quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Ohana - Atendendo a Pedidos


A letra O não possui uma grande opção de escolhas dentro dos nomes femininos, em princípio nos lembramos do clássico Olívia, dos antigos Olímpia e Olga ou dos literais e mais ousados Orquídea e Opala. Que bom seria encontrar um meio termo, não é verdade? Acredito que Ohana se encaixa nesse estilo. Com seu ar moderno e exótico, tem o equilíbrio entre o novo e o familiar (o final -ana está presente em inúmeros nomes comuns na língua portuguesa). Ohana, um nome com um apelo tão interessante e uma pronúncia forte, cheia de personalidade (ôrrana). Sua alma é solar, sua energia é luminosa, quente e vibrante!

Pra começo de conversa, quem diria que o diferente Ohana teria ligação com o nosso velho conhecido Joana? Não é tão difícil imaginar a associação, afinal Joana é um nome com inúmeras versões em diversos idiomas pelo mundo e, reparando com atenção, vemos que Ohana tem semelhanças com outras variantes estrangeiras de Joana, como Johana e Iohanna. Ele vem da distante Armênia, país com uma língua tão distinta da nossa, mas que também tem sua versão de Joana, versão essa muito adaptável ao uso em português! Nesse caso, a origem de Ohana é hebraica e seu significado é presente de Deus ou graça de Deus. Ohanna é também uma grafia válida e existente. A versão masculina é Ohan que tem como variante Ohann.

Apesar de ser um nome próprio, a verdade é que muitos podem conhecê-lo apenas como sobrenome, através da atriz brasileira Cláudia Ohana e sim, essa também é uma das origens de Ohana. Nascida Maria Cláudia Carneiro Silva, Cláudia Ohana adotou como nome artístico o sobrenome de sua mãe, Nazareth Ohana Silva. O que é certo é que Ohana é um sobrenome judaico e especialistas acreditam que tenha origem matronímica através do nome Hannah, ou seja, seria um sobrenome que veio através de ancestrais femininos que se chamavam Hannah. Dentro dessa vertente o significado de Ohana seria cheia de graça, o mesmo de Hannah. Uma outra teoria sugere que os portadores desse sobrenome teriam sido produtores ou vendedores de hena.

A história de Ohana não para por aí! Ele ainda faz uma passagem pelo paradisíaco Havaí! Dentro da cultura havaiana a palavra Ohana significa família, incluindo parentes de sangue ou adotados. É um conceito de família num sentido mais amplo, onde os membros estão ligados e devem cooperar e ajudar-se entre si. Assim, uma família havaiana pode consistir em membros que não formam parte do que se conhece tipicamente como uma família (pai, mãe, filhos, etc). Um grupo de amigos íntimos podem ser sua Ohana, se vivem juntos. Esse conceito ficou muito conhecido através de uma frase da personagem Lilo Pelekai no filme Lilo & Stitch, produzido em 2002 pelos estúdios Disney: "Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca mais abandonar ou esquecer".  Achei que essa associação cria uma atmosfera muita terna e aconchegante para Ohana!

Não é um nome muito usual no Brasil, de acordo com o IBGE existem 1006 mulheres chamadas Ohana em todo país (para Ohanna o número é de 264 pessoas). Começou a ser registrado apenas nos anos 80, ou seja, não existem Ohanas brasileiras com mais de 40 anos. O maior uso se deu nos anos 90; na década de 2000 houve uma queda significativa. O estado onde será mais fácil encontrar uma Ohana é no Rio de Janeiro. A evolução de Ohanna é a mesma de Ohana. No estado de São Paulo, em 2015, foi registrado 6 vezes. Em Portugal, talvez por soar muito diferenciado e estrangeiro, não consta na lista de nomes aceitos (creio que nunca houve o pedido para admissão), mas ainda assim obteve 1 registro em 2015. Atualização : a partir de novembro de 2017 passou a ser autorizado em Portugal.

Referências:
  • Ohana Homem - atriz brasileira;
  • Ohana Matsumae - personagem da série de anime japonesa Hanasaku Iroha.
Referências como sobrenome:
  • Amir Ohana - político israelense;
  • Asher Ohana - ex-ministro israelense;
  • Cláudia Ohana - atriz brasileira;
  • Eli Ohana - jogador de futebol israelense;
  • Maurice Ohana - compositor francês;
  • Michael Ohana - jogador de futebol israelense;
  • Shirley Ohana - jogadora de futebol israelense.

Ohana ainda é um nome novo entre nós e apesar de não possuir uma grande popularidade, tenho a impressão que pode conseguir mais destaque nos próximos anos, pelo menos no Brasil. Sua sonoridade carregada no som do duplo r é parecida com um nome que tem estado em alta por aqui, Lorraine. Para Portugal quem sabe não poderá ser aceito um dia? Afinal a lista do IRN está cada vez mais aberta a nomes estrangeiros. Acho Ohana um nome bonito, despojado e sua incomum inicial deixa tudo mais charmoso!

O que acham de Ohana?


Fontes consultadas:
Behind the Name, Babynamespedia, Comitê Israelita, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Tik-Tak, Wikipédia.

9 comentários:

  1. O nome ficou mas lindo do que ja era para mim muito obrigado por atender meu pedido e é bem assim que imagino uma Ohana linda foto e adorei tudo muito perfeito
    Lindo trabalho continue sempre assim pous você escreveu linda-mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido leitor(a)

      É muito gratificante saber que o pedido foi atendido de forma satisfatória, nos sentimos recompensados. Agradecenos pelas palavras e ficamos felizes que tenha gostado do post!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  2. Assim gostaria de me chamar. Ohana! Me identifico muito com esse nome. Ahhh.. Se tivesse como mudar meu nome... "/

    ResponderExcluir
  3. Quero dar esse nome para minha filha que nasce em maio!!! Me apaixonei pelo nome assim que li pela primeira vez! Obrigada pela explicação!

    ResponderExcluir
  4. Amo o significado havaiano e lembro automaticamente do desenho Lilo e Stich! Esse nome é um amor ♡♡♡ é o Plus é que começa com a letra "o", sendo bem diferente das escolhas habituais. É forte, elegante, digo até vibrante! Sinto muita energia positiva com esse nome.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto. Descobri muitas coisas que não sabia sobre meu nome. Obrigada!
    Amo meu nome é o significado dele.

    ResponderExcluir
  6. Eu me apaixonei pelo esse nome minha filha será chamada Yngrid Ohana...
    Me apaixonei ...paixão a primeira vista

    ResponderExcluir
  7. Ohana no Japão é sobrenome e pode significar GRANDE FLOR, pensava que ela era descendente de japoneses, rsrsrs

    ResponderExcluir