sexta-feira, 26 de maio de 2017

Melanie - Atendendo a Pedidos



Melanie é um nome de origem grega que deriva da palavra μελαινα (melaina) que significa preto, escuro. Este era o nome de uma avó e de uma neta que eram santas romanas. A neta deu toda a sua riqueza à caridade no século V. 

Este antropónimo era comum em França durante a Idade Média, e foi introduzido na Inglaterra, embora tornando-se raro. O interesse nele foi revivido pela personagem Melanie Wilkes do romance Gone with the Wind (1936) e a subsequente adaptação cinematográfica em 1939.

Em 2016 nasceram em Portugal 11 bebés chamadas Melanie. No estado de São Paulo, foram registadas mais 20 bebés com este nome do que em Portugal. 

Achei curioso o facto de ter encontrado registos de Melanie na década de 70 e 80 aqui em Portugal. Estão documentadas 31 Melanie entre 1973 a 1980. 

Segundo os dados do censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Melanie é pouco mais de mil pessoas. O auge de mulheres com este nome foi em 2000 com um total de 456 registos. O estado brasileiro em que este nome é mais utilizado é no Paraná. 

De todas as variantes de Melanie, as minhas favoritas são: Melânia, Melena e Melina

Considero Melanie um nome moderno, fresco e apesar do seu significado ser sombrio o diminutivo que deste nome poder surgir - Mel - é muito doce e certamente aliciante para as futuras mães e pais que estão à procura do nome perfeito para a pequena que vai nascer. 

Algumas personalidades portadoras deste nome:
  • Melanie Janine "Mel B" - cantora britânica da banda Spice Girls;
  • Melanie Jayne "Mel C" - cantora inglesa da banda Spice Girls;
  • Melanie Adele Martinez - cantora e compositora americana;
  • Melanie Clare Sophie - apresentadora de televisão e atriz inglesa;
  • Melanie Griffith - atriz americana.  
Não sou das maiores admiradoras deste nome, mas vejo-lhe muitos atributos, não só o diminutivo Mel, como a internacionalidade e também o facto de ser um nome moderno e pouco utilizado nos nossos países, fazem-me crer que estamos perante um bom nome com muitas qualidades para começar a ser mais ouvido em crianças.

Gostam de Melanie


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

16 comentários:

  1. Acho Melanie muito querido :) Não está nos meus preferidos mas acho-o uma boa escolha, fresca e moderna.

    ResponderExcluir
  2. Faz-me lembrar melanina...a sonoridade é boa mas perde pelo significado. Não seria a minha escolha

    ResponderExcluir
  3. Também me faz lembrar melanina. não só pela sonoridade, mas pelo significado escuro, responsável por dar cor a pele. Apesar do significado, acho que pode ser um bom nome para escolher, bem musical... Mas não me cativou.. A primeira vez que tive contato com esse nome, estudando a obra de Melanie Klein, lembro que parei pra observá-lo e admirá-lo, coisas de quem gosta de onomástica,... rs mas passou... rs

    ResponderExcluir
  4. Gosto e a variante favorita é Melina.

    ResponderExcluir
  5. Gosto apenas do significado, acho que dá um ar de mistério, do nome em si não gosto. Até tento, mas não consigo simpatizar com Melanie, acho um nome enjoado. De qualquer forma é melhor que a versão em português, Melânia.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto da Melanie.
    Ana, aprecio muito a forma como escreve os nomes, nunca desvaloriza nenhum e mesmo que não seja um seu preferido, encontra algo sempre bonito para valorizar o nome. Este é um blog de exelência e devia de ser mais divulgado.
    Sem querer estar a intrometer demais, quais são os seus nomes preferidos desde semrpe e quais são os que mais gosta no momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio :)
      O meu nome preferido desde sempre é Aurora. Logo depois adoro Dalila e Oriana fica posicionado no terceiro lugar.
      Nos nomes masculinos adoro Valentim. Em segundo e em terceiro lugar ficam Isaac e Tomé.
      Nomes do momento, neste momento acho que não tenho, mas há uns tempos eram Corália, Olímpia e Bartolomeu.

      Excluir
  7. legal O meu Nome e Melanie Behling Eu so do Brazil mais esdou morranto na Nova Zelandia

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo, coloquei este nome na minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também coloquei na minha filha.
      É uma menina linda
      Personalidade maravilhosa Inteligentíssima.

      Excluir
    2. Ai que bom saber disso! É o nome da minha bebê que nasce agora em julho. Ela tbem vai ser adorável, em Nome de Jesus

      Excluir
  9. Em 2018 minha 1° filha foi nomeada a Melany Aya
    Melany porque já gostava e escutei muito no filme " a hospedeira" O nome composto Aya é porque gosto bastante de nome japonês. Juntei e gostei, hoje tenho uma Melany Aya. Não coloquei " Melanie" porque tive medo das pronúncias dos Brasileiros kk então ficou com Y mesmo. Melany Aya! Amoo!!

    ResponderExcluir
  10. Minha filha vai se chamar Melanie, acho lindo o significado, pois ela vai ser pretinha, e o diminutivo Mel é completamente perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto do significado, não tem nada de pesado ou feio como muitos falam, feio é o racismo deles.

      Excluir
    2. Gente, por favor ne? A minha filha vai ser branquinha e vai se chamar Mellanie. Nada contra os moreninhos não, pelo amor de Deus. Mas o nome não tem nada haver em ser negra ou branca.

      Excluir