quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Nínive - Atendendo a Pedidos


Mais um nome geográfico é apresentado em nosso Blog: Nínive! Esse foi um pedido muito interessante de nossa leitora Angélica que prontamente despertou minha atenção. Inicialmente o associei à Nívea, mas Nínive e Nívea não têm ligação, na verdade ele está relacionado com Nina, como veremos mais adiante. Nínive é um nome de grande riqueza cultural, possui importantes elos históricos e também está presente em algumas passagens da Bíblia.

Nínive era uma antiga cidade do império Assírio (sua capital), localizada na margem oriental do rio Tigre. Nos tempos modernos a cidade de Mossul, no Iraque, se tornou a sucessora no local da antiga Nínive. De acordo com relatos bíblicos, Nínive foi construída por Nimrod, bisneto de Noé. Foi expandida por vários reis assírios, com destaque para Senaqueribe, quando foi considerada "a maior cidade do mundo" e levou esse título durante 50 anos. Possuía suntuosos templos e imponentes muralhas. Era também um centro de adoração da deusa Ishtar, cujo culto foi responsável por aumentar sua importância. Por volta de 633 a.c., o império assírio começou a mostrar sinais de fraqueza e Nínive foi atacada pelos medos, que posteriormente foram acompanhados dos babilônios quando finalmente caiu e foi arrasada ao chão em 612 a.c. O império assírio chegava ao fim, com medos e babilônios dividindo suas províncias entre si.

Na Bíblia Nínive é mencionada pela primeira vez em Gênesis; depois no Livro de Jonas , onde é descrita como "uma cidade excessivamente grande" para onde Deus manda Jonas profetizar contra a cidade que na Bíblia é retratada como um local cruel e merecedor de destruição (possivelmente por conta da tirania de seus governantes). O Livro do profeta Naum é quase que exclusivamente ocupado com denúncias proféticas contra Nínive. É anunciada sua ruína e total desolação (o que realmente aconteceu). Sofonias também prediz sua destruição junto com a queda do império do qual era capital.

Não se sabe ao certo qual era o significado original de Nínive, mas alguns estudiosos acreditam que possa ter surgido como uma derivação de Nina, uma divindade cultuada por assírios e babilônios. Nina era a deusa da fertilidade e padroeira de Nínive. Era ainda associada ao peixe e, nesse caso, seu significado seria carregada de peixes, sendo equivalente à deusa-mãe Ishtar. O mesmo significado pode se estender para Nínive.

Variante: Nineveh (inglês).

Nínive foi adotado como nome próprio feminino (a versão Nineveh é considerada unissex em países anglófonos) mas seu uso é pequeno, tanto em nossos países como ao redor do mundo. De acordo com o IBGE existem 519 brasileiras chamadas Nínive e somente a partir da década de 70 começou a ser registrado no Brasil. Teve uma pequena alta nos anos 80 e suas portadoras estão mais concentradas no Espírito Santo. Em Portugal é praticamente inexistente como nome próprio. Mantendo o status de nome raro que é, não recebeu registros recentes no estado de São Paulo e nem em Portugal.

Referências:
  • Nínive Clements Calegari - foi uma premiada educadora e autora nos Estados Unidos;
  • Isaac de Nínive - bispo e teólogo do século VII d.c. É considerado santo pela Igreja Ortodoxa e comemorado em 28 de janeiro.
Nínive é um nome de sonoridade meiga, mas que possui uma essência muito intensa por sua forte carga histórica. É uma mistura que o torna peculiar e único. Sem dúvidas é um nome bastante original e pode agradar os admiradores de História Antiga e também os apreciadores de nomes geográficos. Apesar de estar presente na Bíblia não tem uma conotação muito religosa, mas mesmo assim pode atrair quem procura por nomes bíblicos pouco conhecidos. Nínive é um nome profundo que precisa de um olhar mais atento para ser admirado em toda sua plenitude.

Eu acho Nínive um grande nome e vocês, o que acham?

Fontes Consultadas:

Abarim, ARPEN/SP, Behind the Name, Bible Study Tools, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Acho lindo. Nao seria minha primeira escolha para dar a uma filha mas adoraria conhecer uma Ninive. O significado tambem eh fofo. Para quem tem ligacoes com o mar ou gosta do zodiaco seria um nome perfeito a dar a uma filha do signo de peixes.

    ResponderExcluir
  2. eu só sabia que era um nome geográfico, todo o resto foi uma boa novidade!! acho que é um bom nome para fazer compostos. Gostei. enviarei pra Nínive. ;)
    Obrigada por mais um pedido atendido.

    ResponderExcluir
  3. Ou eu me chamo Nínive. Adoro o meu nome. Conheço bem à história bíblica e geográfica sobre meu nome. Acho um nome forte, interessante. Minha mãe me deu esse nome por ela ser de família evangélica. Eu sou católica. Apesar de eu não ser do signo de peixes rsrsrs como sugeriu i colega,acho que ele combinou muito como o meu que é áries, pois é um signo forte e meigo ao mesmo tempo. Assim como o nome Nínive. Amei saber mais sobre meu nome. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ola me chamo Nínive Amorim, hoje amo meu nome.
    Por acaso sou do estado de São Paulo, resido em Portugal ( um nome que aqui tenho que soletrar kkk) sou evangélica e do signo de Áries também ( apesar de não seguir signos ou acreditar que a história do nome tem relação a pessoa que sou.). Mas achei curioso e interessante tudo que li.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Oi,eu tenho uma filha com esse nome, Nínive Beatriz. Nós somos de Alagoas e escolhi esse nome na Bíblia. Todos os meus filhos tem nomes compostos, mas ao menos um deles é bíblico. Gosto da história de Nínive e acho um nome forte e que tem tudo a ver com ela.

    ResponderExcluir
  6. Amo ler histórias sobre o meu nome! Minha mãe me deu esse nome porque viu na Bíblia, acho muito interessante tanto a história bíblica quanto a geográfica!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome varia de Nínive: Línive. Amo meu nome por ser meigo e raro. Toda vez preciso falar 2 ou 3 vezes para as pessoas entenderem kkkk, mas amo.

    ResponderExcluir
  8. É interessante ressaltar que naquela época Nínive era uma cidade de pensadores e ali se localizava uma grande biblioteca, o que podemos considerar que para época era um atentado conta os dogmas religiosos, acredito que surgi daí o seu estigma de "local cruel e merecedor de destruição" remetido pelos escrituras bíblicas. Tudo que podia abalar a fé e o poder era condenado e assim aconteceu com Nínive.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, me chamo Ninive, sou de Sao Paulo, adorei conhecer um pouco mais sobre o significado do meu nome, não sou de peixes sou de Leão e acho que super combina com a minha personalidade, minha mãe escolheu Ninive através da história geografica.

    ResponderExcluir