quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Daniela


Tenho quase a certeza que pelo menos alguma vez na nossa vida já contactámos com alguma Daniela. Tal como Gabriela e Rafaela este é um nome familiar que continua a ser bastante escolhido pelas famílias portuguesas e brasileiras. 

Daniela é um nome de origem hebraica e significa Deus é meu juíz. Mesmo que Daniela seja um nome bem aceite em países lusófonos, a sua versão masculina, Daniel, ainda é mais querida. 

Em Portugal, no ano passado, Daniela foi registado 148 vezes (enquanto Daniel foi registado 510). No entanto, nota-se que de ano para ano, Daniela vai sendo menos registado. Entre 1920 e 1980, Daniela foi recebendo alguns registos, sobretudo depois da década de 60. O auge de bebés nascidas com este nome foi em 1979 com 280 registos. 

No estado de São Paulo, também no ano passado, Daniela foi registado 134 vezes (Daniel foi registado 3.244!). Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, Daniela tem a frequência de 303 mil pessoas. O pico de registos foi na década de 80 e o estado em que este antropónimo é mais registado é em Rio Grande do Sul. 

Referências:
  • Daniela Ruah - atriz luso-estadunidense; 
  • Daniela Mercury - cantora luso-brasileira; 

Para mim, Daniela é um nome aprazível, a terminação -ela é bastante bonita e melodiosa. Gostam de Daniela?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Amo Daniela. É um nome totalmente atemporal, assim como Gabriela, Rafaela e Manuela.
    Não importa a época ou a idade, sempre cai bem.

    ResponderExcluir
  2. É um nome delicado e melodioso, sempre atual

    ResponderExcluir
  3. Na região onde moro é um nome bem datado. Perdi as contas de quantas Danielas já conheci, foram muitas! (e tb muitas Danielles). Talvez por isso ele não me empolgue, mas não deixa de ser um bom nome.

    ResponderExcluir
  4. Numca gostei, também conheço tantas dad minha idade que tira a graça completamrnte. Com essa terminaçao gosto de Gabriela.

    ResponderExcluir
  5. E o meu nome Patrícia?Daniele tem esse mesmo significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem. Daniele e também Danielle são as versões francesas de Daniela.

      Excluir
    2. Mas olha só,sou francesa e não sabia srrsrsrsr

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acho bonito e o apelido Dani é um amor. Sobre Danielle eu lembro do filme "Para sempre cinderela" com a Drew Barrymore. Acho Daniel e Daniela ótimos nomes! Um nome que podia ser resgatado e quase não se ouve hoje em dia é Danila - é o nome de uma amiga da minha mãe (senhora já), mas acho um nome tão meigo, mas não tem a mesma leveza e melodia de Daniela, confesso rs. Acho um ótimo nome, mesmo conhecendo algumas!

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo! Mas associou a uma pessoaai perde um pouco o brilho do nome.

    ResponderExcluir