terça-feira, 18 de outubro de 2016

Maui


Diretamente dos estúdios Disney o filme Moana vem aí e o nome da protagonista já chama atenção, mas outro nome promete roubar a luz dos holofotes: Maui. Com sua inspiração havaiana, o exótico Maui é radiante como um feliz dia de verão!

De significado desconhecido, a origem do nome Maui está na mitologia polinésia. Figura lendária muito popular entre os povos do sul do Pacífico, Maui é descrito como um semideus inteligente com grande senso de humor. É capaz de feitos impressionantes e ações extraordinárias. Dizem as lendas que certa vez foi capaz de laçar o sol e controlar seu fogo, tornando os dias mais longos. Ele também possuía a incrível habilidade de pescar ilhas e terras do fundo do mar, trazendo para a superfície, onde poderiam ser habitadas. A maior de todas elas é a Nova Zelândia que Maui pescou com a ajuda de seus irmãos. Esse carismático personagem mitológico foi incluído no filme Moana, como já mencionado. Em companhia de Maui, a adolescente Moana, filha do chefe de uma tribo na Oceania, atravessará o oceano aberto em uma viagem cheia de aventuras. No trailer do filme o próprio Maui conta sua história resumidamente e você pode ver clicando aqui.

Em homenagem ao semideus Maui, a segunda maior ilha do Havaí recebeu seu nome. A ilha de Maui é conhecida como uma ilha mágica, povoada por histórias e lendas. É também famosa pelas baleias jubarte, que entre dezembro e maio vêm para Maui e há muitos passeios turísticos para observá-las.

Se vocé conhece alguém chamado Maui com certeza essa é uma pessoa que possui um nome bastante raro! Talvez por soar muito exótico para os lusófonos, ou por ser simplesmente desconhecido, Maui é incomum entre nossas populações. Fontes indicam Maui como um nome unissex (eu associo mais ao masculino) e no Brasil sua frequência é de apenas 61 pessoas (36 rapazes e 25 moças) em todo país. Só começou a ser registrado de forma consistente a partir dos anos 2000, ou seja, em sua maioria um Maui brasileiro será bastante jovem. No estado de São Paulo obteve 2 registros em 2015. Em Portugal parece ser mais incomum ainda, já que não há notícias de registros em seus dados mais recentes e nem no SPIE.

Referência:
  • Maui Pomare (1876-1930) - médico e político neozeolandês apontado como uma das mais proeminentes figuras políticas de origem maori. Ficou conhecido por seus esforços para melhorar as condições de saúde e vida do povo maori.

Maui é um nome cheio de vida que transmite toda a solar energia dos nomes havaianos! Ainda é raro, mas acredito que com a grande exposição proporcionada pelo filme da Disney possa ser tornar mais conhecido. Para os amantes de praia, mar e nomes havaianos, Maui pode ganhar um brilho especial!

Já conheciam Maui?


Fontes consultadas:
Aloha, ARPEN, Behind the Name, Estude Nova Zelândia, IBGE, IRN, New Zealand, O Blog dos Nomes, O Globo, Youtube, Wikipédia.

12 comentários:

  1. N faz meu estilo mas tem seus encantos
    Tras um frescou
    Gostaria de saber sobre o nome feminino Ohana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que possível o post sobre Ohana será publicado.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Conheci o nome com esta publicação. Não desgostei completamente, mas também está bem longe do meu gosto pessoal. Curiosamente, depois de ler a publicação deparei-me com um Maui nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia e não gostei, eu pelo menos senti que tenho de "pensar" antes de dizer o nome e não gosto disso.

    ResponderExcluir
  4. O nome do meu cachorrinho é Maui. Gosto muito da cultura havaiana e quis homenagea-los. Maui é um lindo nome! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa mais sua homenagem seria vista como uma ofensa para o povo maori ja que eles idolatram o semideus maui, pra voce ter uma ideia a disney foi taxada como ofensiva e gananciosa por eles por associar uma imagem tao importante a um personagem de desenho animado.

      Excluir
  5. Meu 2 filho está para descer e vamos chamar de Maui, até pensamos em outros mas Maui grudou

    ResponderExcluir
  6. que mentira, sou de 84

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Maui, sou mulher, e nasci em 1989. Gosto do nome mas infelizmente, no Brasil, mesmo sendo um nome fácil, as pessoas não entendem.

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê se chama Maui está com nove meses e está sendo bem aceito q

    ResponderExcluir