quarta-feira, 7 de junho de 2017

Rosarinho


Para mim, Rosarinho é um nome perfumado, é quase automático sentir o aroma de rosas quando penso, vejo ou digo este nome. 

Rosarinho é o diminutivo do nome próprio Rosário ou do composto Maria do Rosário e já há 11 anos que pode ser registado na sua forma mais carinhosa. Este nome pode ter duas possíveis origens. Ou vem do teutónico e significa nascida no dia de S. Rosário ou a sua origem é latina e o significado é roseiral

Quando se fala em Rosarinho, é inevitável não pensarmos em Carminho, é como se ambos andassem de mãos dadas, e aliás, acho que formam um par perfeito. Acho encantador pensar em duas irmãs com estes nomes. 

Rosarinho tem caído cada vez mais nas boas graças dos pais que estão à procura do nome ideal para a sua bebé. Em 2014, em Portugal, este nome foi registado 6 vezes, no ano seguinte 13 meninas receberam este nome e no ano passado 24 bebés foram chamadas Rosarinho. Será que este ano Rosarinho vai ser alvo de mais registos? Eu penso que sim. 

No estado de S.Paulo este nome é quase inexistente e os futuros papás apostam mais nas versões Rosa e Rosário para as suas filhas. 

Esta moda de registar crianças com nomes que são também diminutivos gera muita controvérsia, há quem adore e há quem deteste. Pessoalmente, não faz muito o meu estilo, mas prefiro ver uma Rosarinho e uma Carminho a uma Teresinha e a uma Clarinha

Se Carminho tem tantos registos por ano, em 2016 foi alvo de 194 registos, colocando-o na 41ª posição do top 100 português acham que Rosarinho em poucos anos vai ocupar também este top tão prestigiado? 



Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

5 comentários:

  1. Sou da turma que não gosta de nomes próprios no diminutivo 😁

    ResponderExcluir
  2. Não me agrada, assim como tb não me agradam outros nomes diminutivo (Carminho, Terezinha, etc). Gosto apenas do significado (roseiral), acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  3. Eu pensava que o nome Rosário estava relacionado com o objeto rosário com que se reza o terço... e não me parecia nada poética essa associação que eu fazia ao nome. Mas pensando em rosa, roseiral: é outra coisa. Além de Rosarinho ter uma pronunciaçao mais suave do que Rosa. Sendo assim este nome subiu na minha pontuação: de 3 passa para 7

    ResponderExcluir
  4. Achei um amor muito fofo gente tipo stellinha alguns nomes costumam ser fortes como Rosário e o inho deixou muito fofo demais muito carinhoso a pessoa que tem este nome vai se sentir muito amada

    ResponderExcluir