quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cecília - Atendendo a Pedidos


Cecília é um nome melódico e delicado com muita história associada a ele. 

Sei que há controvérsia quanto à escolha deste nome para uma filha pois sempre surge alguém que menciona o fato de Cecília significar cega. De facto, o nome surgiu da palavra latina caecus que, literalmente, significa cega. No entanto é preciso analisar o contexto da palavra. É igualmente comum – e só para confundir um pouquinho mais as mamãs e papás que buscam pelo significado de Cecília – encontrar este nome associado a sabedoria, justiça ou guardiã da música. Então, afinal, em que ficamos? Veremos que todas estas definições ou associações estão corretas. 

Cecília como cega, justa e sábia:

A sua origem remete-nos para a época do Império Romano. Segundo parece, o nome Caecilius (outra derivação da palavra caecus) começou a ser usado como sobrenome romano de uma família nobre.

A palavra original, caecus, como supra citado significa cego/a; mas se hoje em dia pode-se considerar a cegueira como um fardo, encarando com negatividade, não era assim tido pelos nossos antepassados romanos. A cegueira em si era na verdade considerada uma virtude ligada à sabedoria. Acreditavam que os cegos tinham um dom especial para ver além das aparências e, consequentemente, para ouvir, analisar e decidir sabiamente. É devido a isso que é relativamente comum encontrar o nome Cecília associado à descrição de a sábia ou a justa (e quem não conhece a famosa frase “A justiça é cega”?). Sim, a cegueira e a justiça estão também ligadas na forma de Themis, a famosa figura que representa uma mulher vendada com uma balança em mãos (que hoje em dia é usada nos tribunais). Logo, cegueira, justiça e consequentemente sabedoria estão intrinsecamente ligadas. 

Cecília como guardiã da música:

Ainda na época romana o sobrenome tornou-se nome próprio na forma Caecilia. Este era o nome da hoje considerada Padroeira da música (ou dos músicos), que viveu no século III e pertencia a uma nobre família romana. Foi condenada à morte – por 2 vezes! - por não aceitar os deuses romanos e persistir em sua fé cristã. Conta a história que da primeira vez tentaram asfixia-la com os quentes vapores de uma sala de banho turco (outras versões relatam água fervente); no entanto Cecília (ou Caecilia), ao invés de render-se ao medo, cantou louvores a Deus e saiu ilesa. Dizia-se também que ela ouvia cânticos vindos dos céus. Isto rendeu-lhe então, posteriormente, a consagração de Padroeira dos Músicos. Caecilia acabou por morrer após ferimentos de tentativa de decapitação. Devido a esta então proclamada Santa, o nome tornou-se famoso na idade média e posteriormente, no seculo XVIII, na forma como o conhecemos hoje: Cecília. É, portanto, este o motivo que associa o nome Cecília à música/padroeira da música ou guardiã dos músicos. 

Cecília nos nossos dias:

Em Portugal, Cecília nunca foi demasiado usado e nos dias de hoje diria que é quase raro, tendo alcançado (como primeiro nome) apenas 13 registos em todo Portugal ao longo de 2015 e 27 registos no ano de 2014. No Brasil a sua popularidade começa a ser maior e em dadas regiões é possível encontrar várias criancinhas com este nome melódico. O nome alcançou a posição #31 no ano passado no Brasil no Top 100 feminino.

Pessoalmente este nome encanta-me. A sua sonoridade assemelha-se quase a um sussurro e ao mesmo tempo não acho que seja um nome “fraco”. Tem para mim a presença de um nome antigo e elegante, conhecido e ao mesmo tempo pouco usado (mas não esquecido!) na maioria dos países (embora no Brasil esteja cada dia mais popular). Posso estar sendo parcial, afinal gosto imenso deste nome, mas penso que é uma excelente escolha especialmente para Portugal pois ainda mantém o equilíbrio que o coloca na definição de “pouco usado mas bem aceite” , unindo o fato de que é também um nome conhecido internacionalmente, o que para mim só trás vantagens. 

Para quem gosta de diminutivos, como eu, Cecília permite bastantes; ficam aqui alguns: 

Ceci, Ciça, Céli(a) Cila, Cecil, Cici (ou ainda Sissi se quiserem associar à Imperatriz Sissi da Áustria, que por curiosidade chamava-se Elizabeth/Isabel)…e ainda Lia, Lili, Lilia. Os meus preferidos são Ceci, Sissi, Lia e Lili, mas no Brasil o mais comum é Ciça como diminutivo de Cecília

A critério de curiosidade, copiei de um site (nombra.me) a seguinte lista: 

(Nota especial para a variante Tsetsiliva. Digam lá se conseguem pronunciar!)

Cecília e suas variantes em outros idiomas: 
Na antiguidade: Caecilia
Checo: Cecílie, Cecilie
Danês: Cecilie, Cille, Silje, Sille
Francês: Cécile
Irlandês: Sheila, Síle
Croata: Cecilija, Cila
Húngaro: Cecília, Cili
Norueguês: Cecilie, Silje
Polaco: Cecylia
Russo: Tsetsiliya
Eslovaco: Cecília
Esloveno: Cecilija, Cila, Cilka

Diminutivos de Cecília: 
Alemão: Silke, Zilla
Inglês: Cece, Celia, Cissy, Sissy, Sissie
Finês: Silja
Neerlandês: Cilla, Silke
Sueco: Cilla

Variantes de Cecília:
Inglês: Cecelia, Cecily, Cicely
Neerlandês: Cécile

Masculino de Cecília:
Inglês: Cecil
Espanhol: Cecilio
Italiano: Cecilio

Por fim, algumas personalidades famosas com este nome:
  • Santa Cecília, Padroeira da Música;
  • Cecília Meireles (escritora);
  • Cecília Dassi (atriz brasileira);
  • Cécilia Ciganer-Albéniz (uma das ex primeiras-damas da França);
  • Cecilia Bartoli (música);
  • Cecilia Beaux (pintora);
  • Cecilia Beuchat (escritora);
  • Cecilia Chancellor (modelo);
  • Cecilia Hart (atriz); 
  • Cecilia Herrera Martinez (escritora); 
  • Cecilia Krieger (renomada matemática);
  • Cecilia Paez (escritora); 
  • Cecilia Parker (atriz); 
  • Cecilia Tan (escritora);
  • Cecilia Tishy (escritora);
  • Cecilia Wennerström (artista jazz).

Para mim, Cecília remete-me a doçura, serenidade, sobriedade, sabedoria, música e justiça. É um nome que considero “querido” e que ocupa o meu top 5 de nomes preferidos para menina! E, lembrem-se, o seu significado literal tem muito por detrás a ser considerado, por isso não se prenda a ele!

Susana.

E então, o que pensam deste nome e tudo o que engloba? 

12 comentários:

  1. Gostei imenso do texto, Susana! E concordo inteiramente com a descrição, acho-o doce, sereno e melódico, é um verdadeiro mimo! Folgo em saber que Cecília nunca foi muito utilizado em Portugal, não aprecio muito nomes datados e acho que realmente Cecília tem um equilíbrio fantástico entre o antigo e o elegante, como foi referido! Escusado será dizer que também está entre os meus favoritos para menina :D E, já agora, permite-me acrescentar que dado o contexto português acho Amália & Cecília um par acima de fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, adorei o texto, acho um boné tão encantador, se eu tiver gêmeas serão Cecília e Elis, meu noivo é espanhol e foram os únicos que conseguimos entrar em consenso, que ficam bem tanto no Brasil qto na Espanha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, adorei o texto, acho um boné tão encantador, se eu tiver gêmeas serão Cecília e Elis, meu noivo é espanhol e foram os únicos que conseguimos entrar em consenso, que ficam bem tanto no Brasil qto na Espanha.

    ResponderExcluir
  4. O post está ótimo, muito esclarecedor e rico, parabéns Susana! Reconheço todas as qualidades de Cecília, é um nome bonito e elegante, só que ele não me cativa. Simplesmente não me diz muito, por algum motivo não me empolga.

    ResponderExcluir
  5. Também gostei muito do texto.
    Gosto muito de Cecília, é delicado e romântico.

    ResponderExcluir
  6. Lindo post gosto muito desse nome.
    Porfavor faz um post com nomes femininos com a letra R nao muito popular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Obrigada pelo seu pedido tão interessante!
      Assim que possível daremos resposta!

      A Equipa do Blog dos Nomes

      Excluir
  7. Quando penso em Cecília, sempre lembro de Cecília Meirelles,poetisa brasileira. Com certeza, é um ótimo escolha para uma filha.

    ResponderExcluir
  8. Sempre discordei que um nome tão doce podesse carregar um significado tão pesado. Concordo em gênero, número e grau com o texto publicado. Ana Cecília é um nome simplesmente MAIS QUE PERFEITO. #pódio n. 1#

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse texto porque sou apaixonada por Cecilia e o seu significado era o que me fazia ficar com o pé atrás. Pensava cá comigo: "Como pode um nome tão lindo com um significado tão desagradável?" Ah você não sabe como fiquei contente em ler este texto, pois com perdão do trocadilho a cega era eu que estava totalmente presa a este significado.
    Há uns anos conheci uma pequena chamada Maria Cecilia. Linda, Cativante, uma verdadeira graça o que me fez amar mais ainda o nome.

    ResponderExcluir
  10. amei o texto, fez me amar ainda mais o meu nome😍❤

    ResponderExcluir
  11. Penso em colocar o primeiro e segundo nome a uma filha.
    Lília Cecília. Também penso em Lília Lis mas tem o mesmo significado e Cecilia, até pode combinar melhor. melhor.

    ResponderExcluir