quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ada


Admito que para gostar de um nome vou mais pela sonoridade do que pelo significado. O som deste nome em português não tem nada que ver com o em inglês, mas ambos são bonitos.

A escrita do nome, embora seja tipo Ana, muito simples e de trás para a frente ser exactamente igual (o que para muitos pode ser aborrecido) acho-a bonita. Ah e já agora, para mim é bem superior a Ana.

No Behind the Name encontramos que se trata de uma forma curta de Adelaide e de outros nomes que comecem pelo mesmo som. Tendo surgido pela Condessa de Lovelace - Augusta Ada King, mais conhecida por Ada Lovelace.

Ainda encontrei que Ada tanto pode ser masculino como feminino! Chocados?! Eu fiquei! Como masculino o seu significado será pai e como feminino, é um nome que deriva do hebreu da palavra adorno. Para mim, este é o ponto negativo no nome, não gosto deste significado. Claro que como gosto muito do nome tento encontrar algo bom nele, por isso, se virmos que um adorno é uma forma de enriquecer algo, então o significado torna-se uma mais valia.

Há duas possibilidades quanto à sua origem:
  • Deriva de nomes iniciados por Ad, o que faz com que possa ter vários significados (sugiro leitura de Adelaide no blog);
  • Deriva do hebraico, tendo como significado adorno.

Para mim faz mais sentido esta última, dado estar presente no Antigo Testamento, sendo o nome de uma das esposas de Lameque e de uma das esposas de Esaú/Edom.

Não é um nome comum em Portugal. Mais recentemente, verificamos o registo de 1 menina em 2011, 3 meninas em 2013, 4 meninas em 2014. Em 2015 e 2016 não nasceu nenhuma Ada pelo menos como primeiro nome.

No Brasil, nasceram mais bebés com este nome ao longo dos anos do que em Portugal, mas se virmos que o maior número de registos foi 739 na década de 80, dada a taxa de natalidade existente e esbatido pelos 10 anos, acho que fica na “prateleira” dos poucos comuns.

Margarida Rebelo Madeira.

Qual é a vossa opinião sobre Ada?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGE, O Blog dos Nomes.

9 comentários:

  1. É um nome muito discreto por ser tão pouco ouvido. Ainda lhe falta muito para ter a popularidade de Ana, mais ainda a de Hannah, quando é pronunciada toda a força dos hs. E talvez nunca chegue a ser conhecido como Ava ou Eva. São nomes só com 3 letrinhas mas para agradar à maioria têm que ter algo...parabéns pela pesquisa e pelo interesse

    ResponderEliminar
  2. Acho que é um nome apático, sem vivacidade, falta brilho. Parece tb incompleto, me passa a impressão de eterno diminutivo/apelido. Prefiro Ava e Ana.

    ResponderEliminar
  3. Ñ consigo concordar contigo Patrícia. Tudo bem que sou fascina pelo nome, mas vejo—lhe brilho e vivacidade, muito pelo facto de abrirmos o primeiro Á à semelhança de Ava e ao contrário de Ana que o som é tão fechado e por ser tão pequeno fá—lo perder alegria. Pessoalmente é superior a Ava, pelo som do DA, o VA ñ me soa tão bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que o mundo da onomástica é tão fascinante: o mesmo nome pode passar impressões totalmente diferentes dependendo da visão pessoal de cada um.

      Eliminar
    2. O mundo da onomástica é muuuuito fascinante, espetacular! É um passeio pela história da humanidade através dos nomes.
      Pelo menos pra mim.

      Eliminar
  4. Conheço uma Ada e conheço uma Ida, 😊 para mim soa apenas como sufixo. Falta o resto do nome. Sou fã de nomes longos e compostos.

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo com a Margarida , acho que Ada tem brilho. Eu até penso em fadinhas quando vejo este nome :) acho muito bonito, delicado e também muito superior a Ana.

    ResponderEliminar