terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sophie - Atendendo a Pedidos


Quando penso no nome Sophie, logo me vêm à mente vestidos com babados, adornos floridos e muito romantismo! A delicadeza da sua sonoridade faz sua pronúncia parecer quase um sussurro que ecoa docemente em nossos ouvidos. Importado da França, Sophie pode ser uma ótima opção para aqueles que gostam de Sofia/Sophia, mas querem fugir de sua alta popularidade.

Sophie é a versão francesa de Sofia, nome de origem grega cujo significado é sabedoria. Sofia é um nome que existe desde a Antiguidade, mas o seu grande sucesso se deve à uma santa do século II, Santa Sofia. Natural de Roma, tinha três filhas chamadas , Esperança e Caridade. Durante o reinado do imperador Adriano, por volta do ano 130, os cristãos sofreram grande perseguição e as três filhas de Sofia foram torturadas e mortas por suas crenças. Sofia morreu de tristeza enquanto rezava sobre o túmulo de suas meninas. Não se sabe se Santa Sofia existiu de fato ou se é apenas uma lenda (pode ter sido um entendimento equivocado da frase Hagia Sophia - Santa Sabedoria, uma referência ao Santo Saber), mas o fato é que a história se espalhou pela Europa durante a Idade Média fazendo com que o nome, em suas versões em diferentes idiomas, fosse adotado por cristãos de vários países. Também foi comum entre a realeza europeia durante esse período e podemos assim considerá-lo um nome aristocrático.

Na França, Sophie também se fez presente através de outra santa: Santa Madeleine Sophie Barat (1779-1865), foi a fundadora da Sociedade do Sagrado Coração, congregação de irmãs educadoras. Foi canonizada em 1925 pelo papa Pio XI. Sua comemoração ocorre no dia 25 de maio.

Mas o sucesso de Sophie em seu país de origem em muito se deve ao romance Les Malheurs de Sophie, lançado no início do século XIX. A obra, dedicada ao público infanto-juvenil, narra as aventuras de Sophie, uma menina linda, alegre e cheia de vida, mas muito travessa. A autoria é da escritora russa conhecida como Condessa de Segur, que na verdade também se chama Sophie

Atualmente, Sophie não é mais um nome da moda na França, seu auge aconteceu em 1971, quando 11 208 meninas francesas receberam o nome Sophie. Em 2013 os números caíram bastante e Sophie foi registrado 370 vezes. Ocupou a posição #171 em seu ranking mais recente. A média de idade de suas portadoras é de 42 anos. Esses dados me dão a impressão de que Sophie talvez seja considerado um nome datado na França, apesar de ainda ser usado. Pode não ser mais um nome sensação para os franceses, mas outros países se renderam aos seus encantos! Sophie está nos tops de popularidade na Escócia, Irlanda, Países Baixos, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Áustria, Inglaterra e País de Gales. Também faz barulho na Austrália, Suíça e Canadá. Sofie é uma adaptação de Sophie que faz sucesso na Noruega, República Tcheca e Dinamarca.

Sabemos que Sofia/Sophia têm grande popularidade em nossos países (Sofia ocupa o nono lugar do ranking português e Sophia o segundo no brasileiro), mas e o francesinho Sophie? Como é seu desempenho entre nossas populações? Para falarmos de nomes estrangeiros em Portugal, primeiro temos que falar da lista de nomes admitidos. Sophie não aparece na lista como aceito e nem como não aceito, mas Sophia está lá como não admitido, então muito provavelmente Sophie também não é (Sofie também não se encontra na lista).***Atualização: a partir de novembro de 2017 Sophie e também Sophia foram admitidos em Portugal *** Talvez isso explique o fato de seu uso ter sido mínimo entre a década de 20 até o ano de 1980(foram apenas 8 registros durante todo esse período, concentrados entre o final dos 60 e nos anos 70). Em 2015 Sophie foi registrado 6 vezes em Portugal. No Brasil começou a ser registrado a partir dos anos 80 (antes não houve registros), mas em quantidades pequenas. Seu melhor momento ocorre agora, nos anos 2000. De acordo com o IBGE, existem 909 mulheres chamadas Sophie no Brasil (as Sofie são 203) e são números bem modestos comparados à Sofia (frequência de 74 612 pessoas) e Sophia (frequência de 22 355 pessoas). A maioria das Sophies brasileiras encontra-se no estado de São Paulo. Nesse mesmo local foi registrado 505 vezes em 2015 e, mais uma vez, a quantidade de Sofias/Sophias é bastante superior: Sophia obteve 10 424 registros em São Paulo e Sofia 3 729.  Mesmo tendo seu brilho um pouco ofuscado pela enorme popularidade de seus similares, Sophie conseguiu seu lugar no top 100 Brasil de 2015 na posição #74 (caiu 9 posições em relação à 2014). 



Referências e curiosidades:

  • A alemã Sophie Charlotte von Hannover (1668-1705), considerada uma mulher muito culta e inteligente, foi a primeira rainha da Prússia; 
  • Sophie Charlotte é também o nome de uma famosa atriz brasileira de ascendência alemã (terá sido seu nome uma homenagem à rainha da Prússia ou uma simples coincidência?);
  • Inúmeras são as francesas chamadas Sophie, como exemplos temos as atrizes Sophie Marceau, Sophie Barjac e Sophie Desmarets;
  • Fora da França destaco Sophie Thompson (atriz inglesa) e Sophie Hunger (cantora e compositora suíça);
  • Sophie Rhys-Jones, a condessa de Wessex, é esposa do príncipe Edward, o filho mais novo da rainha Elizabeth II;
  • Sophie, interpretada pela atriz Yara Charry, foi a personagem francesa da novela Velho Chico;
  • Petit Sophie, da marca O Boticário, é uma linha desenvolvida para crianças e pré-adolescentes. Os vidros dos perfumes, em formato de borboleta, são um atrativo à mais.

Admito que não sou fã de Sofia/Sophia, mas com Sophie a história é diferente! Menos comum e mais meigo, Sophie encanta pelo seu lado doce. Parece um nome coberto com calda de caramelo enfeitada com confeitos coloridos! Um mimo francês!

Apreciam Sophie?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Cruz Terra Santa, Estante Virtual, IBGE, IRN, Journal des Femmes, Notre Famille, SPIE, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Sophie é de fato um nome doce, como se tivesse impregnado na sua essência confeitos e glacê real colorido. Eu amo esse nome, esta no topo da minha lista pessoal, é meigo, suave, gostoso de se pronunciar e de se ouvir. Outra vantagem é que de fato não é um nome muito comum, apesar de estar no top 100. Sophie é um amor de nome!

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante. É delicado e simples :)

    ResponderExcluir
  3. Entendo o porque de ser um sucesso por todo o mundo Sophie e variantes mas para mim acho docinho demais. Mas não posso dizer que acho feio.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Sophia, mesmo assim não me chama à atenção.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de 1sophia 2Sophie nesta ordem gostaria de ver nomes compostos com Sophia e pares pefeito para irmãs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Já nos encontramos a trabalhar no seu pedido.
      Será publicado assim que possível.

      Pela Equipa do Blog dos Nomes,
      Joana Recharte

      Excluir
  6. Eu gosto de Sofia, mas realmente a alta popularidade cansa qualquer um. Acho lindo Sophie, e concordo com vc, acho um nome bem meiguinho, uma fofura! E também ganha vantagens por não ser muito comum.

    ResponderExcluir
  7. Estou grávida ainda não sei o sexo, mas desde adolescente sonho com o nome Sophie para minha filha. Gosto de nomes compostos meu filho se chama Anthony Gabriel e nessa gravidez se for menina será Sophie Louise, se for menino ainda não decidi.

    ResponderExcluir