sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Bruma



A mãe natureza é muito generosa e carinhosa com o mundo dos nomes; gentilmente oferece, como presentes divinos, belíssimas possibilidades onomásticas que encantam pela literalidade. Bruma, o sinônimo de névoa, é um desses casos: é um nome etéreo, misterioso e fascinante que vem diretamente da natureza.

A bruma, neblina ou névoa é uma nuvem em contato ou próxima do solo. É formada quando há condensação de água evaporada. Pode-se dizer que a bruma é um fenômeno da atmosfera que se produz quando há partículas de água suspensas no ar dificultando a visibilidade. Seu vapor é muito denso. Ocorre mais comumente durante o inverno. Em sentido figurado a bruma está relacionada aos mistérios, aos segredos, à escuridão, ao que não se compreende facilmente. Confesso que amo todas as associações, acho que tornam Bruma um nome cada vez mais intrigante.

Como podemos imaginar, Bruma é raramente usado como nome próprio entre lusófonos, mas não acho esse fato ruim, pelo contrário! Aumenta ainda mais a sua originalidade. Segundo o censo demográfico do IBGE existem somente 190 brasileiras chamadas Bruma em todo país. Foi mais registrado durante a década de 90 e tem maior concentração de portadoras no estado de São Paulo. Em anos recentes não recebeu registros no Brasil e nem em Portugal (não faz parte da lista de nomes admitidos). 

Já entre anglófonos, Misty, uma derivação de mist, a palavra que em inglês corresponde a bruma, é um nome conhecido. Foi popular nos Estados Unidos durante a década de 70 e início dos anos 80. Possivelmente a música de jazz Misty (1954), de Errol Garner, ajudou a levar o nome ao conhecimento da população.

Sendo um nome pouquíssimo usado não encontrei referências entre pessoas públicas, mas cito o livro As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon), da autora norte-americana Marion Zimmer Bradley. Lançado em 1979 e dividido em quatro volumes, a obra é ambientada durante a vida do lendário Rei Artur e narra as já conhecidas lendas arturianas a partir do ponto de vista feminino. Nessa versão, quem protagoniza a história são as mulheres, através de personagens como Guinevere, Morgana, entre outras.

Bruma tem o equilíbrio entre o familiar e o exótico: ao mesmo tempo que é diferente não causa grandes estranhamentos. É uma ótima opção para que procura um nome literal e exclusivo, mas que não soe diferente demais. É inegavelmente muito parecido com Bruna, o que pode levar a sua portadora a ter que repetir seu nome algumas vezes, mas é um pequeno detalhe que não diminui seu brilho. Bruma tem estilo hippie e vibração leve e intimista, acho adorável. É um nome com grande força interna e ao mesmo tempo é suave e delicado.

Já tinham pensado em Bruma como nome próprio?

Para conhecer mais Nomes Hippies Femininos clique aqui.

Fontes Consultadas:


ARPEN/SP, Behind the Name, Conceito, Dicionário de Português, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Priberam, SPIE, Wikipédia.



7 comentários:

  1. Eh um nome exotico mesmo, que me faz lembrar muito a Bulma, a personagem de Dragon Ball. Adoraria conhecer uma Bruma, mas nao daria a uma filha pois nao esta entre meus nomes hippies favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Acho pesado assim como Morgana. Acho os dois do mesmo estilo e para mim ambos tem um ar pesado e triste.

    ResponderExcluir
  3. Parece Bruna escrito de forma incorreta :/ não o acho pesado, mas é um pouco diferente aos ouvidos, mas gosto bastante de Bluma! Tanto Bluma como Bruma fazem com que eu lembre da Bulma do dragon ball z XD

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Bruma e gosto bastante ! Nasci no Pará e fui registrada em 1993. Muito legal o texto

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha escutado esse nome , mais um hippiezinho lindo (: e é uma ótima opção pra substituir Bruna .

    ResponderExcluir