terça-feira, 16 de maio de 2017

Conceição



Conceição é um nome que me transmite muita pureza. Se tivesse de escolher uma cor para definir este nome seria branco. Conceição é um nome de origem latina que já foi muito usado em Portugal. Em Espanha é utilizado na variante Concepción e as meninas com este nome são carinhosamente tratadas por Concha, ao contrário de Portugal, onde o diminutivo mais comum é São ou Sãozinha. O significado deste nome é concepção

A Imaculada Conceição, segundo o dogma católico, é a concepção imaculada de Jesus Cristo já que Maria teria nascido sem nenhum pecado ser cometido (relação sexual). 

Para além de nome próprio, Conceição, também é apelido/sobrenome. As cores azul e dourado são consideradas as cores da família Conceição

Para além de haver registos de somente Conceição, já foi bastante usual o uso do composto Maria da Conceição, e continua a ser frequente o uso de Conceição como segundo elemento de um nome. 

Como já referi em cima, Conceição já foi um nome muito comum nas mulheres portuguesas, se atentarmos aos registos entre 1920 e 1980, verificamos que em 1925, este nome foi alvo de 344 registos, isto é equivalente à popularidade de Íris e de Bianca em 2016. A realidade hoje em dia é muito diferente, no ano passado e em 2015, este nome foi registado apenas uma vez e em 2014 tanto Conceição como Maria da Conceição, foram registados 3 vezes. 

Segundo o censo brasileiro de 2010, a frequência de Conceição é de 102.585 pessoas e o nome atingiu seu apogeu de registos no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. No ano passado e em 2015, no estado de São Paulo, foi registado uma vez em cada ano. 

Uma curiosidade que encontrei sobre Conceição é que é um nome geográfico! E tanto em Portugal como no Brasil podemos encontrar locais com este nome.
  • Conceição (Paraíba) - Município; 
  • Conceição de Macabu - Município do estado Rio de Janeiro; 
  • Lagoa da Conceição - Lagoa na Ilha de Santa Catarina. 
  • Conceição é nome das seguintes freguesias: Horta, Ourique, Peniche, Ribeira Grande e Tavira. 

No vosso parecer Conceição é um nome datado que pode voltar ou fica melhor no fundo do baú? 

Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, IBGE, ARPEN/SP, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.


12 comentários:

  1. Acho que Conceição tem seu valor, é o nome de tantas brasileiras e portuguesas! Acho bonitinhp o apelido Concha ou até Conchita. Só que é um nome pesado e um tanto ultrapassado para os dias atuais.

    ResponderExcluir
  2. As Marias da Conceição que conheço são chamadas carinhosamente de Ceiça.
    Para quem gosta e dá valor aos nomes de cunho religioso, não há nome melhor! Penso que irá ficar no fundo do baú mesmo. Ou no máximo circunscrito em alguma comunidade religiosa.

    ResponderExcluir
  3. Existe ainda a música Conceição, do Cauby Peixoto, que fez muito sucesso em décadas passadas. Acho que além do cunho religioso muitas Conceição têm esse nome por causa da música.
    "Conceição eu me lembro muito bem..."

    ResponderExcluir
  4. Até gosto de Conceição, no entanto não cumpre critérios importantes para mim (para que o ponderasse usar): ser moderno e internacional.

    Mas gosto de Conceição e acho que pode voltar, tal como estão a voltar outros nomes antigos :) Só não gosto do diminutivo Concha, que na minha opinião se afasta bastante do nome original - além disso prefiro ver Concha como nome próprio.

    ResponderExcluir
  5. Também é usada a forma Conceição de Maria.
    O dogma está relacionado a concepção de Nossa Senhora, i.e., em relação aos pais dela, Joaquim e Ana.
    http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/dogma-da-imaculada-conceicao-de-maria/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!A pessoa errou! Nada a ver o que escreveu! Imaculada Conceição é de Nossa Senhora pq foi concebida sem o pecado original! Sexo não é pecado! E Maria foi fruto da relação de seus pais. Está escrito no texto que Maria foi concebida sem pecado (relação sexual). Não foi isso não... cuidado com informações erradas
      Seco

      Excluir
  6. É um nome datado que dificilmente sairá do baú.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que já está a querer sair e acho que tem tudo para o pessoal que usa Pureza e Benedita gostarem e pegarem nele.
    Eu acho um pouco pesado mas vejo beleza e elegância também. Acho simples e elegante.

    ResponderExcluir
  8. Sou Maria da Conceição. Era para ser outro nome, mas meu padrinho surgeriu que fosse esse nome para meus pais.Porque seria meu batizado na igreja Nossa Senhora da Conceição, no dia 08/12/1962, no bairro da Conceição. Me chamam de vários apelidos: Ceição, Ceiça, Conso, São, Ceicita. Raro me chamarem por Maria, só os professores que me chamavam pelo nome composto Maria da Conceição. Tenho muitas amigas xarás.

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente ODEIO me chamar Conceição. Ooo droga de nome FEIO

    ResponderExcluir