sexta-feira, 21 de julho de 2017

Gaia


Se tiver de eleger 5 nomes femininos curtos com toda a certeza Gaia fará parte dessa lista. É um nome que gosto muito, é pequeno (o que é ótimo para formar compostos), é moderno, fresco, internacional e o maior ponto a favor deste nome, para mim, é ser mitológico. 

Da palavra grega γαια, Gaia significa terra. Na mitologia grega, Gaia é a personificação da Terra, a Grande Mãe, criadora do Universo. 

Gaia é um topónimo, em Portugal existe um município chamado Vila Nova de Gaia. Será este facto uma imposição para que este nome não cresça em Portugal? Infelizmente, eu julgo que possa ser uma condicionante. Apesar de considerar Gaia lindíssimo, poderoso e muito diferente, com muita pena minha, não seria capaz de o utilizar. Talvez pela minha posição geográfica se encontrar relativamente perto do Porto e ter familiares que residem lá. Mas quem não se importar com isso, considero Gaia um nome a ponderar e super apoio o uso deste nome magnífico. Aliás, eu iria achar o máximo conhecer uma Gaia

Em Portugal, no ano passado, este nome foi alvo de apenas 2 registos, em 2015 nasceram 6 meninas Gaia e em 2014 este nome foi escolhido para 7 bebés e há ainda, inclusive, o registo de Gaia Guiomar. De ano para ano este nome vai perdendo adeptos, será que em 2017 Gaia será pelo menos 1 vez registado? 

No estado de São Paulo, em 2015 este nome foi registado 9 vezes e em 2016 nasceram 19 pequenas Gaia. Ao contrário de Portugal, no Brasil parece que Gaia é mais apreciado. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Gaia é pouco mais de 150 pessoas e o estado em que este nome é mais comum é no Rio de Janeiro. 

Lá fora alguns famosos apostaram em Gaia para nomearem as suas filhas:
  • Gaia Archey - filha do ator Lamon Archey;
  • Gaia Jissel Ramirez Land - filha da atriz Dania Ramirez e do diretor John Amos Beverly Land;
  • Gaia Matisse - trineta de Henri Matisse;
  • Gaia Romilly Wise - filha da atriz Ema Thompson e de Greg Wise. 
Eu gosto mesmo muito de Gaia e se conseguisse fechar os olhos ao facto de ser um nome geográfico acho que seria capaz de o utilizar nem que fosse em composto. Gosto muito de Aurora Gaia e de Ingrid Gaia

Temos aqui algum leitor que pondere utilizar Gaia? Quais são, para vocês, as vantagens e as desvantagens deste nome? 

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

12 comentários:

  1. Ana eu pondero usar Malvina, nome que conheci aqui no blog, apesar da associação geográfica às ilhas! Gaia é muito lindo e se gosta não se importe com comentários...parece-me que esse e outros nomes bonitos como Maia (tb igual à cidade), ou Índia...são chamados nomes hippies e muitas pessoas têm receio de ser chamados de alternativos e outras conotações do género, sem sentido nenhum.

    ResponderExcluir
  2. E quais seriam os outros nomes dessa lista que mencionou?
    Adoro Gaia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anónimo! Considerando apenas nomes femininos com 4 letras, o meu top 5 de nomes curtos femininos seria: Íris, Luz, Mia, Gaia & Alma/Aura (não me consigo decidir entre estes dois).
      Obrigada pela sua pergunta e se tiver alguma sugestão para o nosso Blog, não hesite em deixar em comentário :)

      Excluir
  3. Por aqui Gaia é sobrenome de família. Daí fica estranho demais para mim ver como nome.

    ResponderExcluir
  4. Adoro Gaia, acho linda a ligação com a mitologia, Gaia é "mãe natureza", que encanto! Gaia e Flora fazem um par perfeito para irmãs, ambos mitológicos e campestres, um amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou grande fã de Flora, mas até consigo achar o par fofinho, ainda assim, prefiro Gaia & Elora :)

      Excluir
  5. Amo Gaia! Mas infelizmente sou de perto de Vila Nova de Gaia e por isso não usaria. O mesmo acontece com Maia.
    Adorei Gaia Guiomar!

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo Gaia! :) - tem uma aura forte e envolvente! A questão da mãe natureza, da terra! Tem uma força e tanto. Seria um ótimo nome para uma princesinha do signo de terra!
    É um nome que poderia ser mais valorizado.
    Levando em conta o significado, daria um bom par de irmãos com Yuri, Jorge ou Dmitri! Já da parte feminina seria bom combinar com outros elementos tipo Gaia e Nina (fogo); Gaia e Maia (água); Gaia e Aura (ar).
    Eu só não penso em usar por causa do apelido que pode gerar: Gagá! Mas para fãs da Lady Gaga (que tem uma proncuncia diferente de gagá) daria um bom apelido.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha se chama Gaia, nasceu em 2015 no hospital de Gaia (apenas coincidência, o nome já estava escolhido). Foi escolhido precisamente pelo significado que tem de deusa primordial, Mãe Terra! Muita gente estranha e critica até, perguntam se eu não acho que ela vai ser gozada na escola... mas eu continuo a adorar e ela também... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha também se chama Gaia, adoramos o nome e como não conhecemos nenhuma facilitou na escolha.
      Toda a gente acha estranho e diferente, mas ao fim de um tempo toda a gente gosta, como é bastante sociável, toda a gente na zona a conhece e não se esquecem do nome 😁😁
      Nome carinhoso tratamos por Gagi, era para ser signo terra mas nasceu 1 mês mais cedo e quis ser fogo como a mamã 😍

      Excluir
    2. Me chamo Luciana Gaia e tenho muito orgulho de carregar este nome tão forte! Aliás, dois nomes de significados fortes...Luciana que significa portadora da luz e Gaia, mãe terra na mitologia grega, a Gaia Ciência e a Gaia da teoria do caos de Nietzsche. Meu tataravô que trouxe este sobrenome, veio da Itália pro Brasil no final do século XIX.

      Excluir
  8. Tenho no meu sobre nome GAIA e sou grato e feliz pelo meu pai ter me dado esse sobre nome.

    ResponderExcluir