sexta-feira, 9 de junho de 2017

Saudade, Soledad & Soledade


Hoje trago-vos mais um nome do meu coração. Não consigo expressar por palavras o que Saudade significa para mim. Pensei, então, que seria melhor começar esta publicação pela definição da palavra. 

Do latim solitatem, saudade, é utilizado para descrever a mistura de sentimentos de perda, falta, distância e amor. No meu parecer, é inegável que é das palavras mais bonitas da língua portuguesa e, além disso, não existe expressão tão significativa noutros idiomas. Saudade é uma palavra muito portuguesa, muito nossa, concordam comigo? 

Segundo o Dicionário Aurélio saudade significa: "lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las". Quem nunca sentiu saudade de algum momento ou de alguém que - infelizmente - já não está nas nossas vidas? 

Para muitos, este nome pode parecer impensável, mas eu considero-o do mais romântico que possa haver. Saudade apresenta-se cheio de lembranças felizes e momentos inesquecíveis e eu considero essa perspectiva lindíssima para nomear uma filha.  

Saudade, Soledad & Soledade são palavras parecidas, mas os seus significados são diferentes. Saudade & Soledade são antropónimos usados em Portugal, crê-se que Soledade seja um aportuguesamento de Soledad, que por sua vez, é utilizado em Espanha. São ambos nomes literais, só que enquanto o primeiro remete para o sentimento de saudade, o segundo e o terceiro significam solidão em espanhol.

Soledade & Soledad, vêm do latim solĭtas. Este sentimento é caracterizado pela falta de companhia. Essa falta (ou carência) pode ser voluntária - quando o sujeito decide estar sozinho - ou involuntária - quando a pessoa se encontra sozinha por circunstâncias diversas da vida. 

Saudade, Soledad & Soledade possuem também sentido religioso por serem títulos da Virgem Maria. Nossa Senhora da Saudade relembra a saudade que Maria teve de seu filho nos três dias após a crucificação; Nossa Senhora da Soledade/Soledad (ou Nossa Senhora da Solidão) evoca a solidão de Maria por ocasião do calvário de Jesus.

Não encontrei registos recentes de Saudade tanto em Portugal como no estado de São Paulo. No entanto, em 2016, nasceu uma pequena Soledad no estado de São Paulo, e em 2015 uma bebé Soledade, mas não nasceu nenhuma em Portugal. 

Segundo o site SPIE, os anos em que nasceram mais Saudade foram 1928, 1932 e 1934, com um total de 36 registos. Na grafia Soledade, em 1926, ano em que nasceram mais bebés com este nome, foram contabilizados 31 registos. No site Nós Portugueses existem registadas 20 Saudade, 2 Soledad e 596 Soledade

Segundo o censo demográfico de 2010, em todo território brasileiro, existem apenas 26 mulheres chamadas Saudade, 178 foram registadas Soledad (sendo o pico de registos na década de 70) e 1.293 mulheres são chamadas Soledade.

Quero ainda salientar que no IRN, Saudade não aparece como nome aceite, o que acho deveras estranho dado aos nascimentos consideráveis que já vos apresentei. Quanto a Soledade & Soledad, só é aceite a grafia Soledade

Para terminar este post vou deixar-vos algumas frases e poemas de que gosto muito cuja temática é a saudade. 

"A saudade é a nossa alma a dizer para onde ela quer voltar" - Rubem Alves

"Saudade é amar um passado que ainda não passou" - Aguinaldo Silva 

"Hoje sou saudade imperial
Do que já na distância de mim vi...
Eu próprio sou aquilo que perdi..." - Fernando Pessoa

"(...)
Porque és assim tão escura, assim tão triste?!
É que, talvez, ó Noite, em ti existe
Uma Saudade igual à que eu contenho! 
Saudade que eu sei de onde me vem...
Talvez de ti, ó Noite!... Ou de ninguém!...
(...)" - Florbela Espanca 

"(...)
E a esta hora tudo em mim revive:
Saudades de saudade que não tenho...
Sonhos que são os sonhos dos que eu tive..." - Florbela Espanca 

"- Mas o que é a Saudade? - perguntou a Menina do Mar.
- A Saudade é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora." - Sophia de Mello Breyner Andresen 


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia, STUM.


5 comentários:

  1. Não estava à espera mas gostei de Saudade :) Também acho Soledad interessante, mas ainda prefiro a versão em português.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com o texto bonito e entusiasta sobre o nome Saudade não consigo pensar em chamar uma menina por Saudade...é como se estivesse a chamar a Alegria ou a Saúde. Mas como apelido já me parece muito bem

    ResponderExcluir
  3. Soledad. Nome da minha bisavó. Nomes literais só consigo gostar de Glória.

    ResponderExcluir
  4. Ana, parabéns pelo post, está lindo :) Nunca tinha pensado em Saudade como nome próprio, confesso que gostei! Achei muito poético.Também gosto de Soledad (prefiro nesta grafia). Adorei as citações, deixaram o post ainda mais bonito!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, também adorei o post. Nunca tinha pensado neste nome e achei interessante mas acho muito melancólico. Soledad acho que é mais "triste" mas tem uma sonoridade mais bonita.

    ResponderExcluir