sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Mirana - Atendendo a Pedidos


Mirana é a versão feminina de Miran. Estes nomes são de origem eslava e significam paz ou mundo.

Este foi um pedido que me agradou bastante, Mirana transmite-me calma, cheira a maresia e até parece que consigo ouvir o mar. Quase que digo que é um nome mágico que me leva quase de imediato para a praia. No entanto, compreendo que este nome esteja sujeito a trocadilhos "Mira, Ana!", mas julgo que esta pequena brincadeira não é ofensiva para ninguém. 

Mirana não aparece aceite na lista de nomes permitidos, e em Portugal, também não encontrei nenhum registo deste nome.

No estado de São Paulo, recentemente, não foi nenhuma Mirana registada e segundo o censo demográfico brasileiro de 2010 este nome tem uma frequência de apenas 51 pessoas!  

Perante estes escassos registos de Mirana, penso que estamos perante um nome em que a versão masculinaMiran, mesmo sendo pouco registada acaba por até ser mais do que a versão feminina. 

Mirana é ainda o nome da Rainha Branca no filme "Alice" de Tim Burton. 

Mirana é um nome suave, bastante melódico, não causa estranheza e é raro! No meu parecer, é uma excelente aposta para quem procura um nome exótico para a pequena que está para nascer. Que me dizem de Mirana?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.


16 comentários:

  1. Um significado muito bonito— paz! Quanto à sonoridade: não conhecia esse nome e a primeira sensação foi: será derivado de Miranda? É como se a Mirana lhe faltasse algo, por comparação com outros nomes mais ouvidos. Gostaria mais se fosse só Mira, que também é diminutivo de Zulmira e Delmira, pois assim eram chamadas minhas tias.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi esse nome (esse fato me deixa mais encantada com a onomástica e com vontade de ler mais e mais). Realmente lembra Miranda e Miranda é um sobrenome por aqui. Nunca o vi como nome.
    Embora eu tenho a sensação de que falta-lhe letras, gostaria de encontrar uma garotinha chamada Mirana.

    ResponderExcluir
  3. À primeira vista Mirana parece um nome tão diferente, mas se trocarmos o primeiro A e o I temos Marina, nome familiar para todos nós. Mirana é interessante e é mais uma opção dentro dos nomes terminados em ana, mas particularmente prefiro Marina ou Mira.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Miranda ^^ mas não deixa de ser bonito

    ResponderExcluir
  5. O nome de uma das minhas gêmeas é Mirana o nome causa estranheza mas eu amo pra mim é mágico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? que coragem por um nome que você goste mesmo as pessoas rejeitando. Como a família reagiu? as pessoas próximas se acostumaram com o tempo? ela sofre bullying? me perdoe pelo o interrogatório, mas confesso que fiquei intrigada por ser uma amante do nome. Rs

      Excluir
    2. Isabelle, no meu caso, eu só fiquei curiosa em saber o nome da outra gêmea rs.

      Excluir
  6. o Nome da minha filha de 3 anos é Mirana !! Eu Amo, e as pessoas tbm :D

    ResponderExcluir
  7. eu ñ tenho filhos.. mas é um sonho por o nome de Mirana

    ResponderExcluir
  8. Gosto de nomes diferentes, coloquei de minha filha Moriá, mesmo todos me dizendo que era horrível, hoje todos da família já acostumou é acabou se tornando comum. O meu também não é muito comum, rsrs, Mirane, infelizmente não encontro significado do meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está brincando, né? Se o seu nome é Mirane, já encontrou o significado! Ou não percebeu que deve ser uma variante gráfica de Mirana? Eu penso dessa forma.

      Excluir
  9. Me chamo Mirana,adoro meu nome!Não tenho problemas,pois é um nome fácil apenas pouco comum...

    ResponderExcluir
  10. O nome da minha filha é Windy Mirana 🙊

    ResponderExcluir
  11. Minha neta se chama Mirana e acho muito lindo esse nome ( e ela é muito linda também) rs

    ResponderExcluir