terça-feira, 13 de junho de 2017

Eliabe - Atendendo a Pedidos



Dentro da Bíblia existem nomes que estão longe dos holofotes, geralmente pertencem à personagens menores e suas histórias por vezes são desconhecidas do grande público. A pouca divulgação de seus nomes gera pouca popularidade, apenas pessoas com fortes vínculos religiosos estarão familiarizadas. Eliabe (ou Eliab em sua versão mais internacional) nome que aparece em seis passagens bíblicas, possui semelhanças com Elias e Eliézer, também bíblicos e mais conhecidos.


Eliabe tem origem hebraica e seu significado é Deus é meu pai o que sugere que um menino que tenha esse nome seja agraciado com uma eterna proteção paternal. Um significado acolhedor que pode ser um atrativo para muitas famílias.


Os personagens bíblicos chamados Eliabe aparecem em Números, Crônicas e no Livro de Samuel e são esses:

  • O mais famoso Eliabe é o primogênito de Jessé, pai do rei Davi. A aparência de Eliabe e sua estatura elevada impressionaram Samuel, que concluiu que este era o escolhido de Deus para ser rei. Jeová, porém, havia rejeitado Eliabe e escohido Davi;
  • Um filho de Helom e o chefe de Zebulom quando foram enumeradas as tribos do deserto de Sinai;
  • Um rubenita, filho de Palu, pai de Datã e Abirã que foram os principais instigadores da revolta contra Moisés;
  • Um dos antepassados do profeta Samuel(seu bisavô). Em algumas narrativas também pode ser chamado de Eliel e Eliú;
  • Um membro da tribo de Gade dotado de caráter guerreiro que uniu-se a Davi quando este fugia de Saul para o deserto;
  • Um músico levita que viveu no tempo de Davi.

Eliabe, como podemos imaginar, não é um nome comum em nossos países: sua frequência no Brasil é de apenas 4.754 pessoas (para Eliab a frequência é de 1.112 pessoas), sendo mais usual na região norte/nordeste. Seus registros começaram a existir a partir da década de 50 de forma bem modesta e foram subindo discretamente de forma mais significativa a partir dos anos 80, atingindo seu melhor momento agora, na década de 2000, mas ainda sem grande destaque. Em 2016, no estado de São Paulo, foi registrado 17 vezes e a grafia Eliab obteve 2 registros. Em 2015 foram 12 registros para Eliabe e 3 para Eliab. Em Portugal o nome passa em brancas nuvens: apenas Eliab é admitido mas mesmo assim nunca foi registrado de 1930 a 1980 e nem conseguiu registros em 2016 (o mesmo aconteceu com Eliabe). Em 2015 Eliabe foi registrado 1 vez e Eliab não obteve registros. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Eliabe também passou a ser autorizado em Portugal***


Referências:
  • Eliabe Chagas - cantor gospel brasileiro;
  • Eliabe Guimarães - jogador de futebol brasileiro.
Existe atualmente uma maior busca entre os brasileiros por nomes bíblicos e Eliabe pode ser uma  escolha mais diferenciada quando comparada com os nomes religiosos vistos com mais facilidade em nosso dia a dia. Para Portugal também acho que seja bastante viável, através de Eliab, a versão admitida. O fato de um dos Eliabes bíblicos ter sido o irmão menos prodigioso do heróico rei Davi pode ter dificultado o crescimento do nome ao longo dos tempos, mas acho que isso não deve ser visto como um empecilho pelos pais que o desejarem usar. Existem outros Eliabes na Bíblia e afinal de contas é a pessoa que vai criar sua própria história com o nome e não o contrário. Eliabe tem uma sonoridade com personalidade, é original e tem um bonito significado. 

Acham que Eliabe merece um olhar mais atento? Preferem Eliabe ou Eliab?

Fontes Consultadas:

Abarim, ARPEN/SP, Dicionário Bíblico, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

3 comentários:

  1. Amei o texto! Obrigada por mais esse pedido atendido! =)
    Como disse no post sobre Elísio, gosto de nomes com "El" ou "Eli" pela sonoridade e significado, pois essas iniciais quase sempre tem a referência a DEUS. E como um desses nomes, Eliabe tem seu valor, apesar de muitos não lembrarem dele. Escolher esse nome nos dias de hoje é algo original, sem falar que acho muito bonito em pronúncia e grafia (mesmo eu gostando quando um nome é internacionalmente conhecido, prefiro a versão Eliabe).
    Enfim, é uma pena ele ser desconhecido por muitos, e quando somos familiarizados com ele, como no meu caso que sou cristã evangélica, vejo que o fato do personagem mais conhecido ser Eliabe, irmão de Davi, faz com que o nome seja pouco escolhido. Mas é como você disse muito bem: cada um faz sua própria história. E tendo um nome com significado tão bonito, ela já começa muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Eu desconhecia completamente. Preciso de tempo para me acostumar.

    ResponderEliminar