segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Génesis/Gênesis - Atendendo a Pedidos


Um nome forte e profundamente bíblico. É ousado, marcante e de uso corajoso! Uma Génesis/Gênesis não passará desapercebida e acredito que terá um nome com uma presença muito sólida.

Analisando os fóruns internacionais de discussão de nomes, podemos concluir que Génesis/Gênesis divide muitas pessoas: umas adoram-no pela conotação religiosa e pela sonoridade, outras detestam-no pelos mesmos motivos. Mas, apesar de haver muitas pessoas que estranham Génesis/Gênesis como nome próprio, a verdade é que o nome começa a subir na popularidade nos Estados Unidos onde, por exemplo, o badalado Nevaeh (que é simplesmente Heaven – céu/paraíso – ao contrário) está também no top 100 e é um nome profundamente inspirado pela religião. Também se sabe que existem muitos pais que procuram um nome bíblico para os seus filhos/as suas filhas e, na possibilidade de não se identificarem com nenhum em particular, Génesis/Gênesis é uma opção feminina muito original e marcante como, por exemplo, Éden, que já aqui abordámos.

Génesis/Gênesis é uma palavra de origem grega que significa nascimento, início ou começo, um significado que vai além da religião e se instala confortavelmente nas conceções do mundo natural. No entanto, apesar de ter uma origem viável, temos de advertir para a impossibilidade de registar este nome numa menina se for português (o IRN proíbe expressamente o seu uso). Em Portugal só temos registo de uma menina nascida em 2015 com este nome, provavelmente filha de pais estrangeiros. A este propósito lembro-me de uma colega minha dos tempos de escola, que me marcou precisamente pelo nome: Génesis Gabriela.

No Brasil estima-se que existam cerca de 1000 pessoas com este nome, nascidas entre 1930 e 2000 – o que é pouquíssimo dada a dimensão do Brasil. O nome é raro, portanto! Em São Paulo (2015) foram registadas 2 crianças chamadas Gênesis e o composto Genesis Pietro (mas o nome internacionalmente é feminino, não masculino, apesar de ser uma palavra gramaticalmente masculina também).

Já conheciam Génesis/Gênesis como nome próprio?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

5 comentários:

  1. Não conhecia e confesso que me surpreendi com o pedido do leitor, nunca tinha parado pra pensar em Gênesis como nome próprio. Acho enigmático, misterioso e musical(por causa da banda Genesis, onde Phil Collins foi vocalista). O curioso é que não faço a ligação à religião de imediato, a mim tem um ar de nome alternativo, no estilo de Cosmos. Também fiquei surpresa em saber que é um nome feminino, para mim soa como masculino e acho que para muita gente também, já que dos 1.953 brasileiros que têm esse nome, 1.828 são homens e apenas 125 são mulheres. De qualquer forma, para homens ou mulheres, Gênesis é sim um nome ousado e corajoso!

    ResponderExcluir
  2. me sinto perdida com Genessi...não sei se me encaixo em Genesis ou não me encaixo em nada...porque parece um Genesis escrito errado kkk

    ResponderExcluir
  3. I apologise for writing this in English. I would like to know who I can contact to get permission to use the photo as a reference for a painting.
    Many thanks

    ResponderExcluir