segunda-feira, 12 de junho de 2017

Susana/Suzana - Atendendo a Pedidos


Longe dos tops de popularidade da atualidade, Susana/Suzana é um nome familiar para todos nós. Ele resiste às modas, ao tempo e parece sempre pronto para ser redescoberto. Possui elos bíblicos e com o mundo das flores (um de seus pontos fortes é ser um nome florido!). Tanto a escrita Susana quanto Suzana são corretas e legítimas, a diferença é que uma é mais usada em Portugal (Susana) e a outra no Brasil (Suzana). 

De Σουσαννα (Sousanna) , a forma grega do nome hebraico שׁוֹשַׁנָּה (Shoshannah), por sua vez derivado da palavra hebraica שׁוֹשָׁן (shoshan) que significa lírio. Um significado florido que emana ternura! O lírio é uma das flores mais admiradas do mundo e representa a pureza e a inocência, uma delicada simbologia que pode ser repassada para Susana/Suzana tornando o nome mais singelo. Possui forte conexão com o literal Açucena, por este ter mesma origem e significado (algumas fontes até apontam Açucena como uma das variantes de Susana/Suzana). Lília é outro nome que está relacionado com Susana/Suzana, pois também significa lírio. Pode ainda ter suas raízes originais na palavra egípcia sšn que significa lótus, a flor que simboliza a perfeição, a sabedoria e o renascimento. A flor de lótus é uma das representações mais fortes do budismo. A associação pode não ser imediata ou tão intuitiva, mas é inegavelmente um nome que tem a alma repleta de flores.

Outra associação importante é a bíblica. No Antigo Testamento esse é o nome de uma bela e fiel judia, casada com Joaquim. Falsamente acusada de adultério, prefere morrer do que confessar uma traição que não cometeu. É salva pelo profeta Daniel que limpa seu nome, enganando seus acusadores. Estes acabam sendo condenados à morte. Essa passagem é considerada apócrifa (não oficial) pela igreja protestante, mas foi incluída pelas igrejas católica e ortodoxa oriental. O nome aparece também no Novo Testamento como uma das mulheres associadas ao ministério de Jesus.

No mundo de fala inglesa a versão Susanna foi ocasionalmente usada durante a Idade Média em homenagem à heroína do Antigo Testamento. Não se tornou comum até depois da Reforma Protestante , época em que muitas vezes era escrito por Susan.

Outros idiomas e variações:

Susana (português, espanhol), Suzana (português, croata, sérvio, macedônio, esloveno), Susanna (inglês, italiano, sueco, holandês), Susanne (dinamarquês, alemão, norueguês), Suzanne (francês), Syuzanna (russo), Sawsan (árabe), Zuzana (eslovaco), Zuzanna (polonês),  SusiSuzi, Suzy, Susie, SueSuzette (diminutivos), Susan, Suzan, Susannah (variantes).

Está ainda presente em outras mídias, na geografia e na religião:

  • Oh! Suzana é uma antiga canção country americana (no original Oh! Susanna). Foi regravada em português pelo cantor brasileiro Bob Nelson. Quem não conhece esses versos? "Oh! Suzana não chores por mim..." (para ouvir a música clique aqui);
  • Susana de Roma (mais conhecida como Santa Susana), Susana de Eleuterópolis e Susana da Armênia, entre outras, foram mártires cristãs que viveram entre os séculos III e V;
  • Susi, boneca da marca brasileira Estrela lançada nos anos 60, foi a precursora da Barbie no país e fez sucesso. Ficou em circulação até 1985, voltando a ser vendida em 2007;
  • Santa Susana é o nome de uma aldeia na cidade de Évora (Portugal) e de um município na Catalunha (Espanha). Torre Santa Susanna é uma comuna italiana da Apúlia e Santa Susanna alle Terme di Diocleziano é uma igreja em Roma;
  • Susanna era o nome da filha mais velha do dramaturgo inglês William Shakespeare.
A trajetória de Susana/Suzana foi parecida no Brasil e em Portugal, mas cada país teve suas particularidades: segundo o IBGE existem 73.944 brasileiras chamadas Suzana; para Susana a frequência é bem menor: 23.436 mulheres. As duas grafias tiveram destaque entre as décadas de 70 e 80. A partir dos anos 90 o nome foi perdendo força e seus números diminuíram. Tanto Susana, como Suzana possuem a maior concentração de portadoras nos três estados da região sul, principalmente no Rio Grande do Sul. Poderíamos até dizer que seu sucesso foi regional (sou carioca e por aqui é raramente visto). No ano de 2016 no estado de São Paulo, Suzana foi registrado 38 vezes e Susana 5 vezes. Em 2015 foram 43 registros para Suzana e 13 para Susana. Em Portugal, segundo a SPIE, Susana desfrutou de uma grande popularidade na década de 70, quando seus números subiam rapidamente a cada ano, facilmente ultrapassando os 1000 registros. Atingiu seu auge em 1975 com impressionantes 3.690 registros. A partir dos anos 80 ainda se manteve acima dos 1000 registros mas foi decaindo. Tenho a impressão que Susana ficou mais associado aos anos 70 em Portugal do que no Brasil, parece ter tido um boom maior em terras lusitanas (no Brasil ficou mais localizado em uma região). Para Suzana os números são bastante discretos, o que me leva a crer que seja uma grafia não autorizada no país (tem uso restrito): de 1920 ao final dos anos 60 seus registros eram pequenos e espaçados (entre 2 a 7), a partir de 1970 passa dos dois dígitos (11 registros), sendo seu melhor momento em 1973 (21 registros). Em 2016 Susana obteve 17 registros e Suzana 2. No ano de 2015 Susana foi o nome 22 meninas portuguesas e Suzana não obteve registros. Vale lembrar que apesar da grafia Suzana não constar na lista de nomes admitidos de Portugal (apenas Susana está lá), SuseSusi, Suzi e Susete são aceitos pelo IRN.

Entre as referências temos Susana Dixo (atriz portuguesa); Susana Feitor (atleta portuguesa), Susana Giménez (apresentadora e atriz argentina), Susana Gonzáles (atriz e modelo mexicana), Susana Vieira (nome artístico de Sônia Maria Vieira Gonçalves, atriz brasileira), Susana Werner (modelo e atriz brasileira), Suzana Al-Salkini (modelo macedônia), Suzana Alves (modelo e atriz brasileira), Suzana Amaral (cineasta e roteirista brasileira), Suzana Borges (atriz portuguesa), Suzana Dinič (cantora e pianista sérvia), Suzana Jovanović (artista musical sérvia), Suzana Pires (novelista e atriz brasileira).

Sempre gostei de Susana/Suzana, acho um nome gracioso e harmônico. É sonoramente agradável, tem um bom tamanho (nem longo e nem curto demais), é feminino sem ser excessivamente meloso e é reconhecio e entendido em outros países. Ainda pode-se optar pela grafia que mais gostar (diria que Suzana transmite mais força e exuberância, Susana mais delicadeza e discrição). Para quem quer fugir dos nomes populares mas prefere um nome que soe familiar, tenha boa aceitação e não cause estranhamentos, é uma ótima escolha. Consigo facilmente imaginar uma menina chamada Susana/Suzana nos dias de hoje. Acho que é um nome que cai bem tanto em uma mulher, quanto em uma criança. O fofo significado o deixa ainda mais simpático!

Que opinião têm sobre Susana/Suzana?  Preferem Susana ou Suzana?

Para saber mais sobre o nome Açucena clique aqui
Para saber mais sobre o nome Lília clique aqui
Para saber mais sobre o nome Lótus clique aqui


Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Capuchinhos, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Youtube, Wikipédia.


28 comentários:

  1. Texto bastante completo, mt bom!
    Li também certa vez que Susana significa rosa em hebraico moderno.

    Susana é meu nome. Não sou fã, admito. O som "suza" nao me agrada. No entanto adoro o significado (e até acho graça no fato de me parecer um nome pesado devido a sonoridade "za" mas ter um significado tao doce), a história associada e a internacionalidade deste nome.

    Entre Susana, Açucena e Lília prefiro Lília.

    ResponderExcluir
  2. Texto genial! Parabéns de novo. Concordo com tudo que foi exposto, inclusive a diferença entre as grafias...
    Para mim, Suzana / Susana só perde pra Cecília. Top #02# sem dúvida.
    Quando ele for redescoberto, certamente fará outro boom merecido!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por atender o meu pedido.Lindo texto! Susana é um nome que eu não gostava muito, apesar do seu lindo significado. Hoje em dia, é um nome que vem ganhando o meu apreço e do qual gosto muito, assim como do seu diminuitivo "Su", que acho amoroso.

    ResponderExcluir
  4. Acho bonito, principalmente o significado, mas não usaria esse nome por achar a pronúncia enjoativa por causa do som de "S" seguido de "Z". De tanto ouvi-lo, penso que já perdeu seu frescor, e também por ter sido muito usado décadas atrás. Conheci uma Susane (não lembro se era com S ou Z), mas é só para saber que tem essa variante também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de lembrar: conheci DUAS Susane/Suzane, uma no colégio e outra na faculdade. Antes só tinha lembrado a da escola (risos), mas foram duas.

      Excluir
  5. Susana é só amor. Amo tudo neste nome.

    ResponderExcluir
  6. Falem do diminutivo de Susane que é Suzette.

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu estou escrevendo um livro e tem uma personagem nele chamada Susana Marina (chamada por todos de Suma, o que rende zoações a ela algumas vezes).

    Não sei se devo trocar o S pelo Z, ainda estou pensando a respeito.

    ResponderExcluir
  8. Lindo nome, sonoridade extremamente harmoniosa e significado belíssimo.

    ResponderExcluir
  9. Bom, meus dois nomes femininos favoritos são Susana e Marina, tanto é que eu já tenho uma personagem que se chama Susana Marina (conhecida também como Suma) e duas duplas de personagens que se chamam Susana e Marina (uma é formada por duas cantoras: Susana Sousa e Marina Marins, já a outra é formada por duas irmãs gêmeas que não são chamadas por seus sobrenomes), mas elas são de diferentes histórias.

    Aliás, no caso das gêmeas, apliquei os significados de seus nomes às suas personalidades: Susana é a mais graciosa e pura (já que Susana é lírio gracioso ou puro), enquanto que Marina é a que vai fundo nas decisões e não se deixa afetar quando a maré sobe (já que Marina é do mar), não foi uma ótima ideia?

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha várias bonecas Susi's!
    Eu prefiro Suzan, acho lindo! Tbm gosto de Suzie! Açucena é um dos meus nomes preferidos :) Gosto da grafia com a letra "z". Não sabia da história sobre o rei Joaquim, ainda estou lendo Jeremias! Amei o texto! Parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que nossos gostos são relativamente semelhantes... também gosto da letra Z. :)

      Excluir
  11. É um nome realmente lindo na teoria, mas aí eis que surge aquela assassina brasileira que matou os pais, a Suzane Richthofen, que simplesmente arruinou o nome pra mim. Desde 2002 quando penso nesse nome só a cara dela me vem à mente.. Deve ser também que ela é a unica Susane de "carne e osso" que conheço à vista, então... Danou-se....

    ResponderExcluir
  12. Agradeço pelo compartilhar de sua pesquisa. Eu amo meu nome, me sinto profundamente presenteada! Nome forte e doce ao mesmo tempo! Gratidão

    ResponderExcluir
  13. Gente meu nome é Susyane
    Maioria me chamam de Susy
    Mas é difícil encontrar alguém com mesmo nome, ainda mais escrito com S e Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço gêmeas com nome Suzane e Suziane. Porém não sei como escreve.

      Eu prefiro nomes com escrita comum, as vezes muitos enfeites acabam estragando os nomes.

      Excluir
  14. Ainda que seja dos anos 70,80,ou 90 nunca perdeu seu encanto o nome Suzana... e será o nome da minha filha quando eu tiver. Tenho paixão por esse nome desde adolescente, e até hoje sonho com a minha Suzana .😍

    ResponderExcluir
  15. Ainda que seja dos anos 70,80,ou 90 nunca perdeu seu encanto o nome Suzana... e será o nome da minha filha quando eu tiver. Tenho paixão por esse nome desde adolescente, e até hoje sonho com a minha Suzana .

    ResponderExcluir
  16. Adorei ler sobre meu nome, as vezes é chato o fato das pessoas insistirem em escrever e dizer que o certo... é escrever SuZana 🙄😒😒 eu sempre corrijo é Susana por favor!!!! Nome próprio, mais respeito.😉 E que as Suzanas de plantão façam o mesmo!

    ResponderExcluir
  17. Minha mãe nasceu nos anos 70 e foi trabalhar em outro país, aí calhou de me dar o nome fora de época.

    Eu achava ele meio antigo e não conseguia pronunciar direito S e Z antigamente, mas com o tempo contornei o problema e hoje aceito melhor.

    Só prefiro Suza a Su como apelido, acho Su meio pessoal demais kkk

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito de saber um pouco mais do meu nome Susana

    ResponderExcluir
  19. Amei o texto! Me chamo Suzana e sempre gostei muito do meu nome!!!

    ResponderExcluir