sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Renato


Vamos começar pelo que mais me encanta nesse nome: o significado! Como já vimos no post escrito pelo Joel Moreira sobre Renata, Renato tem origem no latim renatus, que significa renascer. É possível, ainda, atribuir alguns significados metafóricos como aquele que sobrevive ou aquele com força vital duplicada.

Entre os cristãos, o nome Renato é comumente associado ao batismo e a uma passagem bíblica segundo a qual Jesus Cristo disse a Nicodemos que era preciso nascer de novo caso quisesse ver o verdadeiro Reino de Deus: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João, 3-3). Em alguns países de língua hispânica, a junção entre as palavras Rey (rei) e Nato (nascer) faz com que também seja atribuído a esse nome outro significado: o nascimento do rei.

No Brasil, segundo dados do Censo de 2010, Renato é o 49º nome mais comum. Durante o ano de 2015, obteve 232 registros no estado de São Paulo, o que mostra que o nome ainda é usado com certa frequência, mas não chega perto da popularidade que apresentava durante a década de 1980, quando teve seu auge.

Em Portugal, Renato foi o 72º nome mais comum em 2015 com 57 registros, mas caiu uma posição em relação ao ano anterior.

Algumas pessoas famosas com o nome Renato:
  • Renato Aragão – humorista brasileiro;
  • Renato Augusto – futebolista brasileiro;
  • Renato Dulbecco – médico patologista italiano. Foi agraciado com o prêmio Nobel de Medicina em 1975; 
  • Renato Gaúcho – ex-futebolista e treinador brasileiro;
  • Renato Santos – futebolista brasileiro;
  • Renato Russo – cantor e compositor brasileiro;
  • Renato Teixeira - cantor e compositor brasileiro. 

Renato carrega força no seu significado, na sua sonoridade e na sua história, mas anda um pouco esquecido por ter sido muito usado em um passado recente. Vocês vêem Renato como uma boa opção para hoje ou o consideram datado?


Fontes consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

7 comentários:

  1. O significado de Renato é realmente bonito e inspirador, acho que esse é seu ponto alto, além da sonoridade marcante. Acho um bom nome e gosto mais dele do que de Renata, mas ainda o considero datado.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Renato. Gosto da sonoridade e da originalidade, não vemos muitos bebês com esse nome hoje em dia. Ainda prefiro Donato, no mesmo estilo, mas Renato é uma bela opção.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Donato
    Gostaria de saber sobre o nome Raina conheci duas irmã com os nomes Raina e Raila mas me parecem inventado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Raina é um nome legítimo, não é inventado e assim que possível será abordado. Já sobre Raila não encontrei nenhuma informação em nossas fontes de pesquisa, o que me leva a crer que esse sim é inventado. Obrigada pela sua participação!
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  4. Pela beleza do significado do nome Renato, acho-o uma jóia de nome. Nascer novamente é um significado transcendental e místico. Embora esse nome me traga paz, (não sei o motivo) ... ainda assim não o escolheria.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome Realmente diz tudo sobre mim me chamo RENATO

    ResponderExcluir