quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Alef/Aleph


Alef/Aleph, um nome que guarda os segredos do cosmos, os mistérios do universo! Adoro nomes que têm ligações com o místico, com o mágico e Alef/Aleph é um exemplo desse estilo. Charmoso, original e profundamente espiritual, Alef/Aleph conta agora sua interessante história em nosso Blog dos Nomes.

Em sua origem, Alef/Aleph (as duas grafias são válidas e corretas) não é exatamente um nome próprio, mas sim a primeira letra do alfabeto hebraico: corresponde ao alfa para os gregos e à letra a para os latinos. Por representar o início, seu significado pode ser entendido como o primeiro, aquele que está à frente. Significados que inspiram liderança e pioneirismo. Também pode ser uma ótima escolha para o filho primogênito.

Ainda sobre o alfabeto hebraico, o alef/aleph é representado com o desenho da cabeça de um touro. Neste idioma cada uma das 22 letras representam um símbolo da natureza mítico-religiosa. Neste caso, o touro simboliza a força, o poder e a liderança da primeira letra.

Para os adeptos da cabala Alef/Aleph é um símbolo místico e espiritual, representa o começo de tudo, está relacionado com as origens do universo, "o primordial que contém todos os números".

Na matemática Aleph representa os diferentes tamanhos de conjuntos de números infinitos.

Para o escritor Jorge Luís Borges (1899-1986), a palavra aleph significa "o ponto onde é possível se ver todos os outros pontos do universo".

Nos primeiros quatro capítulos das Lamentações de Jeremias, na Bíblia, cada versículo corresponde à uma das 22 letras do alfabeto hebraico; o primeiro corresponde a Alef.

Alef/Aleph são nomes incomuns ao redor do mundo, mas tiveram um pico passageiro de popularidade no Brasil na década de 90. Entre 1993/1994 a rede Globo exibiu a novela Olho no Olho onde o protagonista era um jovem com poderes paranormais chamado Alef (para saber mais clique aqui). Foi o suficiente para que o nome deslanchasse. Em anos anteriores era um nome raro e pouco usual, estava na casa dos 100 registros, mas na década de 90 subiu rapidamente atingindo 9.705 registros! Passada a moda da novela, na década seguinte caiu um pouco (3.988 registros), mas a exposição na mídia foi suficiente para que nascesse uma geração de rapazes de nome Alef/Aleph e este se tornasse mais familiar aos ouvidos dos brasileiros. Segundo o IBGE a frequência de Alef no Brasil é de 13.827 pessoas (e mais 3.730 para a escrita Alefe); para Aleph os números são mais modestos: 268 pessoas. Alef é mais usado no nordeste (com destaque para Sergipe) e Aleph em Minas Gerais. Em 2016, no estado de São Paulo, Alef foi registrado 34 vezes e Aleph 2 vezes. Em 2015 foram 30 registros para Alef e 3 para Aleph.

Em Portugal o nome é raro: em 2016 conseguiu apenas 1 registro na grafia Aleph. De acordo com as bases de dados da SPIE, tanto Alef quanto Aleph nunca foram registrados no país no período que vai de 1920 a 1980.

Conseguiu uma maior projeção internacional em 2011, quando a atriz israelense Natalie Portman escolheu Aleph para o nome de seu primeiro filho.

Referências:
  • O Aleph (no original El Aleph) - livro de autoria do argentino Jorge Luís Borges considerado uma obra-prima. Lançado em 1940, contém pequenas histórias, entre elas o conto que dá nome ao livro;
  • Alef Saldanha - futebolista brasileiro;
  • Alef Poh-ji - futebolista tailandês;
  • Aleph - nome artístico do pianista e compositor libanês Fady Abi Saad;
  • Patrick Aleph - escritor e músico americano;
  • O Aleph - livro do escritor brasileiro Paulo Coelho lançado em 2011. A música oficial da obra, Aleph, foi escrita e interpretada pela cantora e atriz mexicana Anahí;
  • Alef é o personagem principal da peça teatral Rock in Rio, O Musical.
Aleph é também o nome de uma editora brasileira fundada em 1984 com sede em São Paulo.

Alef/Aleph é um nome diferenciado, especial. Tem algo de divino, sublime, celeste. Traz em sua essência a intrigante beleza do espaço sideral e os segredos perdidos em sua imensidão cósmica. Apesar de sua origem ser antiga, tem uma vibração moderna e pode ser uma boa aposta para os dias de hoje. Um ponto que gosto muito é sua ligação com o infinito, com algo que não se acaba, é como o amor de um pai e de uma mãe por seu filho: eterno!

Acham Alef/Aleph um bom nome? Que grafia preferem?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Significados, SPIE, Wikipédia.

29 comentários:

  1. Prefiro Alef. Acho que é um nome forte por significar algo tão grandioso como o início. O início do universo, o início de uma família. É ao mesmo tempo é um nome simples: a letra a. Sim é um bom nome

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que ouvi Alef/Aleph confesso achei curioso pra não dizer estranho e eu sabia que tinha alguma ligação com a Bíblia porque os pais são evangélicos e por coincidência é o primogênito. Apesar da estranheza do primeiro momento acho o nome bonito e hoje pra mim é normal, mas não normal no sentido vulgar, normal no sentido agradável.

    ResponderExcluir
  3. Se for menino Alef Benício será o nome do meu filho se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  4. Demorei para achar um nome assim pra meu garoto
    Lindo demais esse nome
    O meu garoto vai se chamar Alef Gael

    ResponderExcluir
  5. O meu nome tbm siginfica: a parte divina de Deus dentro do homem. Quando criança não gostava mas hone eu acho Alef um nome único e raro

    ResponderExcluir
  6. Amei esse nome vai ser o nome do meu filho Aleph Rodrigo😍

    ResponderExcluir
  7. O meu filho de 15 anos se chama Alef Breno.

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe, colocou o meu nome de Alef porcausa dessa Novela olho no olho! Só que hoje eu vejo que minha mãe na verdade foi tocada pelo Espírito Santo: para colocar o meu nome de alef, por quê eu tenho o Dom celestIal, e vejo que esse nome tem tudo a ver comigo. Amém.👐💚

    ResponderExcluir
  9. Interessante saber mais sobre meu nome "Aleph" obrigado pelo post incrível e por tratar com carinho um artigo incrivelmente informativo.

    ResponderExcluir
  10. O nome do meu filho é Alefe Samir.
    Queria um nome que começasse pela A, então vi na Bíblia no salmo 119.
    A primeira letra do alfabeto hebraico.

    ResponderExcluir
  11. O meu tem 19 anos e também se chama Aleffe

    ResponderExcluir
  12. Dei esse nome a ele por causa da Bíblia em salmo 119

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Aleph e eu acho incrível esse nome e é adaptável para mim conforme a minha existência 👏🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  14. Estou esperando bebê... Se for menino vai se chamar Aleph.. muito lindo esse nome

    ResponderExcluir
  15. A grafia de meu nome é Hallef. Gosto muito desse nome!

    ResponderExcluir
  16. Que legal ver a origem e significado do meu nome.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Aleff e adorei muito saber sobre meu nome, sempre soube que tem um significado profundo, mais não imaginava o quanto. Em homenagem a isso vou tattoar meu nome e o símbolo do infinito.

    ResponderExcluir
  18. Que lindo é para mim, ler isso. Me chamo: Alef Thomas

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é com dois L's - Allef

    ResponderExcluir
  20. O meu é Aliphe! Gostei de saber sobre os significados que contemplam o nome.

    ResponderExcluir
  21. Meu filho chama Aleph 🌹

    ResponderExcluir