terça-feira, 15 de novembro de 2016

Robim & Rubim


Nomes que nos transportam para os cenários místicos das florestas, melhor dizendo, dos bosques. É quase impossível olharmos para estes nomes e não nos lembrarmos do herói medieval inglês, Robin dos Bosques, que roubava aos ricos para dar aos pobres. Uma figura do imaginário medieval anglófono que depressa preencheu as histórias de milhares de famílias um pouco por toda a Europa e, séculos mais tarde, por todo o mundo, via a edição de livros e adaptações cinematográficas nele inspiradas!

É talvez por esta associação fantástica, que olho para Robim e Rubim (as versões portuguesas de Robin) como nomes de Outono, como se estivessem envolvidos por uma aura castanha, cor-de-terra, característica de tudo o que se encontra no meio natural nessa estação. Lembra-me o cheirinho a terra molhada depois da chuva, lembra-me folhas caídas no chão, correrias entre árvores, um cenário profundamente campestre e mágico. Cheio de entusiasmo! E, por tudo isso, olho para eles, sobretudo para Robim, como nomes muito bonitos (para diferenciar as versões portuguesas e influenciada pela estrangeira, leio Róbim)!

Na verdade, todas estas versões variam de um nome único, que já foi mais utilizado por brasileiros e portugueses do que é no atual momento: Roberto! Que, por sua vez, é um nome de origem germânica (Hrodebert), composto pela junção dos elementos hruot (glória) e berhto (brilhante). No composto, o nome significa aquele que a glória tornou famoso ou famoso e glorioso, conforme explicou também o Joel Moreira na sua publicação sobre Roberto.

Ainda sobre Rubim, sabe-se que é também a escrita arcaica de Rubi, como a pedra preciosa, o que pode ser chamativo para várias famílias! Também é o nome informal de uma planta (cordão-de-frade) com características medicinais - e assim se completa o vínculo de Rubim à natureza!

Curiosíssimo é o facto de que não existem registos de que Robim tenha sido utilizado no passado ou no presente em Portugal, mas em contraste, o SPIE indica-nos que entre 1920 e 1980 nasceram 18 meninos chamados Rubim e, mais recentemente, foram registados 9 em 2013, 2 em 2014 (um deles é Rubim Miguel) e 13 em 2015. O nome parece começar a despertar interesse, embora seja muito residual ainda!

No Brasil, ambos os nomes são praticamente inexistentes: entre 1930 e 2000, em todo o território brasileiros, nasceram 67 pessoas com o nome Robim e 115 com Rubim. Recentemente, também não têm sido utilizados, não sendo possível afirmar com certeza se os dois compostos masculinos (Enzo Rubim e Heitor Rubim) registados em São Paulo (2015) serão mesmo nomes próprios ou sobrenomes, uma vez que Rubim também é utilizado como apelido/sobrenome.

Posto isto, deixo à vossa consideração. Robim e Rubim são nomes atraentes para vós?

Um agradecimento especial à Patrícia Monteiro pela ajuda na construção desta publicação!


Fontes consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, As Plantas Medicinais, Behind the Name, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Origem dos Sobrenomes, Priberam (Rubim), SPIE e The Internet Surname Database.

6 comentários:

  1. Joana, foi um prazer contribuir de alguma forma com o post, eu é que agradeço! Entre as duas opções prefiro Rubim, além da grafia mais atraente ele tem mais nuances que Robim(a ligação com o rubi e o fato de ser tb nome de planta). Robim não gosto, prefiro Robin mesmo. Leio os nomes de forma diferente: Robin - Róbin, Robim - Robím e Rubim - Rubím.

    ResponderExcluir
  2. Post interessante gostaria de compostos para o nome Kiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro/a leitor/a,

      Assim que possível daremos resposta ao seu pedido!

      A Equipa do Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Meu sobrenome é Robim e não se lê como vc descreveu. Se lê Rôbim. Gostaria de descobrir a origem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome também é Robim. Gostaria de saber a origem também.

      Excluir
  4. Meu sobrenome também é Robim, gostaria de saber a origem

    ResponderExcluir