sexta-feira, 14 de abril de 2017



Há nomes que despertam em nós sentimentos, que nos fazem vislumbrar uma cor e até mesmo que nos fazem sentir um cheiro característico. para mim é verde e cheira a primavera! Nada melhor que termos fé no recomeço, e como é lindo na primavera assistirmos ao florescer das flores e quiçá, da vida. 

é um nome que só me transmite positividade assim com Esperança. E não posso mentir, iria achar um máximo conhecer duas irmãs com estes nomes. 

De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no grego pistia que indica a noção de acreditar, e no latim fides, que remete para uma atitude de fidelidade.

Mas afinal o que é a fé? A fé é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de inspiração. Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada, como já referi, à confiança. Em algumas situações, a título de exemplo, problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança que algo vai mudar de forma positiva, para melhor. 

A fé também pode estar presente na maneira como encaramos a morte. Ter fé na vida depois da morte, e acreditar na possibilidade de voltar a encontrar entes queridos, auxilia a reagir melhor às perdas e tragédias que acontecem ao longo da vida.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade inquestionável os princípios difundidos pela sua religião. Dentro desta vertente é também um dos títulos da Virgem Maria: Nossa Senhora da Fé relembra que a vida da mãe de Jesus foi um ato contínuo de fé.


Infelizmente, em Portugal, ainda não é permitido registar uma bebé com o nome . No entanto, nomes como Ofélia e Félix, têm presente esta palavrinha, que embora pequena, tem um simbolismo enorme. 

No estado de São Paulo não encontrei registos do nome . É realmente um nome raro no Brasil pois segundo o censo do IBGE de 2010 apenas 257 mulheres são portadoras deste nome.

Percebo que para quem não é fã de nomes literais, possa chocar um bocado, talvez em segundo lugar num nome composto não causasse tanta impressão. 

Qual é a vossa opinião sobre ? Incluem este nome no grupo dos OK ou no grupo dos KO? 



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

7 comentários:

  1. Acho engraçado mas ainda não me diz muito. No entanto acho que pode funcionar muito bem como diminutivo de Felícia, um dos meus nomes preferidos <3

    ResponderExcluir
  2. Sei que é usado no composto Maria da Fé e aí já temos algumas notas pessoas a usar! Acho um nome forte e fresco :)

    ResponderExcluir
  3. no way! talvez como apelido carinhoso de algum outro nome...

    ResponderExcluir
  4. O nome Fé só o conhecia como nome de família (sobrenome, apelido). Conheço uma senhora que se chama Fides.

    ResponderExcluir
  5. Encaixo Fé no mesmo grupo dos curtinhos literais que emanam positividade como Paz e Luz. Aliás até ficaria bem bonito para um trio de irmãs! Acho que Fé tem uma aura hippie e também religiosa muito interessante, gosto. É de se notar que no Brasil, segundo o gráfico do IBGE, Fé só foi registrado até os anos 70, em décadas posteriores simplesmente não foi mais registrado, ficou estagnado, uma pena.

    ResponderExcluir
  6. Acho um amor, nunca tinha pensado nele. Acho que ficaria bem em compostos também.

    ResponderExcluir