segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Lauren - Atendendo a Pedidos


Desde há muito, pensando como um apreciador entusiasta da onomástica, que levanto uma questão: "Será que gostando de um nome, temos tendência a gostar das suas variantes mais próximas?". Reflito bastante sobre isto, visto que há bastantes nomes que são versões um dos outros que adoro, como por exemplo Clarisse & Clarissa, Eleanor & Lianor, Alessandro & Alexander, Pedro & Pietro, etc. Hoje, ao mesmo que tempo que atendo a um pedido de um dos nossos leitores, falo de uma das variantes de um dos meus nome favoritos. O dia de hoje é de Lauren.

Lauren é, originalmente, um nome masculino. Surpreendidos? Confesso que também fiquei. Na realidade, Lauren no feminino, ficou conhecido através da atriz Betty Jean Perske, que o utilizou como nome artístico e levou Lauren Bacall à luz da ribalta e aos olhos da sociedade. Hoje em dia, a maioria encara-o e utiliza-o, provavelmente por essa mesma razão, apenas como feminino.

Como disse no início do post, este nome é uma das variantes de um dos meus nomes preferidos, Lourenço/Lourença. Curiosos? Vou-vos já esclarecer. Na publicações elaboradas sobre estes nomes, consta que seria uma derivação da palavra do latim laurentius, que originou Laurence, nome masculino em inglês e que originou o original diminutivo masculino LaurenOra, laurentius era um cognome romano utilizado para se referir a alguém de Laurentum, uma antiga cidade italiana, cujo topónimo provém do latim laurus que significa louro ou loureiro. Na época, o louro tinha um significado bastante importante, visto que havia uma grande associação da planta à glória.

Nos Estados Unidos este nome foi bastante utilizado nas décadas 80/90 (sendo o seu auge em 1989 com 21 197 registos) e por isso, pode ser considerado um nome datado a essa época, no entanto, em 2015, ainda nasceram 2 677 meninas e 7 meninos com este nome. No Brasil, este nome tem vindo a ser mais utilizado nas décadas recentes, sendo a sua frequência de 5 125 pessoas, 3 095 nascidas na década de 2000. Em 2015, no estado de São Paulo foram atingidos 103 registos de Lauren.

Em Portugal, este é um nome que não consta na lista do IRN, provavelmente por nunca ter sido concebido algum pedido para a sua aprovação, no entanto, no meu ponto de vista, dificilmente será um nome aceite por cá. Este é um nome que não tem história por Portugal, e portanto, não tem registos de 1920 a 1980. No entanto, mesmo assim, nasceu uma menina Lauren no ano passado por terras lusas. ***A partir de novembro de 2017 Lauren foi admitido em Portugal***

Este nome tem algumas referências ao redor de todo o mundo, tanto masculinas como femininas. Entre elas estão:

  • Lauren Etame Mayer - ex-futebolista camaronês;
  • Lauren Graham, Lauren Tom e Lauren Cohan - atrizes norte-americanas;
  • Lauren Schmetterling - campeã olímpica de remo norte-americana;
  • Lauren Holly - atriz canadiana;
  • Lauren Jauregui - cantora norte-americana pertencente ao grupo Fifth Harmony;
  • Lauren Conrad - designer norte-americana;
  • Ralph Lauren - designer criador da marca com o seu nome.

Com grandes referências internacionais, este nome poderia ser bem mais utilizado no Brasil. Tenho esta perspetiva pois penso ser um nome bem mais adaptável ao dialeto brasileiro do que ao português europeu. Lauren tem vários pontos a seu favor para além da sua internacionalidade: o facto de ser curto, fácil, moderno e ainda é uma boa alternativa ao popular Laura.

O que dizem deste nome? Preferem-no a Laura?


Fontes consultadas:
IRN, IBGE, ARPEN/SP, Público, SPIE, Wikipédia, names.org, Behind the Name.

15 comentários:

  1. Muito obrigado pelo poste gosto muito de Laura mas pela popularidade não usaria entao prefiro Lauren
    Você escrevel lindamente gostaria de saber se a pronuncia é Loren ou Lauren qual a correta
    Carinhosa-mente agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar o link de um site que tem a pronúncia de Lauren em diversos países. Dependendo do sotaque de cada idioma o modo de pronunciar pode ficar diferente. Loren é mais usado por falantes do inglês e Lauren no Brasil(em um dos vídeos tem a pronúncia do Brasil).

      Excluir
    2. http://www.pronouncenames.com/pronounce/lauren

      Excluir
    3. A pessoa do Brasil que gravou aquele vídeo pronunciou muito mal. Parece que pronunciou Laurei, enfim, horrível!

      Excluir
  2. Nunca tinha lido sobre Lauren. Não gosto do nome mas gostei do texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Lauren um nome muito charmoso! A lembrança da diva Lauren Bacall dá um glamour especial, gosto muito. Sem dúvida é uma boa opção ao popular Laura.

      Excluir
  3. Qual modo correto de falar no Brasil ?

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de um variação que achei Laureny

    ResponderExcluir
  5. Quando pequena não gostava muito pois não era tão comum. Hoje ja conheço mais uma moça com o mesmo nome

    ResponderExcluir
  6. Quando mais nova não gostava tanto fo meu nome devido a não conhecer ninguém que se chamasse igual hj amo meu nome

    ResponderExcluir
  7. Amei a publicação.
    Anos atrás já havia pesquisado sobre esse nome. E coloquei no coração, se algum dia Deus me presenteasse com uma Filha daria o nome de Lauren. Ela nascerá agora em Novembro de 2022.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do meu nome! Gostei da publicação. Agora entendo porque não tem tantas laurens como tem Lauras hehe

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo este nome, Lauren.
    Quando eu tiver uma filha, pretendo chamá-la assim. Nome fácil e doce, em minha opinião ♡

    ResponderExcluir