domingo, 25 de dezembro de 2016

Noel - Especial Natal


Quando lançámos o nosso Especial de Natal em 2015, Noel era um dos nomes que se encontrava nas nossas listas de nomes ligados à época natalícia! Porquê? É simples, em francês (na grafia Noël) significa literalmente Natal (que por sua vez vem do latim e significa nascimento).

Dizem-nos várias fontes de que na Idade Média era costume atribuir este nome a meninos que nascessem no dia de Natal, do mesmo modo que antigamente também era tradição atribuir o nome Domingos/Domingas a crianças nascidas nesse dia da semana. Eram práticas de nomeação muito interessantes que se foram perdendo ao longo dos tempos, passando os nomes a serem utilizados fora desses contextos específicos.

O que é certo também é que o nome, mesmo em França já não é muito utilizado. O Meilleurs Prénoms avança que a idade média das pessoas com este nome é de 58 anos, o que corresponde a uma maior utilização durante a década de 60 – que tem vindo a decair até à atualidade, talvez por ser um nome literal.

No Brasil o nome tem passado ao lado do grande público ao longo de todos os anos, tendo sido mais utilizado também na década de 60. Uma grande figura ligeiramente anterior a esta altura no Brasil foi Noel Rosa, compositor, cantor e sambista, que pode também ter potenciado a divulgação do nome no território brasileiro. No entanto, hoje em dia o nome está desaparecido (conta apenas com 6 registos em São Paulo – 2015), mas não está sonoramente distante de Gael, um outro nome que está cada vez mais na moda no Brasil. Noel pode surgir como alternativa mais original a Gael nos próximos anos. Em terras brasileiras é um nome de associação imediata ao Natal, por conta da figura clássica do Papai Noel (em Portugal chamado de Pai Natal).

O nome em Portugal também é muitíssimo discreto. Entre 1920 e 1980 poucas foram as vezes que teve mais de 10 registos anuais, uma realidade que continua até ao momento. Em 2014 foram registados dois meninos com este primeiro nome e um Rafael Noel.

Eu acredito que Noel é um nome fofíssimo e muito romântico (lembremo-nos da história de amor de Mariana Alcoforado e Noel Bouton de Chamilly descrita no nosso Especial de São Valentim). A formar um composto eu utilizaria um nome igualmente romântico ou galante. Neste momento penso apenas em Noel Aramis e Noel Valentino, que acho que funcionam muito bem como complemento do nome. É também de fazer notar que Noel & Leon são anagramas um do outro, e até poderiam ser um par interessante para irmãos, caso ache graça a estas combinações. Para terminar, deixo apenas a informação de que é um nome bem internacional, bem lido e reconhecido em praticamente qualquer parte do planeta, o que ultrapassa os problemas do seu sonoramente semelhante Noé mas o aproxima mais à nossa cultura do que Noah.

Que acham de Noel?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Meilleurs Prénoms, O Blog dos Nomes (Especial de Natal, Especial de São Valentim) e SPIE.

6 comentários:

  1. Adoro. Não teria coragem de usá-lo, mas considero um lindo nome.

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo e sonoramente é muito agradável, mas no Brasil ganha um ar caricato por causa do Papai Noel.

    ResponderExcluir
  3. Um menino iria sofrer um bocado com esse nome na escola... outro que continuará no fundo do baú. No entanto, encontro várias qualidades nele.

    ResponderExcluir
  4. Amo esse nome e o nome do meu pai do meu irmão e do meu futuro filho

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito deste nome. É encantador, com uma bonita grafia e sonoridade.

    É também muito popular na minha família - inclusivé variantes relacionadas entre si - Noel, Noé, Noémi, Noélia e Natália.
    Tantas crianças a nascerem na época natalícia na minha família, que engraçado!

    ResponderExcluir