domingo, 16 de outubro de 2016

Silas - Atendendo a Pedidos


Numa altura em que nomes masculinos terminados em s começam a ganhar terreno entre as preferências dos brasileiros e dos portugueses (Dinis, Lucas, Matias, Mateus, Nicolas e Tomás), Silas pode surgir no horizonte como uma alternativa mais original para as nossas famílias.

Silas é um nome curioso, um nome que desperta interesse. Quando o/a leitor/a fez este pedido, a primeira imagem que me veio à ideia foi a da personagem de O Código da Vinci (Dan Brown), uma personagem albina que pertencia à mítica Opus Dei que é interpretada no filme pelo belíssimo Paul Bettany. Embora a personagem seja um vilão, a conotação negativa parece dissipar-se quando se pensa na genialidade da obra em si. Depois, ocorreu-me também que Silas seria o nome do filho dos atores Justin Timberlake e Jessica Biel, fui confirmar e verifica-se, é um nome utilizado por estrelas de Hollywood.

Mas se Silas automaticamente me fazia lembrar estes aspetos, não tinha ideia nenhuma sobre a sua origem. As fontes consultadas avançam que o mais provável é Silas ter começado por ser um diminutivo de Silvano, um nome romano que vem do latim silva, que significa bosque, floresta. Assim sendo, Silas partilha a origem e significado com nomes como Silvano, Silvério, Silvestre ou Sílvio. E tem a vantagem de parecer o mais moderno de todas estas versões! Também vale a pena mencionar que Silvano seria originalmente o nome de um deus romano, precisamente o nome do deus das árvores, dos bosques e das florestas, pelo que Silas também partilha o seu ADN/DNA com este ser mitológico.

Uma outra possibilidade, mais remota, é que Silas seja não um diminutivo de Silvano, mas uma variação grega de Saúl, via aramaico. Se assim for, Silas é um nome hebraico que significa o solicitado por Deus. Por curiosidade, e por falar em Deus, Silas aparece no Novo Testamento como um companheiro de São Paulo.

No Brasil estima-se que existam cerca de 34 mil pessoas com este nome, nascidas entre 1930 e 2000. O nome não é muito utilizado, tem-se mantido bem longe dos tops, o que significa que é uma escolha muito criativa para os nossos dias. Em São Paulo (2015) sabe-se que foram registados 50 meninos com este nome, sendo o composto mais utilizado Silas Gabriel (5). Entretanto, em Portugal, sabe-se que entre 1920 e 1980 nasceram apenas 4 meninos com este nome, o que permite conferir a raridade do nome. Em 2013 nasceram 3, em 2014 foi registado um Lorenzo Silas e em 2015 foram registados outros 2.

Concluindo, Silas é uma raridade nos nossos países, e mesmo no estrangeiro não é muito utilizado, apesar de ser conhecido. É uma escolha original que se enquadra nas tendências atuais de nomes para meninos: curtos, amistáveis e internacionais! Que acham sobre Silas?


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

9 comentários:

  1. Muito obrigada por fazerem o post. Fiquei esperando ansiosamente por ele e amei conhecer mais sobre o nome que quero por no meu filho. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Silas se encaixa nas tendências de hoje em dia, tem um ar atual. Mesmo em épocas anteriores tb seria uma opção a se considerar, não entendo o motivo do pouco uso ao longo do tempo. Sei que os nomes não têm ligação, mas sempre associo Silas à Tales, acho a vibração parecida.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Silas e acho que faz lindos compostos.

    ResponderExcluir
  4. Meu único filho chama Silas a 23 anos atrás estava eu lendo a Bíblia. A procura de um nome para meu filho e em seguida em contrei esse nome Silas de imediato gostei falei com meu esposo e ele gostou do nome. Pergunto a meu filho vc gostou do seu nome, e fala eu amei estou bem feliz.

    ResponderExcluir
  5. Para variar me chamo Silas, e nasci em 16 de outubro.
    Uma simples coincidência entre a data de publicação deste artigo e meu nome.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho se chama Silas

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito do meu nome, Silas. Sou cristão, e saber que em hebraico significa: solicitado por Deus, é tudo o que eu queria saber. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir