domingo, 30 de outubro de 2016

Ezequiel


Existem nomes que nos passam ao lado por toda uma vida, mas que a dado momento, sendo notado em certo contexto fora do quotidiano, se tornam distintos à sua maneira. O nome que hoje vos abordo, Ezequiel, foi um desses casos, e confesso que tendo-o ouvido recentemente, fez-me simpatizar muito com ele!

Ezequiel é a versão portuguesa e espanhola de Ezekiel, que deriva do hebraico יְחֶזְקֵאל (Yechezqel) que significa Deus fortalece, através dos elementos hózqáh que significa força e El que quer dizer Deus. Um significado que inspira esperança e proteção, ótimo para quem tem os significados dos nomes muito em conta!

Tal como Ezequiela, este nome consta como aceite na lista do IRN, porém os seus registos não são extraordinários. Em 2015 obteve apenas 5 registos e de 1920 a 1980 a sua média foi de aproximadamente 27 registos por ano. No Brasil, mais concretamente no estado de São Paulo foram registados também em 2015, 379 meninos com este nome, o que demonstra um diferencial enorme entre Portugal e Brasil. Lá, a sua frequência é de mais de 64 mil pessoas, tendo a maior parte nascido nos anos 2000.

Este foi o nome dado a um dos livros e a um dos considerados mais importantes profetas da Bíblia: Ezequiel, o precursor de visões apocalípticas. No Antigo Testamento, consta que Ezequiel terá passado vinte e dois anos exilado da sua cidade, Babilónia, e durante esse tempo teve recorrentemente visões proféticas. No Dicionário de Nomes Próprios notei uma informação que nos diz que Ezequiel é bastante popular como nome de batismo no Brasil, já em Portugal, trata-se de um nome bastante raro atualmente, como já foi visto.

Além do profeta bíblico, existem também bastantes referências a este nome ao redor do mundo, como por exemplo:
  • Ezequiel Garay, Ezequiel Ham, Ezequiel Ponce, Ezequiel Rescaldani e Ezequiel Lavezzi - futebolistas argentinos;
  • Ezequiel Schelotto - futebolista ítalo-argentino;
  • Ezequiel Rodríguez - ator argentino;
  • Ezequiel Pereira - pintor português;
  • Ezequiel Zamora - político e militar venezuelano;
  • Ezequiel Canário - antigo atleta português;
  • Ezequiel Jacinto de Biasi - futebolista brasileiro;
  • Ezequiel Neves - ator, produtor musical e jornalista brasileiro;
  • Ezequiel Mosquera - ciclista espanhol;

Dentro de tantas boas referências, é certo que Ezequiel não será um nome que o deixará indiferente. É ainda propício a diminutivos como Zack ou Zeck que trazem mais jovialidade ao nome. Outro ponto forte, pelo menos para mim, é a sua grafia pouco comum, e que chama a atenção sem ter necessariamente que ser extravagante. Este é um nome com o qual simpatizo muito e gostaria, com certeza, de ver a ser mais utilizado por Portugal!

O que acham de Ezequiel?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Público, SPIE, IRN, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Lindo significado muito interessante gostaria de saber do nome Andriel e se a form com H (Handriel) tabem e correta ?
    E que nome de irmao e irmã seriam os pares perfeitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A forma correta é Andriel, sem h. Em breve abordaremos esse nome e no post deixaremos sugestões de pares para irmãos.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Ezequiel nunca foi um nome que me cativou, mas o post tão agradável me fez simpatizar com ele. Como diminutivo acho que também ficaria bem Quiel/Kiel, acho bonitinho.

    ResponderExcluir
  3. Ezequiel! Mais um nome para a.minha lista! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto . Quero colocar no meu filho que vai nascer em maio de 2020

    ResponderExcluir
  5. Olá me chamo Ezequiel Gouveia , antes não gostava muito por ser bastante jovem, achava um indulto, mais como os anos se passavam comecei a perceber o tal renomeado nome significava para deus, pois fui criando no berço evangélico, e hoje tenho o orgulho e o privilégio de me chamar EZEQUIEL🙏💪☝️

    ResponderExcluir
  6. Meu filho chama Ezequiel nascido no ano de 2015 , me chamou bastante atenção, também por não ser um nome muito popular, bem diferente e um nome de presença,, 🥰

    ResponderExcluir