quinta-feira, 13 de julho de 2017

Sereno


Para quem vai ter um menino e está à procura de um nome literal penso que Sereno é um ótima opção. Este nome é de origem latina e carrega consigo uma suavidade enorme. 

Serena, a versão feminina deste nome, está a começar a ser mais usado e aos poucos vai entrando na lista de preferidos dos futuros pais. É um nome marcadamente romântico, com uma aura italiana que faz um par perfeito com Aurora. Porque é que Sereno não pode ser uma escolha viável? E que tal o par Sereno & Valentino

Sereno não aparece na lista de nomes aceites em Portugal e isto acontece por dois motivos: ou é um nome que não sugere qualquer dúvida ou não é permitido. 

Eu julgo que Sereno se enquadra na primeira opção dado aos registos que encontrei, são poucos, mas válidos. Entre 1920 e 1980 não existem registos de Sereno, mas entre 1600 e 1882, nasceram 25 meninos com este antropónimo em Portugal. Recentemente, não foram registados bebés com este nome. 

No estado de São Paulo, em 2015, apenas um menino foi registado Sereno. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência deste nome é de 113 pessoas, sendo o seu auge em 1940. O estado brasileiro em que este nome é mais utilizado é em Rio Grande do Sul. 

Personalidades:

  • Sereno Edwards Bishop - Cientista americano que ajudou a derrubar a monarquia havaiana;
  • Sereno Edwards Dwight - Capelão do Senado dos EUA;
  • Sereno Elisha Payne - Congressista dos EUA; 
  • Sereno Elmer Brett - Oficial do exército dos Estados Unidos que ajudou a desenvolver a guerra blindada;
  • Sereno Watson - Botánico americano. 

Qual é a vossa opinião sobre este nome? 


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

5 comentários:

  1. Eu já ouvi esse nome há muitos anos atrás em uma novela. Não gosto, me lembra Severo, praticamente um antônimo de Sereno.

    Sugestões de publicações masculinas:
    Saulo
    Sávio

    ResponderExcluir
  2. Em um primeiro momento, associo Sereno ao sinônimo de orvalho e acho uma associação muito poética! Só depois é que faço a ligação com a serenidade, tranquilidade. De qualquer modo são associações bonitas e que o fazem duplamente literal. Sem dúvidas é um nome bem hippie!
    Sereno é o nome do neto do Gilberto Gil que nasceu esse ano. Veio fazer companhia ao irmão Bento.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do nome e também de sair no sereno!

    ResponderExcluir
  4. Acham que fica bom um composto com Martín Sereno? Tô cogitando colocar esse composto no meu filho que vai nascer em fevereiro

    ResponderExcluir