segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Andriel - Atendendo a Pedidos


Quantas variantes de um nome popular em praticamente todo o mundo ocidental poderiam existir? Inúmeras! E o que dizer então de elaborações, novas criações que vão surgindo com passar do tempo? A cada dia uma novidade! Antes da pesquisa para este post, Andriel era um nome desconhecido para mim e à princípio imaginei que tivesse alguma ligação com Adriel, mas eu estava enganada! Apesar da semelhança, Andriel nada tem a ver com Adriel, mas sim com outro nome que conhecemos bastante: André.

Andriel desponta pelo mundo com uma vibração atual, contemporânea. É considerado uma variante moderna de Andrew, a versão em inglês de André. Andrew (assim como André) se origina do nome grego Ανδρεας (Andreas).  O significado de Andriel é, portanto, o mesmo de Andrew e André: homem valente, homem viril, indicando alguém corajoso e decidido. Andrew é um nome muito popular entre falantes da língua inglesa e a partir dele já surgiram Anderson (filho de Andrew) e Andy, um diminutivo/apelido que conquistou muitos fãs e garantiu seu espaço como nome próprio. Apesar de não nos remeter de imediato para André, notei que Andriel é muito semelhante à Andries, versão holandesa de André.

Santo André, inicialmente um discípulo de João Batista, foi um dos primeiros apóstolos a reconhecer Jesus como o Messias. Pregou na Ásia Menor e sofreu martírio na cruz em forma de X (a chamada Cruz de Santo André). É patrono da Escócia, Rússia, Grécia e Romênia. Foi um dos santos mais populares da Idade Média. André, sendo um nome de origem grega, foi provavelmente um apelido/alcunha ou tradução de seu nome hebraico real (não conhecido).

O Brasil é um país muito grande e um nome que parece desconhecido em uma região, pode já não o ser em outra. Acredito que isso aconteça com Andriel, já que nomeia 3 266 brasileiros, uma frequência até significativa para um nome pouco divulgado. Não é usual no Rio de Janeiro (onde resido, daí meu desconhecimento) e nem em São Paulo (somente 5 registros em 2015) mas na região sul e em estados do norte/nordeste ocorre uma maior incidência de rapazes chamados Andriel. Seus registros começaram a se fazer notar a partir dos anos 70, subindo discretamente com o passar das décadas atingindo sua maior expressão nos anos 2000, o que reforça seu caráter jovial. Parece não ter chegado em Portugal, é um nome praticamente inexistente no país: de 1920 a 1980 nunca foi registrado e em 2015 também não esteve presente nos registros. Não consta na lista do IRN (atualização: a partir de novembro de 2017 Andriel passou a ser autorizado em Portugal). Ao redor do mundo não é comum, o interesse por ele é recente: nos Estados Unidos existem apenas 90 pessoas chamadas Andriel; os primeiros registros ocorreram em 1991 e o maior uso se deu em 2015.

Por ser um nome novo as referências não são muitas: encontrei apenas o cantor da dupla sertaneja Andriel e Matheus e, em uma grafia bem alterada, o rapper Handriell X. Curiosamente existe também uma personagem feminina de um game baseado no livro O Senhor dos Anéis, Andriel uma mulher elfo com poderes mágicos.

Atendendo ao pedido do nosso leitor, aqui estão as sugestões de pares para irmãos de um Andriel(procurei incluir nomes com estilo internacional):

Pares para irmã:

AndrielAgatha
AndrielAlana
Andriel & Aléxia
Andriel & Alícia
AndrielAriana
AndrielAyla
Andriel & Briana
Andriel & Emily
AndrielKatherine
Andriel & Kayla
AndrielKendra
Andriel & Lauren
AndrielLorena
AndrielLouise
Andriel & Mariah
AndrielMelissa
AndrielMilena
AndrielRebeca
AndrielWendy
AndrielYanna/Yana

Pares para irmão:

Andriel & Alex
AndrielBreno
AndrielBrian
AndrielCaleb
Andriel & Christian
Andriel & Derick
AndrielDilan
Andriel & Douglas
AndrielEric
AndrielIan
AndrielIsaac
AndrielKian
AndrielLevi
AndrielMatheo
AndrielNathan
AndrielNoah
AndrielOliver
AndrielStefan
AndrielSilas
AndrielZion

Vejo Andriel como uma forma mais alegre, mais festiva de André. O final em -el transmite uma certa meiguice e leveza. Para quem gosta de André mas quer uma opção com mais frescor e inovação, Andriel seria uma escolha a se considerar.

Que impressão têm sobre Andriel? Sugerem mais algum par para irmãos?


Fontes consultadas:

Allpareting, ARPEN, Behind the Name, IBGE, Info Jornal, IRN, Names Org, O Blog dos Nomes, Palco MP3, She Knows, SPIE, Think Baby Names, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Adorei tudo muito obrigado esta maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido leitor/a, ficamos felizes em saber que gostou do post :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Gostaria de compostos para Andriel e pares perfeitos para irmãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que possível faremos o post sobre compostos com Andriel. Agradecemos a participação!
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Prefiro MUITO mais ADRIEL, sem o "n", que significa "rebanho de Deus", "da assembleia divina" ou "da congregação de Deus".

    ResponderExcluir
  4. Meu filho mais novo chama Andriel Erik e o mais velho chama Andrei.
    as pessoas falam pq eu coloquei nomes tão parecidos? respondo :Se existe simone&Simaria Maiara&Maraisa
    também existe Andrei&Andriel !!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post, acho que é o primeiro que vejo que tem uma explicação detalhada da origem do meu nome.

    ResponderExcluir
  6. Muito massa essa atenção especial dada à este nome.

    ResponderExcluir