sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Luanda


Muitos nomes geográficos podem representar a força e a história de um povo e um belo exemplo é Luanda! Tão amoroso e ao mesmo impetuoso, altivo, nobre. Que interessante nome temos aqui! Totalmente adequado ao uso como nome próprio (a semelhança com Luana é inegável), o nome da capital da Angola é charmoso, estiloso e hoje ganha seu merecido espaço n'O Blog dos Nomes!

Como já mencionado, Luanda é a capital e maior cidade de Angola, país localizado no sudoeste da África. Seu idioma oficial é o português, sendo a terceira maior cidade lusófona do mundo (atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro) e também a mais populosa capital lusófona. Tem um importante porto marítimo e é o centro econômico do país. Os portugueses fundaram a cidade em 1576, com o nome de São Paulo da Assunção de Luanda. Em 1627, ela se tornou capital da colônia portuguesa de Angola. No início era um centro de comércio de escravos; as pessoas capturadas eram enviadas ao Brasil através do Oceano Atlântico.

Em 1975, Angola se tornou um país independente, com a capital estabelecida em Luanda. Sofreu por muitos anos com guerras civis, mas conseguiu superar as adversidades e tem se desenvolvido, atraindo turistas para suas belas praias. O carnaval, com origem e ritmos parecidos com os do Brasil, é mais uma atração.

A cidade ganhou o nome através de sua ilha (Ilha de Luanda) local onde os primeiros colonos portugueses se radicaram. O topônimo Luanda provém do étimo lu-ndandu. O prefixo lu era uma das formas do plural nas línguas bantu para se referir à zonas litorâneas (ilhas, rios, etc) e, no caso, referia-se à restinga rodeada pelo mar. Ndandu significa valor ou objeto de valor, uma alusão aos búzios colhidos na Ilha de Luanda que funcionavam como moeda corrente no antigo Reino do Kongo. Adaptando-se a pronúncia ao modo de falar, Lu-ndandu passou a ser Lu-andu. O vocábulo, no processo de aportuguesamento passou para o feminino, já que se referia à uma ilha, resultando em Luanda.

Outra hipótese para a origem do nome Luanda, é que ele derive de Axiluandas, nome dado pelos portugueses aos habitantes da ilha, porque uwanda, vocábulo em kitongo, servia para designar o trabalho no mar, ofício que essas pessoas exerciam através da pesca. Eram os homens do mar. Depois das explicações, podemos concluir que o significado do nome Luanda, dentro das duas versões, está ligado ao mar. Poderia ser algo como ilha valorosa ou pessoa do mar. Acho ambos maravilhosos! Gosto muito de nomes que tenham ligação com mar, são sempre poéticos!

É no Brasil que Luanda apresenta maior expressão como nome próprio, em outros países não é usual. Relativamente conhecido por aqui, apresenta frequência de 4 014 pessoas chamadas Luanda em todo território brasileiro. Começou a ser registrado nos anos 50, com números muito pequenos (apenas 24 registros); discretamente foi subindo e atingiu seu auge nos anos 80 (1 397 registros). Suas portadoras estão mais concentradas no estado do Rio de Janeiro. Em 2015, no estado de São Paulo, foi registrado somente 5 vezes. Seria Luanda um nome considerado datado ou foi ofuscado pelo seu similar, o popular Luana?

Para os portugueses tenho a impressão que Luanda não é visto como nome próprio, mas posso estar enganada. Não faz parte da lista de nomes aceitos (provavelmente nunca houve o pedido para admissão)***Atualização: a partir de novembro de 2017 passou a ser admitido em Portugal*** Também não consta nos dados do SPIE. Foi registrado 1 vez em 2014.  Pensando em Portugal, acho que Luanda poderia fazer companhia à Luena nome já popular no país e que compartilha com Luanda a mesma origem africana e geográfica (ambos vêm do mesmo local,  Angola!).

Referências:
  • Luanda Gazoni - youtuber brasileira;
  • Luanda Jones - cantora, violonista e compositora brasileira;
  • Luanda - música composta e interpretada por Djavan. Faz parte do álbum Seduzir, lançado em 1981;
  • Luanda Records - gravadora de Djavan criada em 2004. 

Luanda é um nome que merece um olhar de admiração! Acho um nome incrível, muito forte e muito significativo. Uma ótima opção para os dias de hoje, e, em minha opinião, é um dos melhores e mais belos nomes geográficos!

Qual sua visão sobre Luanda? Gostam de nomes geográficos?


Fontes consultadas:
ARPEN, Dicionário MPB, Escola Britannica, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

38 comentários:

  1. Tbm acho o mas belo nome geografico
    Gostaria muito de ver mas postes sobre nomes africanos gosto muito fmda Africa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Já está disponível uma lista com várias opções de nomes com origem africana (https://oblogdosnomes.blogspot.pt/2016/07/nomes-africanos-atendendo-pedidos.html). À medida do possível, disponibilizaremos mais publicações específicas!
      Gratos pelo interesse!

      Pela Equipa do Blog dos Nomes,
      Joana Recharte

      Excluir
    2. Meu nome wesxila Luanda

      Excluir
  2. Que publicação cheia de história, gostei muito! É verdade, em Portugal não usamos Luanda como nome próprio, mas é curioso que quando as primeiras Luanas começaram a aparecer (ou a se popularizar) em Portugal há cerca de 10 anos atrás, o nome era tão novo para mim que eu associava sempre a Luanda (a cidade) e achava muito terno por esse motivo. Acho que posso dizer que talvez nesse tempo eu achasse Luanda mais bonito que Luana, mas hoje acho este último mais suave para uso.

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de nomes geográficos. Quanto a Luanda não gostei porque até faz lembrar Luana que detesto mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Adoro meu nome, obrigada pelo belíssimo texto!

    Beijos, Luanda

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto, confesso que quando eu era criança não gosta do meu nome por ser diferente e hoje eu amo. Eu gosto de ser diferente. Me chamo Luanda e tenho orgulho disso, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra se orgulhar mesmo, seu nome é muito bonito Luanda❤ Bjs!

      Excluir
    2. Amo o meu nome ele é realmente lindo parabéns Luanda bjs

      Excluir
  6. Amei o POST e a riqueza da história.

    Sou da década de 80 e coincidentemente, do Estado de SP, o que conferiu bastante singularidade ao meu nome. Isso contribuiu para que eu tivesse de corrigir as pessoas inúmeras vezes.
    Acredito que tal prática tenha colaborado com minha atitude um tanto qnt autoritaria rs.
    Atualmente não me imagino com qualquer outro nome.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Minha filha chama-se Luanda e nasceu em 2015.

    ResponderExcluir
  8. Minha BB se chama Luanda. Nasceu em junho de 2018. Linda e forte como o significado do seu nome.

    ResponderExcluir
  9. Também mim chamo de Luanda quando cresci não gostava muito pois sempre os colegas de classe zombava de mim,dizia lu aí quando eu olhava mandava eu anda mais hoje amo meu nome e também sou da década de 80 beijos

    ResponderExcluir
  10. É lindo esse nome africano , me lembra ao conhecido Luana e ao diferente Luara que até comentei hoje mesmo no post dizendo o quanto lindo eu achei o nome e nunca tinha visto mas depois lembrei que já tinha visto num programa do sbt , só que gostei mais ainda pq é um nome diferente que tem aceitação. Luanda é lindo mas acho muito geográfico ..Não sei se ficaria bem , ai eu acho que pra uma filha escolheria Luara pois é tão original e lindo como esse nome (:

    ResponderExcluir
  11. Realmente Luanda e um nome lindo. Minha namorada também se chama Luanda, eu achava que ela era a única que tinha esse nome kk.

    ResponderExcluir
  12. Quero colocar Luanda mais queria colocar composto com que nome combina ? Penso em Luanda Victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bebê se chama Luanda,eu ia colocar Luanda Vitória acho uma combinação perfeita .. Caso ela nao gostasse de Luanda teria o Vitória, mas deixei só Luanda, chamamos ela de Lua 💛 é um nome lindo, forte e único 💛

      Excluir
    2. Acho que Luanda já e um nome muito forte não combina com um nome composto.

      Excluir
  13. Minha bebé se chama Luanda e chamamos de Lua e nasceu agora em Setembro de 2019...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha chama Luanda também ela nasce em setembro também de 2019 dia 04.❤🥰

      Excluir
    2. O meu nome é wesxila Luanda e nasci em 2007 , amo meu nome ❤

      Excluir
  14. Conheci uma garota que me apaixonei ,ela era linda mística parecia uma índia e quando me disse que seu nome era Luanda nunca mais tirei esse nome da cabeça,sou completamente apaixonado por esse nome.talvez porque associe o nome a pessoa

    ResponderExcluir
  15. Quando criança conheci uma Luanda,ela era linda eu a adimirava tanto.nao tinha coragem de me declarar a ela.fui embora da cidade e nunca mais vi aquela linda garota hj meu nome preferido e luanda.acho ainda mais por ser um nome raro vc não enjoa de escutar.

    ResponderExcluir
  16. Fui registrar no cartório minha filha como Luanda e a registaram como Luana pois o nome não está no sistema vamos reividicar.

    ResponderExcluir
  17. Amo meu nome.
    Nove meses de gravidez me chamaram de Viviane.
    Eu nasci, meu pai foi me registrar e me deu esse presente...
    (minha mãe ficou bem brava no começo eles contam)

    ResponderExcluir
  18. Sou LUANDA e nasci em 82, quando era pequena, meus pais não sabiam explicar o porquê da escolha do meu nome. Fico muito feliz de ler um blog sobre o meu nome com tanta delicadeza e história. Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Eu me chamo Luanda, meu pai me deu esse nome por que nasci em 1992 e nesse ano ocorreu um massacre em Angola - Luanda e meu pai resolveu homenagear as mais de 10 mil pessoas que haviam morrido no confronto, ele disse que eu sou o renascimento dessas vidas. No começo não gostava do meu nome, achava ele muito forte pra mim e as pessoas faziam muitas piadas com ele. Mas com o tempo passei a gostar do meu nome e a honrar a força dele. Hoje recolho a força que ele me trás e me sinto lisonjeada com a história por trás dele, pela homenagem e pela história da capital. É um nome muito bonito.

    ResponderExcluir
  20. Sempre amei me nome, forte e diferente 😍 Achava que era raro, mas tem muitas Luanda 👏👏

    ResponderExcluir
  21. Amei o post e amo meu nome pela força que ele traz, não me imagino com outro nome.

    ResponderExcluir
  22. TB me chamo Luanda quando era criança não gostava tanto hoje acho lindo 😍 diferente

    ResponderExcluir
  23. Minha irmã se chama EMILLY LUANDA pois minha mãe tem paixão pela história do lugar e das pessoas , tbm em respeito ao massacre em HOTEL HUANDA história que ela conheceu assistindo ao filme.
    ❤❤❤

    ResponderExcluir
  24. Eu me chamo Luanda. Nasci em 1970. Na minha certidão consta: a primeira do nome. Meu pai é da Marinha Mercante e chegou encantado, na semana do meu nascimento, de Angola. E...bom, o resto é história. Amo meu nome, sempre gostei. Já me falaram que era nome de princesa.

    ResponderExcluir