sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Malu


Malu, um nome leve e bonito que transmite um apelo tão amigável, tão acolhedor! Muito despojado, parece sempre que nos convida para um feliz passeio veranil, é um nome alegre! Ganhou fama como apelido/diminutivo de nomes como Maria Luiza/Luísa ou Maria Lúcia, mas seus encantos vão muito além!


Vários apelidos/diminutivos, com o passar do tempo, acabam se consolidando e ganhando status de nome próprio, como Elisa, por exemplo. Podemos incluir Malu nessa leva, muito provavelmente é assim que ele ficou conhecido pela maioria das pessoas. Também se encaixa no grupo dos nomes aglutinados (dois nomes em um) e esse fato o equipara à Marisa (Maria e Luísa), Maitê (Maria e Teresa) e Marisol (Maria e Soledad), entre outros. Porém, Malu também tem sua origem como nome independente. Fontes como o site Nameberry nos informam que Malu é um nome de origem havaiana e significa paz. Uma origem que dá mais cor à Malu e ainda vem embutida de um belo significado!


Mas as surpresas não param por aí: Malu é também uma palavra do idioma samoano utilizada para designar um tipo de tatuagem tribal de relevância cultural usada somente em mulheres. A tatuagem malu cobre as pernas, indo das coxas para os joelhos. O termo malu refere-se à noções de acolhimento e proteção, certamente em referência ao significado da palavra malu em samoano e também em maori: segurança. Era usada por mulheres que realizavam tarefas importantes em cerimônias e que representavam suas famílias e aldeia em grandes ocasiões. Para conhecer a tatuagem malu clique aqui. Na Nova Zelândia e Austrália, a malu é cada vez mais importante como um símbolo samoano de identidade cultural. Sem dúvida uma informação interessante que adiciona um sabor ainda mais especial ao nome.


Acredito que a popularização de  Malu no Brasil foi marcada por dois ícones dos anos 80: o seriado Malu Mulher, estrelado por Regina Duarte e a famosa atriz Malu Mader. São fatores como esses que vão se aliando e, aos poucos, o que era um visto como um simples diminutivo ganha contornos de nome próprio. Isso se reflete na presença de Malu no top 100 brasileiro de 2015 (posição #85). Não foi seu melhor momento, já que caiu 17 posições em relação à 2014, mas sua aceitação como nome próprio não deixa de chamar atenção. De uma maneira geral, não é um nome muito comum, já que o IBGE nos informa que existem 2 866 pessoas chamadas Malu no Brasil. Esse é um número pequeno tendo em vista a dimensão do país, mas como os dados do IBGE só cobrem até o ano de 2010, creio que o número de Malus tenha aumentado substancialmente em anos mais recentes. Ainda de acordo com o IBGE, o uso do nome Malu começou de forma muito pequena nos anos 50 e década após década foi subindo lentamente até atingir seu auge nos anos 90, quando conseguiu 1.158 registros. Em 2015, no estado de São Paulo, Malu foi registrado 119 vezes. A grafia Mallu obteve 35 registros e Malú 18.


É um nome ainda a ser explorado em Portugal, na atualidade é praticamente inexistente: conseguiu apenas 1 registro em 2015 e não consta da lista do IRN (não sabemos se é aceito ou não, mas acredito que não seja). No período que vai de 1920 a 1980 não foi registrado uma única vez. ***A partir de novembro de 2017 Malu passou a ser autorizado em Portugal***


O compositor e músico norte-americano, David Byrne (Talking Heads), escolheu Malu como o nome de sua filha (Malu Abeni Valentine Byrne), nascida em 1989 e pelas minhas pesquisas essa é a única referência, mas muitas artistas usam Malu como nome artístico e são elas:

  • Malú (María Lucía Sánchez Benítez) - cantora espanhola;
  • Malu de Martino ( Maria Lúcia Toledo de Martino) - cineasta brasileira;
  • Malu Galli (Maria Luiza Reis Galli) - atriz brasileira;
  • Malu Mader (Maria de Lourdes da Silveira Mader) - atriz brasileira;
  • Mallu Magalhães (Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães) - cantora e compositora brasileira;
  • Malu Rodrigues (Maria Luísa Reisderfer Rodrigues) - atriz e cantora brasileira;
  • Malu Valle (Maria Lúcia Richa Ferreira Valle) - atriz brasileira.
Malu se enquadra perfeitamente nas tendências de nomeação modernas: é curtinho, de fácil grafia e pronúncia e tem uma vibração bem internacional. Aos poucos vem ultrapassando a barreira de ser visto meramente como um diminutivo, se estabelendo como nome próprio. Sua origem havaiana lhe dá uma graça maior e o deixa mais luminoso! Estreita seus laços de proximidade com Nalu, outro nome havaiano. Em minha opinião, Malu ainda vai longe e acho que tem potencial para fazer sucesso em Portugal, se um dia for aprovado.

Qual é a sua opinião sobre Malu?



Fontes consultadas:


ARPEN, IBGE, IMDB, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Não faz meu estilo mas é um bom nome conheco uma Malu e uma Naluh vitoria
    Gostaria de saber sobre o nome Analu e a menina da foto é muito fofa igaul a Malu que conheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Assim que possível abordaremos o nome Analu. Obrigada pela participação!
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Novamente, acho um nome bonito e giro mas para usar como diminutivo. Acho que tem um ar demasiado descontraído para o meu gosto pessoal, mas adoro a Mallu Magalhães!

    ResponderExcluir
  3. Estou grávida de uma princesinha que se chamará MALLU :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha se chama Mallu e ama o nome 🥰🥰

      Excluir
  4. Minha princesa tbm se chama Malu �� Nome pequeno e forte!

    ResponderExcluir
  5. Minha filha se chama Malu Maria. Nascida em 2014 no Brasil, todos achavam ser apelido, mas ela adora o nome dela. E briga quando a chamam por engano de Manu (já que Manuela é um nome muito comum por aqui) ou de Maria Luísa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela nunca reclamou?por conta do nome?quero colocar o nome da minha filha nos vejo o povo falando mau sabe.....quero o nome da minha Malu Maria.

      Excluir
  6. Minha filha tem 6 anos e se chama Malú. Ela ama o nome dela.

    ResponderExcluir
  7. Minha subrinja está pra nascer e se chamará Mallú eu quem escolhir né tão lindo pequeno e forte eu amo esse nome 😍

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê e menina e irá se chama Malu amei😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tem 5 anos e se chama Malu, sempre amei esse nome 😍

    ResponderExcluir
  10. Minha filha tem 3 anos e se chama Malú, ela ama o nome dela! Amo nomes curtinhos. São lindos e cheios de charmes.

    ResponderExcluir
  11. Estou grávida de 8 meses é minha princesinha irá se chamar Malú . Gostei muito acho simples e bem fofo

    ResponderExcluir
  12. Estou a espera da minha Malú ❤ Achei tão lindo.

    ResponderExcluir
  13. To a espera de minha vidinha to com 3 mes o nome da minha filha e mallu

    ResponderExcluir
  14. Amo porque sou fã de carteirinha da Malu Mader desde a minha infância,eu sempre fiquei entre Malu e Maria Eduarda personagen dela em Top Modelo. Mas tees colegas minhas colocaram nomes em suas filhas que carregam esse apelido ai fico sem graça de botar.

    ResponderExcluir
  15. Todas as malu que conheço chamam Maria Luiza,lindo nome,mas uso no meu email,mas meu nome é Maria de Lourdes,igual o da Malu Mader.

    ResponderExcluir
  16. Minha filha de 6 anos de chama Mallu , ela ama 🥰🥰😉😉

    ResponderExcluir
  17. Escolhi Malu para minha filha pq é curto, mas tem um som bem carinhoso, porém junto com o sobrenome dela ficou imponente e perfeito. Ela tem 6 anos e ama o próprio nome. Além de combinar muito com ela.

    ResponderExcluir