sábado, 12 de novembro de 2016

Pérola



Pérola. Uma jóia que não precisa ser lapidada, já nasce linda e perfeita. Uma obra de arte da natureza que surge nas águas do mar, oculta em uma concha. E quando essa concha se abre, quanta beleza é revelada! Uma beleza pura, mágica, preciosa. Sendo tão encantadoras, as pérolas sempre exerceram um grande fascínio na humanidade e seu uso como nome próprio vem desde o século XIX, principalmente entre falantes do inglês. Em nossos países o uso é mais recente, mas não menos importante. 


As pérolas são formadas a partir da secreção produzida por alguns moluscos, como a ostra, quando um corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) invade o interior da concha. O invasor é envolvido por sucessivas camadas de madrepérola (também chamada de nácar). O molusco produz a pérola como uma maneira de se proteger do agente irritante. O processo de formação de uma pérola pode durar alguns anos. Podem ser naturais, quando ocorrem espontaneamente na natureza, sendo mais valiosas devido à raridade, ou podem ser cultivadas com a intervenção humana. A cor da pérola depende da cor do interior da concha onde ela foi formada. As pérolas existem nas cores branca, creme, rosa e negra. Quanto à sua etimologia, a palavra pérola vem do latim pernula, o diminutivo de perna, um tipo de ostra.


Muitas são as associações místicas em torno das pérolas. Há também referências literárias e artísticas:
  • Poemas indianos falam sobre lendas da criação do mundo, quando os quatro elementos honraram o criador com presentes: o ar ofereceu um arco-íris, o fogo uma estrela cadente, a terra um rubi e a água uma pérola;
  • Pérola de Grande Valor é uma parábola presente no Novo Testamento. De acordo com Mateus, Jesus comparou o reino dos céus com uma pérola;
  • Para os místicos a pérola representa a sublimação dos instintos, a espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos, o termo brilhante da evolução;
  • É uma pedra preciosa que simboliza o universo feminino e já foi considerada a protetora das mulheres;
  • Frequentemente é associada à lua e à água. Na Grécia antiga era sinônimo de amor e casamento. Símbolo também de Afrodite, a deusa do amor e da beleza que nasceu nas espumas do mar, dentro de uma concha(assim como as pérolas);
  • Por simbolizar a pureza, é considerada uma pedra que purifica a alma. Proporciona paz e ajuda a restaurar o autocontrole;
  • O quadro Moça com Brinco de Pérola é uma das obras-primas do pintor holandês Johannes Vermeer. O ponto focal do quadro são os brincos de pérola da misteriosa modelo (para ver o quadro clique aqui). Com inspiração na pintura foi lançado um romance nos anos 90 que, por sua vez, serviu de base para um filme de Hollywood com o mesmo título do quadro. Scarlett Johansson interpretou a moça da pintura;
  • Em A Letra Escarlate, um clássico da literatura norte-americana, Pérola é o nome da filha da protagonista Hester Prynne. O nome foi escolhido porque a menina seria o único tesouro de sua mãe.

Entre os anglófonos muitos nomes de pedras preciosas estiveram em alta no século XIX e Pérola, na sua versão em inglês, Pearl, era um deles, quando então fez parte do top 25 norte-americano. Nessa época era uma escolha elegante. A partir do final dos anos 20 Pearl foi entrando em declínio até desaparecer dos rankings. Durante muito tempo foi considerado um nome antiquado, ultrapassado, mas em 2010 voltou a ser lembrado pelos americanos e entrou no top 1000. Um provável apelo vintage estaria à seu favor.  Em 2015 subiu mais e ocupou a posição #628 nos Estados Unidos.

Já para brasileiros e portugueses, Pérola tem um histórico de uso bem mais recente, vejamos: o IBGE nos informa que seus registros no Brasil anteriores à década de 30, até os anos 80 eram muito discretos, começou a subir de forma mais expressiva nos anos 2000 quando seus números saltaram de 516 registros nos anos 90 para 2 204! Uma alta considerável que nos leva a crer que a maioria das Pérolas brasileiras são adolescentes e crianças, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos. É estimado que existam 3 861 mulheres com o nome Pérola em todo Brasil. É um nome conhecido, mas não tão comum. Em 2015, no estado de São Paulo, Pérola obteve 212 registros; Perola 47 e Pérolla foi registrado 29 vezes. 

***Atualização: a partir de novembro de 2017 Pérola teve seu uso autorizado entre os portugueses*** Em Portugal ocorre um fato curioso: apenas Perla, a versão italiana e espanhola de Pérola é aceita pelo IRN, já a versão em português não. Sendo assim, Pérola só pode ser utilizado por portuguesas que sejam filhas de pais com dupla nacionalidade ou estrangeiros. O uso restrito talvez explique os números quase inexistentes da década de 20 até a década de 80: apenas 2 registros em 1974. Em 2014 Pérola conseguiu 7 registros e em 2015 nasceram 11 pequenas Pérolas em Portugal.


Entre as referências temos a brasileira Pérola Byington (1879-1963), uma mulher admirável que dedicou sua vida à projetos de assistência social e filantropia. Em sua homenagem, um hospital dedicado à saúde da mulher e um núcleo de profissionalização para jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo levam seu nome; em sua cidade natal, Santa Bárbara d'Oeste/SP, existe a Avenida Pérola Byington; Pérola, um município do Paraná, foi nomeado também em sua homenagem. Outra representante do nome Pérola é a bonita atriz Pérola Faria.


Pérola é um nome adorável e cheio de simbolismos; uma ostra precisa ser ferida para que a pérola seja formada: é a dor que se transforma em um delicado tesouro. Um símbolo da superação! Acho Pérola apaixonante e é o meu nome favorito entre os nomes de pedras preciosas! 


Qual é a sua opinião sobre Pérola?


Fontes consultadas:

Appellation Mountain, ARPEN, Behind the Name, Cia da Pedra, Dicionário de Símbolos, Guia dos Curiosos, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Pedras Preciosas Brasileiras, Pérolas do Tempo, SPIE, Vírus da Arte & Cia, Wikipédia.

39 comentários:

  1. Perola é lindo imagino duas irmã Pérola&Marjorie
    Gostria de saber sobre o nome victoria e se existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Adorei sua sugestão de Pérola e Marjorie, os nomes estão ligados afinal Marjorie significa pérola, bem pensado!
      Victoria existe sim, claro! É a versão estrangeira de Vitória :)

      Excluir
  2. Corrigindo gostria de saber composto para victoria e pares perfeitos para irmãs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que possível faremos o post sobre compostos com Victoria. Obrigada pela participação!
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Gostaria de nomes compostos para Julia/Giulia e tb nomes de irmãos de Julia/Giulia.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Que belo nome! Que belo texto! recheado de informações importantes. gostei muito. Esse blog é encantador!

    ResponderExcluir
  5. Procuro por um nome diferente quem tem relação com o mar, uma homenagem a minha filha que tanto o ama. Gostei de Marina ( ia ser, Marina Ysis) , porém meu marido não gostou :( . Então pesquisando, encontrei há poucos dias um que me cativou: Pérola, depois conheci Larimar, aí Deus que dúvida... Resolvi por nomes compostos. Por favor me ajudem, qual melhor? Pérola Larimar ou Pérola Anamar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, que escolhas bonitas! Meu preferido é Pérola Larimar, ganha pontos por ser um composto duplamente literal com dois nomes de pedras preciosas ligadas ao mar. Pérola Anamar perde na sonoridade porque o A final de Pérola e o A inicial de Anamar se fundem na hora da pronúncia e acaba virando um nome só: Pérolanamar. Espero ter ajudado 😉

      Excluir
    2. Engravidei em 2005 e desde o principio ja era Pérola. Qdo fui fazer o exame de sangue pedi a Deus uma confirmação,e em meio as revistas da clinica ,Ele me mostrou uma ostra de cristal com uma Pérola dentro ❤.
      Pérola Ysabela 😍

      Excluir
  6. Nossa que demais!! Amei! Perola, mas como nome sozinha! os significados são lindos demais! <3
    Eu amo perola para usar como joia!
    Beijos amei!

    ResponderExcluir
  7. Amei saber o significado do nome Pérola e também sobre a jóia, que é muito magnífica.

    ResponderExcluir
  8. Que post incrível, bem detalhado, com uma pesquisa fascinante bem funda no assunto, as pérolas são realmentes preciosas.

    ResponderExcluir
  9. Ah amei saber mais sobre esse nome! Acho lindo! Já o nome Perla não gosto muito haha
    www.evelynsouza.com

    ResponderExcluir
  10. Eu acho muito interessante como as pérolas são formadas, acho incrível! Como nome, vou confessar que não acho muito bonito, não sei, não é uma coisa que acho bonito. Tenho até uma prima com esse agora :)
    Gostei bastante desse post assim, muito bem feito, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei esse nome tão lindo e depois dessa postagem fiquei mais apaixonada ainda por Pérola😍
    Não conhecia o significado, agora só imagino em ter uma filha e colocar esse nome😊😊😊!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o significado de Pérola além da joia preciosa.Eu estudei com uma Pérola no ensino médio e achava o nome dela excêntrico mas o significado é lindo além da joia ser belíssima tbem!!!

    ResponderExcluir
  13. Lindo! Já escolhi o nome da minha filha... Será Pérola!

    ResponderExcluir
  14. O que vcs acham de Dulce Pérola? Achei lindo!!!

    ResponderExcluir
  15. Vou ter minha filha em abril, e ele vai se chamar Pérola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero colocar Pérola mas os familiares não gostaram do nome. A sua família gostou?

      Excluir
  16. Minha filha se chama perola amo demais esse nome e ela é de fato uma perola

    ResponderExcluir
  17. O seu significado é tão belo, tal como a sua analogia. Pérola dá um nome magnifico e muito puro para uma menina!

    ResponderExcluir
  18. Eu se engravidar de menina vai ser Pérola pq amo esse nome outo nome acho lindo é Jade amo esse dois nome o mais importante pra mim vai ser Pérola mesmo pq adoro um mone lindo é tbm uma fiha é uma joia pra sempre pra educar e amar

    ResponderExcluir
  19. O que acham de Pérola Luz Mendes da Silva?

    ResponderExcluir
  20. Minha bebê nascerá em julho e se chamará Pérola Ester. 🥰

    ResponderExcluir
  21. Se a minha BB for menina colocarei pérola safira

    ResponderExcluir
  22. Ameiiiiii, quando tiver uma menina darei o nome de Pérola ❤❤❤😍😍apaixonada

    ResponderExcluir
  23. Pérola Epifanowsky8 de maio de 2022 às 16:04

    Me chamo Pérola, não gostava porque achava muito diferente, queria ter um nome igual ao de todo mundo, mas agora acho legal, cada vez gostando mais...

    ResponderExcluir
  24. Minha filha tem 20 dias , coloquei o nome dela de Pérola Liz ❤️

    ResponderExcluir