terça-feira, 23 de maio de 2017

Atílio - Atendendo a Pedidos


Os nomes antigos têm seu charme, e um nome antigo pouco explorado pode até soar mais interessante. Atílio, um nome ligado à tempos passados, importantes tempos idos que fizeram parte da História da humanidade. Sua força vem da Roma antiga, quando se fez presente como nome de família de grandes políticos e militares romanos.

Atílio é a versão em português de Attilio que, por sua vez, é a forma italiana do sobrenome romano de origem etrusca Atilius. O significado de Atílio é desconhecido, mas a autora Regina Obata em seu O Livro dos Nomes, levanta a hipótese que o latino Atilius possa ter se derivado do gótico Attila. Nesse caso, seu significado seria  pequeno pai, paizinho, um diminutivo de Atta. Foi adotado como nome próprio na Itália principalmente durante o Renascimento em homenagem a Marco Atílio Régulo (em latim Marcus Atilius Regulus) cônsul e general romano que lutou na Primeira Guerra Púnica entre Roma e Cártago. Seu pai e seu filho (também chamados Marco Atílio), foram importantes políticos na Roma Antiga. O nome Atília é a versão feminina de Atílio. Sua versão em espanhol é Atilio.

Há de se lembrar a existência de Santo Atílio, jovem mártir nascido no ano 171, em Lyon, na França. Sua família era nobre, cristã e original de Lázio, na Itália. Assim como outros cristãos, foi perseguido, torturado, mas nunca renegou sua fé. Faleceu muito jovem (pouco mais de 14 anos) em 28 de junho. Esse passou a ser o dia de sua celebração.

Atílio nunca foi um nome muito usado tanto no Brasil como em Portugal, como disse é um nome pouco explorado. Segundo o IBGE existem ao todo 5.209 brasileiros chamados Atílio, estando seus portadores mais concentrados nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. Seu maior uso aconteceu entre as décadas de 40 e 50. Podemos perceber que um Atílio nascido no Brasil terá maior probabilidade de ser um senhor sulista. Em Portugal foi um nome de uso bastante discreto, obtendo de 1920 a 1980 modestos de 2 a 7 registros por ano. Na atualidade continua com desempenho tímido entre os lusófonos: Em 2016, no estado de São Paulo, foi registrado 1 vez na grafia Atílio e 1 vez na grafia Atilio. Houve ainda 1 registro de Athílio. Em 2015 foram 3 registros de Atílio (sendo 2 compostos: Atílio Italo e Atílio Luís) e 2 de Atilio. Nesse ano ainda esteve presente em alguns compostos: Miguel Atílio (1), João Atílio (1), Gabriel Atílio (1) e Otávio Atilio (1). Em Portugal foi registrado 2 vezes em 2016, nenhuma vez em 2015 e 1 vez em 2014 no composto Atílio Gonçalo.

Referências:

  • Atilio Borón - político e sociólogo argentino;
  • Atilio García - futebolista argentino naturalizado uruguaio;
  • Atílio Riccó - diretor, ator e produtor brasileiro;
  • Atílio foi também o nome do personagem de Antônio Fagundes na clássica novela Por Amor (Rede Globo, 1997/98).
Confesso que nunca tinha parado para pensar em Atílio, era um nome esquecido para mim e o pedido de nosso leitor foi ótimo para reavivá-lo. Acho que é um bom nome que pode ser mais  lembrado e que fica muito bem em compostos. Vejo sobriedade e uma certa elegância em Atílio e vocês? 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Cruz Terra Santa, IBGE, IRN, O Livro dos Nomes (Regina Obata), SPIE, Todo Papás, Wikipédia.

6 comentários:

  1. Eu acho Atílio muito feio :/ Já Atilius é interessante.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto, é mesmo muito elegante!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto. Acho que tem um ar muito melancólico.

    ResponderExcluir
  4. Procurando o significado do nome do meu filho para fins escolares me apaixonei ainda mais depois do significado!!!

    ResponderExcluir
  5. O nome do meu marido é Attilio e para homegeà-lo; escolhi o mesmo nome para nosso filho Attilio Jr.
    Ammmo de paixão, sou simplesmente apaixonada por esse nome, seu significado e tudo o que representa na minha vida. Só GRATIDÃO 🙏.

    ResponderExcluir