da bíblia é referente a Ação, ato de agir. Enfim, amo meu nome!

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Parabéns pelo texto. É um nome verdadeiramente forte. Sempre fazem referência com "atos dos apóstolos: piada que mais ouvi, mas atos da bíblia é referente a Ação, ato de agir. Enfim, amo meu nome!

    ResponderExcluir